Comentários: 0
Imobiliário dá bónus fiscal de mais mil milhões ao Estado e autarquias
GTRES

O forte dinamismo das transações de compra e venda de casas tem vindo a engordar os cofres municipais por via do IMT e do IMI, mas também o Estado central está a ganhar com mais receitas fiscais geradas pelo mercado imobiliário. O IRS sobre as rendas e o IRC pago por empresas do setor dispararam quase 80% entre 2014 e 2018. No total, Estado e as autarquias irão receber cerca de 3,3 mil milhões de euros - mais mil milhões que há quatro anos.

De acordo com contas da consultora Deloitte citada pelo Jornal de Notícias, , o valor do IRS entregue ao Estado pelos senhorios passou de 301 milhões de euros para 537 milhões, valor que corresponde a um aumento de 78%. Para este número terá contribuido, em grande parte, o aumento do valor das rendas das casas.

No caso do IRC pago por empresas com atividades imobiliárias, o valor terá subido dos 127 milhões para os 218 milhões de euros.

Os últimos dados disponíveis relativo ao mercado imobiliário sugeriam que, só no segundo trimestre deste ano, os preços das casas terão aumentado 11,2% - além de uma subida de 12% nos primeiros três primeiros meses de 2018.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta