Crise energética na europa

Como travar a crise energética? As 6 medidas de Bruxelas

A crise energética está instalada no palco europeu. Ainda estavam as economias dos países a recuperar do choque da crise pandémica quando surgiu a guerra da Ucrânia. E tudo mudou nos mercados da energia: reduziram a compra gás e petróleo à Rússia, passando a recorrer a outros países exportadores que vendem estes produtos energéticos mais caros. Foi por isso que a Comissão Europeia (CE) começou a preparar uma intervenção de emergência nos mercados grossistas europeus para fazer face à escalada dos preços da energia. Desde a redução do consumo da luz para poupar gás à utilização dos lucros excedentes dos produtores de eletricidade para apoiar as famílias, passando pela criação de um banco europeu de hidrogénio. Estas são algumas das medidas propostas por Bruxelas, cujos detalhes foram divulgados esta quarta-feira, dia 14 de setembro, por Ursula von der Leyen, presidente da CE, durante o seu discurso do Estado da União 2022. Explicamos tudo neste artigo. 
Que países compram combustíveis fósseis à Rússia

Que países continuam a comprar combustíveis fósseis à Rússia?

Apesar das sanções e proibições de importação, a Rússia exportou combustíveis fósseis nos primeiros 100 dias após a invasão da Ucrânia no valor de 97.700 milhões de dólares (95.750 milhões de euros), principalmente petróleo e gás. Segundo dados do Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA), o bloco da União Europeia (UE) é responsável por 61% da receita, com Alemanha, Itália e Holanda na liderança, superados apenas pela China.
Preço da gasolina em Portugal

Gasolina mais cara em 2022: quanto sobem os preços pela Europa?

O preço da gasolina começou a subir a pique assim que eclodiu a guerra da Ucrânia. Isto porque a Rússia, uma das principais produtoras de petróleo a nível mundial, foi alvo de duras sanções internacionais. Mas quanto subiu o preço da gasolina nos diferentes países da Europa?
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal atinge os 8,7% em junho, confirma o INE

A inflação em Portugal – tal como na Zona Euro – continua a subir. E em junho a inflação em território nacional alcançou os 8,7%, uma taxa 0,7 pontos percentuais (p.p.) superior à registada em maio (8,0%), confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.
Produção de petróleo no mundo

EUA liderou a produção de petróleo em 2021

A guerra na Ucrânia ameaça elevar o preço do barril de petróleo para níveis mais altos do que os atuais. O barril de Brent alcançou o maior valor em 10 anos, fixando-se nos 125 dólares (118,5 euros), algo impensável há dois anos.
Assim é o consumo de energia doméstica na UE

Assim é o consumo de energia doméstica na UE

A maior parte do consumo final de energia dos agregados familiares na União Europeia (UE) deve-se ao uso do gás natural (31,7%) e da eletricidade (24,8%). As energias renováveis representam 20,3%, sendo seguidas pelo petróleo e seus derivados (12,3%) e pelo calor derivado (8,2%). Uma pequena parte (2,7%) ainda diz respeito aos produtos de carvão (combustíveis fósseis). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat, relativos ao ano de 2020.
Países com maiores reservas de petróleo

Os países com maiores reservas de petróleo do mundo são...

O petróleo volta a ser notícia e a estar na ordem do dia depois de atingir preços de 120 dólares por barril. As sanções contra a Rússia por parte de países ocidentais na sequência da guerra na Ucrânia afetam o petróleo bruto de origem russa, o oitavo país do mundo com as maiores reservas e o segundo em termos de produção. Os EUA, o primeiro país produtor do planeta, mas o décimo em termos de reservas, iniciaram contatos com a Venezuela, o país com as maiores reservas de petróleo do mundo, para tentar reduzir a tensão de preços.
Que matérias-primas mais exporta a Rússia?

Que matérias-primas mais exporta a Rússia?

O valor de várias matérias-primas disparou para máximos históricos após a invasão da Rússia à Ucrânia, um cenário que tende a manter-se com a ofensiva militar em marcha, que faz com que as principais exportações russas arriscam subir de preço ainda mais.