Países da UE com maior peso da dívida pública face ao PIB

Os países da UE com maior peso da dívida pública face ao PIB são...

Portugal deixou de estar, no segundo trimestre de 2023, no terceiro lugar do pódio dos países da União Europeia (UE) com maior peso da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB). Encontrava-se nessa posição desde 2010, mas subiu agora – entre abril e junho de 2023 – para o quinto lugar, com 110,1%. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB) colapsou

Colapso de bancos nos EUA "não tem paralelo" em Portugal, diz APB

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) disse que a situação que levou ao colapso de dois bancos norte-americanos nos últimos dias, o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank, "não tem paralelo no funcionamento do sistema bancário português”, pelo que não é “extrapolável”. Já o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, considerou que “não há exposição direta” do sistema bancário europeu à falência do SVB, mas acrescentou que o colapso do banco californiano é “um lembrete” para a necessidade de garantir a resiliência dos bancos.
Poupança de energia

Teletrabalho e apagar montras: medidas do Governo para poupar energia

O espaço europeu está a enfrentar uma crise energética sem precedentes. E para assegurar a segurança do abastecimento de energia em caso de futuras disrupções, o Governo português desenhou o Plano de Poupança de Energia 2022-2023, que foi publicado em Diário da República esta terça-feira. Este plano traz um conjunto de novidades para pôr em prática e começar já a reduzir os gastos energéticos.
Crise energética na europa

Como travar a crise energética? As 6 medidas de Bruxelas

A crise energética está instalada no palco europeu. Ainda estavam as economias dos países a recuperar do choque da crise pandémica quando surgiu a guerra da Ucrânia. E tudo mudou nos mercados da energia: reduziram a compra gás e petróleo à Rússia, passando a recorrer a outros países exportadores que vendem estes produtos energéticos mais caros. Foi por isso que a Comissão Europeia (CE) começou a preparar uma intervenção de emergência nos mercados grossistas europeus para fazer face à escalada dos preços da energia. Desde a redução do consumo da luz para poupar gás à utilização dos lucros excedentes dos produtores de eletricidade para apoiar as famílias, passando pela criação de um banco europeu de hidrogénio. Estas são algumas das medidas propostas por Bruxelas, cujos detalhes foram divulgados esta quarta-feira, dia 14 de setembro, por Ursula von der Leyen, presidente da CE, durante o seu discurso do Estado da União 2022. Explicamos tudo neste artigo. 
Taxas de juro estão a aumentar nos EUA

EUA: Fed aumenta taxas de juro em 75 pontos base

A Reserva federal norte-americana (Fed) decidiu aumentar as taxas de juro em 75 pontos base, a quarta subida este ano, foi anunciado esta quarta-feira (27 de julho de 2022). As taxas de referência vão agora situar-se entre 2,25% e 2,50%, o valor mais alto desde 2018.
Lay-off simplificado

Crise energética: Governo admite regresso do lay-off simplificado

O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, admitiu esta domingo, dia 13 de março de 2022, em Milão, Itália, o regresso do ‘lay-off’ simplificado para as empresas que eventualmente tenham de diminuir ou suspender a produção devido à escalada dos preços da energia.“Ainda não tem muito s