Comentários: 0

O mecanismo de variação do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a forma que o ministério das Finanças arranjou para compensar perdas de receitas de IVA com a venda de combustíveis não reúne consenso. E os últimos esclarecimentos públicos dados pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, deixam dúvidas no ar.

Segundo o Expresso, o Governo comprometeu-se a baixar novamente o ISP quando o petróleo subisse, já que o objetivo era compensar os cofres do Estado pela perda de receita associada à descida da cotação internacional do petróleo. O governante fala em 4,5 cêntimos por litro, mas o regresso ao nível do verão passado implica mais 12 cêntimos na gasolina e seis (por litro) no gasóleo.

Por outro lado, os consumidores veem a cotação internacional da gasolina, do gasóleo e do petróleo a subir, os preços nos postos de abastecimento a aumentar e não têm, para já, qualquer perspetiva de um alívio do ISP, escreve a publicação, lembrando que os partidos não conseguiram esclarecer a questão nos debates parlamentares.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade