Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crise económica

Últimas notícias sobre "Crise económica" publicadas em idealista.pt/news

E agora, bolha imobiliária na Alemanha?

A Alemanha receia o desenvolvimento de uma bolha imobiliária devido às taxas de juro em mínimos históricos, ao aumento da procura de casas e ao aumento do preço das rendas. Nesse sentido, o governo está a ultimar um projeto de lei que aperta as condições para os bancos concederem crédito à habitação.

Notícia sobre:

Ligação "excessiva" de políticos e banca afeta independência e supervisão

Há ·uma "·associação excessiva" entre o setor bancário e os políticos em Portugal que pode comprometer a supervisão bancária, conclui o estudo "As crises bancária e financeira de Portugal: consequências inesperadas da integração monetária", publicado no Journal of Economic Policy Reform. "A maioria dos últimos 19 ministros das Finanças tinha ligações aos três maiores partidos políticos", sendo que "74% deles tinha trabalhado anteriormente para bancos ou instituições financeiras".

Notícia sobre:

Economia portuguesa está a abrandar

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, vieram confirmar o pessimismo. Entre janeiro e março a economia portuguesa cresceu 0,8%, um valor positivo na comparação homóloga mas que significa um abrandamento claro face ao período homólogo.

Notícia sobre:

FMI traça mau cenário para economia portuguesa

O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de piorar as projeções orçamentais de Portugal, esperando que o défice seja de 2,9% este ano e que a dívida fique nos 127,9%, mantendo-se acima dos 120% até 2021. Estes cenários são mais pessimistas do que os do Governo, que antecipa que o rácio da dívida sobre o PIB seja de 127,7% no final de 2016.

Notícia sobre:

Queda do petróleo força Angola a pedir ajuda ao FMI

A acentuada descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais está a empurrar Angola para uma crise profunda. O país africano liderado por José Eduardo dos Santos que está dependente desta matéria prima já tinha começado a dar sinais externos de debilidade da sua economia nacional viu-se agora obrigado a pedir ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Notícia sobre:

Vistos gold: atual crise no Brasil leva brasileiros a querer investir mais em Portugal

A braços com uma forte crise económica doméstica, os brasileiros andam à procura de oportunidades de negócio fora do país. E Portugal está a ser um dos focos de investimento, com a compra de imobiliário e com a internacionalização das empresas brasileiras, por via dos chamados vistos gold. Em 2015, 90% do investimento imobiliário em Lisboa foi estrangeiro e, depois da China, o Brasil já é o principal país que recorre aos vistos gold.

Notícia sobre:

Crise? Portugueses estão a deixar a marmita em casa...

Os portugueses estão menos caseiros e estão mais disponíveis para consumir fora de portas. Esta é, pelo menos, a conclusão de um estudo da KantarWorldpanel. Segundo o mesmo, no ano passado, os portugueses fizeram mais refeições em restaurantes que em 2014, sobretudo ao jantar, refeição onde houve um crescimento anual de 25% de gastos.

Notícia sobre:

Avizinha-se uma sangria nos mercados e outras previsões apocalíticas da banca de investimento

São os grandes investidores uns visionários ou autênticos agoirentos? Esta é a pergunta mais lógica que se pode fazer quando revemos as previsões que estão a fazer bancos como Morgan Stanley, Sociéte Générale, Citigroup ou Royal Bank of Scotland, multimilionários como Carl Icahn ou economistas como Andrew Smithers. Resumimos algumas das previsões mais dantescas para que te prepares para o pior que pode vir:

Notícia sobre:

Guia para perceber o que está a acontecer na economia chinesa

O abrandamento da economia da China, a segunda maior economia mundial, está a suscitar algumas preocupações. E as sucessivas desvalorizações da moeda “ajudam à festa”. Será esta uma tendência em 2016? Que impacto terá esta quebra na economia mundial? Fica a saber (e a perceber) o que está a acontecer na China.

Notícia sobre:

Crash da China toca a todos: sabes quanto perderam os homens mais ricos do mundo?

As maiores fortunas do planeta sofreram nos seus próprios bolsos o efeito de contágio que teve na segunda-feira o crash da bolsa chinesa nos mercados internacionais. Em apenas uma sessão a sua riqueza conjunta perdeu 18.400 milhões de euros, sendo precisamente o magnata chinês Wang Jianlin o mais prejudicado: o seu património emagreceu 8,4%, ou seja, 3.000 milhões de euros.

Notícia sobre: