Mais casas e mais construção? Problema “não se resolve rapidamente”

Aumentar a oferta de casas no mercado, construindo novas e reabilitando as que estão devolutas ou sem uso. Aceitar que a tecnologia e sobretudo a Inteligência Artificial (IA) vieram para ficar no segmento da mediação imobiliária. Fazer pactos de longa duração a nível governamental, para que as medidas subsistam com o passar dos anos sem haver alterações legislativas. Perceber que são precisas mais casas para dar resposta à crise na habitação – ou de acesso a habitação –, mas ter a noção de que não se vão construir as casas necessárias de um dia para o outro. Estas foram algumas das ideias deixadas pelos oradores que subiram ao palco do auditório da Fundação Champalimaud durante a 3ª edição da Convenção APEMIP Imocionate, que decorreu dia 1 de julho de 2025 - o idealista foi um dos patrocinadores do evento.
Paulo Portas contratado pela maior empresa do México

Paulo Portas contratado pela maior empresa do México

Paulo Portas saiu da política para entrar em força na atividade empresarial. Depois de ter sido conhecida a sua contratação pela construtora portuguesa Mota-Engil, agora é vez de a maior empresa do México, a petrolífera estatal Pemex, confirmar que o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros no anterior Governo vai ser administrador de uma empresa do grupo com sede em Madrid.
Paulo Portas vai trabalhar com a Mota-Engil

Paulo Portas vai trabalhar com a Mota-Engil

Paulo Portas vai apoiar a construtora portuguesa Mota-Engil na internacionalização e criar e um conselho estratégico para a América Latina. “Entrará como consultor e o objetivo é apoiar-nos na internacionalização, com grande incidência na América Latina, mas também para outros mercados onde a Mota-Engil ainda não está presente”, revelou António Mota, presidente do Conselho de Administração do grupo.
Governo toma posse hoje. Estas cerimónias ficaram na história

Governo toma posse hoje. Estas cerimónias ficaram na história

Este é um tema que tem suscitado muita polémica. Certo é que hoje (dia 30) Cavaco Silva dará posse ao Governo PSD/CDS numa cerimónia que se realiza às 12h: primeiro há a tomada de posse do primeiro-ministro, depois a dos 15 ministros e depois a dos 36 secretários de Estado. Às 15h30 realiza-se a primeira reunião do Conselho de Ministros. Estas foram algumas cerimónias de tomada de posse que ficaram na história.
Vistos gold: Portas quer atrair investimento e admite “melhorar o sistema”

Vistos gold: Portas quer atrair investimento e admite “melhorar o sistema”

Paulo Portas disse esta quinta-feira que o Governo está disponível para melhorar o regime de Autorizações de Residência para a Atividade de Investimento (ARI), também conhecido como vistos gold. O vice-primeiro-ministro, que falava no Parlamento no âmbito do debate sobre as propostas de alteração do Governo sobre o programa dos vistos gold, referiu que a sua função é “atrair” investimento estrangeiro para Portugal.
Vistos gold: o que muda no setor imobiliário?

Vistos gold: o que muda no setor imobiliário?

Paulo Portas deu ontem a conhecer as novas regras relativas à atribuição de vistos gold que o Governo apresentará ao Parlamento. A concessão de Autorizações de Residência para Investimento (ARI) a estrangeiros vai passar a ser sujeita a “auditorias regulares” por parte da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI). No setor imobiliário, será obrigatório apresentar no processo a caderneta predial do prédio a adquirir pelo investidor. O visto também poderá ser concedido a quem investir pelo menos 500.000 euros em obras de reabilitação urbana.
Vistos Gold: Paulo Portas revela hoje alterações à lei

Vistos Gold: Paulo Portas revela hoje alterações à lei

Paulo Portas apresenta hoje as alterações à lei dos vistos gold, que alarga o investimento de estrangeiros a outras áreas, como a ciência, cultura e reabilitação urbana. Na quinta-feira, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, disse que “o modelo passa pelo alargamento a outras atividades que não o imobiliário, como a investigação científica, cultura e a reabilitação urbana”.
Vistos gold: Governo aprova alterações e pressiona Portas a mudar regras

Vistos gold: Governo aprova alterações e pressiona Portas a mudar regras

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, alterações à abrangência dos vistos gold. Segundo o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, as modificações serão anunciadas na segunda-feira numa conferência com Paulo Portas, o mentor desta legislação. Mas o gabinete do vice-primeiro-ministro não confirma essa informação.
PS quer que vistos gold capitalizem empresas

PS quer que vistos gold capitalizem empresas

Os partidos da oposição recusaram o apelo de Paulo Portas para que apresentassem os seus contributos à revisão do programa de vistos gold, deixando o více-primeiro-ministro isolado nessa tarefa. O PS, na carta que enviou a Portas, refere que cabe ao Governo a “pilotagem” do programa e não ao Parlamento. Ferro Rodrigues, líder parlamentar do PS, considera que só em sede legislativa é que o partido daria contributos. O responsável sugeriu que Portas passe a usar os fundos do programa de captação de investimento para capitalizar empresas.
“Vistos gold não são porta aberta à lavagem de dinheiro”, diz Paulo Portas

“Vistos gold não são porta aberta à lavagem de dinheiro”, diz Paulo Portas

Paulo Portas afirmou que o programa dos vistos dourados criou mais emprego e crescimento, especialmente no setor imobiliário. “Ou se pretende que Portugal esteja no GPS dos investimentos internacionais - e os vistos gold são uma forma de atrair esse investimento e dinamizar o mercado imobiliário -, ou se acha que nos devemos dar ao luxo de prescindir de tudo isso”, disse o vice-primeiro-ministro, na comissão de Economia no parlamento.
Vistos gold: Paulo Portas ouvido hoje no Parlamento

Vistos gold: Paulo Portas ouvido hoje no Parlamento

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, vai estar esta tarde (às 16h00) no Parlamento, na comissão de economia, para responder a questões dos partidos sobre os vistos gold. O requerimento foi pedido pelo PCP e foi aprovado pela maioria parlamentar.
Vistos gold: “Não pode haver tolerância nem complacência”, diz Paulo Portas

Vistos gold: “Não pode haver tolerância nem complacência”, diz Paulo Portas

O Vice-primeiro-ministro, que propôs a criação do programa dos vistos gold em 2012, já reagiu à recente polémica gerada com este mecanismo. Segundo Paulo Portas, "não se deve meter no mesmo saco o potencial de um programa que é útil para o crescimento económico com os eventuais abusos ou crimes que violem a lei e prejudiquem a confiança em organismos da administração pública".
Portas diz que Vistos Gold superaram “todas as metas”

Portas diz que Vistos Gold superaram “todas as metas”

Paulo Portas revelou que os Vistos Gold (Golden Visa/Vistos Dourados) superaram em dois anos “todas as metas” que o Governo tinha estabelecido e contribuíram para a recuperação do mercado imobiliário. “Em 2013, cerca de 300 milhões de euros, o que ficou 50% acima do objetivo que tracei no Parlamento, e em 2014, quando ainda falta um trimestre, já muito acima dos 500 milhões de euros que tínhamos como objetivo”.
Rumores do dia

Rumores do dia

Economia terá crescido 2,2% no primeiro trimestre: A economia portuguesa terá crescido 2,2% em termos homólogos no primeiro trimestre do ano. A estimativa é do gabinete de estudos económicos da Universidade Católica (NECEP) e aponta para um crescimento de 0,2% face ai último trimestre de 2013. Segundo o NECEP, a “economia portuguesa ainda não regressou à normalidade”, restando recuperar cerca de 2% dos 7% perdidos desde 2010. (Dinheiro Vivo)
Rumores

Rumores

Gaspar revela que Paulo Portas está relacionado com a sua demissão: A jornalista Maria João Avillez lança mais um livro de entrevistas, desta vez ao ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar.

Teixeira Duarte com maior contrato de sempre na Venezuela

A Teixeira Duarte garantiu, esta quarta-feira (dia 15), o maior contrato de sempre de uma construtora portuguesa no exterior, ao assinar o contrato de adjudicação para a construção da autoestrada de La Guaira, nas imediações de Caracas, capital da Venezuela.De acordo com o Diário Económico, foi o pr
Rumores

Rumores

Cheque ensino não avança nesta legislatura: O cheque ensino não deverá avançar este ano, diz Passos Coelho.
Rumores

Rumores

Famílias insolventes podem vir a estar numa “lista negra” na internet: Bruxelas está a preparar um regulamento para obrigar os Estados-membros a criarem um registo público de insolvência.