Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Défice

Últimas notícias sobre "Défice" publicadas em idealista.pt/news

Economia a crescer em Portugal: é um dos 11 países da Zona Euro que não vai ter défice em 2020

Os governos já apresentaram as suas previsões para 2020, através das propostas de Orçamento do Estado (OE2020). Portugal, que apenas apresentou um esboço do documento, prevê acelerar o crescimento no próximo ano.

Notícia sobre:

OE2020: Governo revê metas para próximo ano, com mais crescimento, mas défice zero

O Governo decidiu rever ligeiramente em alta a sua previsão da evolução da economia nacional para o próximo ano. Espera agora um crescimento de 2% (contra 1,9% do Programa de Estabilidade de abril) e que o saldo orçamental seja equilibrado, com um défice zero (em vez do excedente orçamental esperado de 0,3% do PIB).

Notícia sobre:

Portugal com o segundo maior excedente orçamental da UE no terceiro trimestre

Portugal registou o segundo maior excedente nas contas públicas (3,6% do PIB) na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2018 e a maior subida face ao período anterior (6,4%). Segundo dados do Eurostat, só Malta teve um valor superior ao de Portugal (3,8%).

Notícia sobre:

Alterações ao OE2018 custaram 200 milhões

As alterações ao Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) pesam 200 milhões de euros no défice, o equivalente a 0,1%. Em causa está uma conclusão da UTAO, que quantificou o impacto financeiro das 217 propostas viabilizadas durante a fase de discussão do OE2018 na especialidade.

Notícia sobre:

Contribuintes gastaram 14,6 milhões para salvar bancos

A fatura é de milhões, mas não ficará por aqui. Números do Tribunal de Contas (TdC) revelaram que entre 2008 e 2016 os contribuintes gastaram cerca de 14,6 milhões de euros para salvar a banca. A maior ameaça? O BNP, que deve muito dinheiro à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Notícia sobre:

FMI otimista: PIB português cresce 2,5% este ano e meta do défice será cumprida

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está mais otimista para Portugal, prevendo que a economia cresça 2,5% este ano e que a meta do défice de 1,5% seja cumprida. A instituição defende que o Governo deve aproveitar o momento para reduzir a dívida pública.

Notícia sobre:

Finanças ainda têm almofada de 910 milhões em 2016

Existe ainda uma folga de 910 milhões de euros do lado da despesa pública para este ano, indicam o Conselho das Finanças Públicas (CFP) e a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). Se a verba não for usada, dá um abatimento de 0,5% do PIB ao défice deste ano.

Notícia sobre:

Défice, em queda há quatro meses consecutivos, diminui 81 milhões até agosto

Os olhos internacionais estão postos na Execução Orçamental nacional, com muitas dúvidas e criticas quanto à (in) capacidade do Governo de conter o desequilibrio das contas públicas e cumprir a meta de fechar o ano com um défice de 2,5% do PIB. Mas a divulgação dos dados da Execução Orçamental até agosto veio esta segunda-feira revelar uma melhoria de 81 milhões de euros no défice público, face ao mesmo período no ano passado.

Notícia sobre:

Baixo consumo e investimento estão a tramar recuperação da economia nacional, diz The Economist

O crescimento da economia portuguesa vai permanecer lento até ao final de 2016, penalizado pela evolução do consumo interno e do investimento. A convicção é da Economist Intelligence Unit (EIU), apontando que a procura interna e o investimento deverão continuar a travar a economia. E, desta forma, as metas orçamentais definidas para este ano são agora mais difíceis de alcançar.

Notícia sobre: