A dívida pública é um dos “cavalos de batalha” da atual situação económica internacional. Este é um problema que sucede sobretudo na Europa, onde o endividamento de alguns países, como Portugal, Grécia, Itália e Irlanda, é muito superior ao respetivo PIB anual – no caso de Portugal, a dívida pública representa 128% do PIB. Outro grupo de países, que integra potencias como Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, tem uma dívida pública acima de 80% do PIB.

Sabes o que é uma operação de troca de dívida pública?
O dinheiro que o Estado tem para gerir em tesouraria e em dívida é administrado por uma entidade pública chamada IGCP. Hoje, este mesmo organismo realiza uma operação de troca de Obrigações do Tesouro, cuja maturidade era 2015 e 2016, para Obrigações com maturidade em 2021 e 2023. Primeiro é necessário esclarecer: o que são Obrigações do Tesouro?
Radiografia do dia: Dívida pública nos países europeus
Portugal, Espanha, Irlanda, Bélgica, Itália, Grécia e Chipre são os países europeus com maior dívida pública sobre o Produto Interno Bruto (PIB). A mesma supera os 100%. Em sentido inverso encontram-se, por exemplo, Estónia, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Polónia, países com dívida pública inferior a 60% do PIB. Em causa estão dados da Comissão Europeia.
Radiografia do dia: Dívida pública de vários países europeus
A dívida pública portuguesa continua a ser uma das mais elevadas da Europa, apesar de estar a diminuir. Segundo dados do Eurostat, Portugal registou no segundo trimestre do ano uma dívida pública de 129,4% do PIB, fixando-se nos 224,1 mil milhões de euros. Trata-se de um valor bem superior face ao verificado na média da UE (87%) e da Zona Euro (92,7%).
Bilionários no mundo: riqueza na Europa continua ligada à herança
A Alemanha lidera com 75% de fortunas herdadas, seguida por Espanha (74%) e México (73%). Em contraste, na China e Rússia, 97% dos bilionários são self-made. Este padrão revela menor mobilidade social no topo da economia italiana, onde, ao contrário de países emergentes, o acesso à riqueza continua fortemente ligado à herança e à tradição familiar.
Lagarde alerta para incertezas nas tarifas e abrandamento na zona euro
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou, durante a sua intervenção no Conselho Empresarial Internacional do Fórum Económico Mundial em Genebra, que a atividade económica da zona euro deverá abrandar no terceiro trimestre devido à implementação das tarifas acordadas e à normalização dos fluxos comerciais após as medidas tomadas em antecipação às tarifas aplicadas nos primeiros meses do ano. Além disso, afirmou que ainda persiste alguma incerteza qu
Incêndios: Portugal tem maior percentagem de território ardido na UE
Portugal é o país da União Europeia onde arde maior percentagem do território, uma realidade que se repete ano após ano e que este verão atinge números alarmantes, com mais de 2% do território já destruído pelas chamas. Segundo os dados do Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais, citados pelo Público, nos últimos 18 anos (2006-2024) arderam em média 1,05% dos cerca de 92 mil quilómetros quadrados em Portugal.
Bancos portugueses menos rentáveis devido à descida de juros, diz BdP
A rentabilidade dos bancos diminuiu no primeiro trimestre deste ano face aos primeiros três meses de 2024 devido sobretudo à redução dos juros cobrados nos créditos, segundo o balanço do sistema bancário português divulgado na quinta-feira, dia 14 de agosto de 2025, pelo Banco de Portugal. De acordo com o regulador e supervisor bancário, no primeiro trimestre, "a rentabilidade do ativo (ROA) e a do capital próprio (ROE) reduziram-se face ao trimestre homólogo, para 1,29% (-0,11 pontos
Para poder comentar deves entrar na tua conta