Comentários: 0
Governo toma posse hoje. Estas cerimónias ficaram na história
GTRES

Este é um tema que tem suscitado muita polémica. Certo é que hoje (dia 30) o XX Governo Constitucional toma posse. Cavaco Silva dará posse ao Governo PSD/CDS numa cerimónia que se realiza às 12h00, no Palácio da Ajuda: primeiro há a tomada de posse do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, depois a dos 15 ministros e depois a dos 36 secretários de Estado. Às 15h30 realiza-se a primeira reunião do Conselho de Ministros. Estas foram algumas cerimónias de tomada de posse que ficaram na história nos últimos 15 anos.

O desmaio de Cavaco Silva, a atrapalhação de Santana Lopes com o discurso e o ar espantado de Paulo Portas quando ouviu que também seria ministro do Mar foram momentos que marcaram as tomadas de posse dos Governo nos últimos 15 anos, escreve a Rádio Renascença, que elaborou um “best of” das cerimónias.

Um desse episódios foi o repentino desfalecimento de Cavaco Silva durante a tomada de posse de António Guterres como primeiro-ministro, em 1995, no Palácio da Ajuda. Cavaco, que nesse nesse dia se despedia de dez anos à frente do executivo, desculpou-se e explicou que as últimas horas tinham sido “terríveis” por motivos pessoais.

Em 1999, António Guterres voltou a tomar posse como primeiro-ministro e desta vez sem incidentes, mas com algumas novidades no elenco governamental, como a criação do novo ministério da Igualdade, entregue a Maria de Belém Roseira, e a junção dos ministérios da Economia e das Finanças.

A 6 de abril de 2002, o Governo de coligação PSD/CDS-PP chefiado por Durão Barroso começou também a tomar posse, numa cerimónia que decorreu sem perturbações. Depois, em julho de 2004, depois da saída de Durão Barroso do Executivo para presidir à Comissão Europeia, foi Pedro Santana Lopes que tomou posse como primeiro-ministro. Paulo Portas não escondeu o espanto quando ouviu que a sua pasta iria designar-se não apenas Defesa, mas incluiria também os Assuntos do Mar, e Santana Lopes, quando discursou pela primeira vez enquanto primeiro-ministro, trocou as páginas, saltando parágrafos e voltando atrás no discurso, que se prolongou por cerca de 30 minutos.

Em março de 2005, tomou posse o primeiro Governo de José Sócrates, mas, ao contrário do que é habitual, no início da troca de saudações entre os novos ministros e os cessantes, as atenções não se concentraram no cumprimento entre o chefe do novo executivo e o seu antecessor, que chegou com dez minutos de atraso, à semelhança do ministro da Defesa cessante, Paulo Portas.

As duas tomadas de posse mais recentes, do segundo Governo de José Sócrates em 2009 e do primeiro executivo liderado por Pedro Passos Coelho, que tomou posse a 21 de junho de 2011, não ficaram marcadas por episódios dentro do Palácio da Ajuda, mas registaram pequenas manifestações no exterior da dupla de humoristas “Homens da Luta”, escreve a publicação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta