Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crise económica

Últimas notícias sobre "Crise económica" publicadas em idealista.pt/news

Pandemia “obrigou” Governo a mexer 88 vezes na legislação laboral

A pandemia da Covid-19 obrigou a uma verdadeira “ginástica” legislativa, nos últimos tempos, e os números são prova disso mesmo: entre leis, decretos, despachos e resoluções, o Governo publicou 88 documentos em cinco meses e meio, entre início de março e o dia 15 de agosto de 2020, o que dá em média quase um documento a cada dois dias.

Notícia sobre:

Economia afunda 16,5% no segundo trimestre: é a maior queda de sempre do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) português caiu 16,5% no segundo trimestre de 2020 face ao mesmo período de 2019, tendo também contraído 14,1% em cadeia, ou seja, face aos primeiros três meses do ano. Trata-se, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), da maior queda do PIB desde que há registo oficial, sendo que a anterior maior remonta ao quarto trimestre de 2012, quando a economia portuguesa contraiu 4,5%.

Notícia sobre:

Como melhorar a liquidez das empresas em tempos de pandemia? Estas dicas valem ouro

A pandemia tem vindo a obrigar as empresas a agir, de forma a “fintar” as consequências de uma crise que chegou sem aviso prévio. O setor empresarial enfrenta agora situações financeiras muito complicadas. É fundamental, por isso, tentar atenuar o impacto da Covid-19 nas contas e, paralelamente, melhorar a liquidez, considera Afonso Arnaldo, partner da divisão de Impostos Indiretos e de Direitos Aduaneiros em Portugal da Deloitte.

Notícia sobre:

E agora, bolha imobiliária na Alemanha?

A Alemanha receia o desenvolvimento de uma bolha imobiliária devido às taxas de juro em mínimos históricos, ao aumento da procura de casas e ao aumento do preço das rendas. Nesse sentido, o governo está a ultimar um projeto de lei que aperta as condições para os bancos concederem crédito à habitação.

Notícia sobre:

Ligação "excessiva" de políticos e banca afeta independência e supervisão

Há ·uma "·associação excessiva" entre o setor bancário e os políticos em Portugal que pode comprometer a supervisão bancária, conclui o estudo "As crises bancária e financeira de Portugal: consequências inesperadas da integração monetária", publicado no Journal of Economic Policy Reform. "A maioria dos últimos 19 ministros das Finanças tinha ligações aos três maiores partidos políticos", sendo que "74% deles tinha trabalhado anteriormente para bancos ou instituições financeiras".

Notícia sobre:

Economia portuguesa está a abrandar

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, vieram confirmar o pessimismo. Entre janeiro e março a economia portuguesa cresceu 0,8%, um valor positivo na comparação homóloga mas que significa um abrandamento claro face ao período homólogo.

Notícia sobre:

FMI traça mau cenário para economia portuguesa

O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de piorar as projeções orçamentais de Portugal, esperando que o défice seja de 2,9% este ano e que a dívida fique nos 127,9%, mantendo-se acima dos 120% até 2021. Estes cenários são mais pessimistas do que os do Governo, que antecipa que o rácio da dívida sobre o PIB seja de 127,7% no final de 2016.

Notícia sobre:

Queda do petróleo força Angola a pedir ajuda ao FMI

A acentuada descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais está a empurrar Angola para uma crise profunda. O país africano liderado por José Eduardo dos Santos que está dependente desta matéria prima já tinha começado a dar sinais externos de debilidade da sua economia nacional viu-se agora obrigado a pedir ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Notícia sobre:

Vistos gold: atual crise no Brasil leva brasileiros a querer investir mais em Portugal

A braços com uma forte crise económica doméstica, os brasileiros andam à procura de oportunidades de negócio fora do país. E Portugal está a ser um dos focos de investimento, com a compra de imobiliário e com a internacionalização das empresas brasileiras, por via dos chamados vistos gold. Em 2015, 90% do investimento imobiliário em Lisboa foi estrangeiro e, depois da China, o Brasil já é o principal país que recorre aos vistos gold.

Notícia sobre:

Crise? Portugueses estão a deixar a marmita em casa...

Os portugueses estão menos caseiros e estão mais disponíveis para consumir fora de portas. Esta é, pelo menos, a conclusão de um estudo da KantarWorldpanel. Segundo o mesmo, no ano passado, os portugueses fizeram mais refeições em restaurantes que em 2014, sobretudo ao jantar, refeição onde houve um crescimento anual de 25% de gastos.

Notícia sobre: