Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Receitas fiscais

Últimas notícias sobre "Receitas fiscais" publicadas em idealista.pt/news

A evolução da carga fiscal em Portugal nos últimos 50 anos

Nos últimos 53 anos – entre 1965 e 2017 –, a carga fiscal mais que duplicou, tendo passado de 15,7% para 35,4%. Trata-se de um aumento de 19,7%, o terceira mais alto da OCDE. Só Grécia e Espanha tiveram aumentos superiores.

Notícia sobre:

Receitas dos municípios do Norte disparam “à boleia” do imobiliário

Os municípios do Norte, sobretudo os que se encontram nos territórios de baixa densidade, viram as receitas subir “à boleia” da reavaliação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis. O IMT e o IMI dispararam. 

Notícia sobre:

Imobiliário dá bónus fiscal de mais mil milhões ao Estado e autarquias

O imobiliário está a engordar os cofres municipais por via do IMT e do IMI, mas também o Estado está a ganhar. O IRS sobre as rendas e o IRC pago por empresas do setor dispararam quase 80% entre 2014 e 2018. No total,irão receber cerca de 3,3 mil milhões de euros - mais mil milhões que há quatro anos.

Notícia sobre:

Vendas de casas disparam: IMT é campeão de receitas e bate novos recordes

O Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) é um verdadeiro campeão de receitas. Depois do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), este é o tributo que mais rende. Graças a este imposto as autarquias conseguiram arrecadar 851,2 milhões de euros no ano passado, um valor que supera o recorde de 839 milhões arrecadado em 2007.

Notícia sobre:

Estado arrecadou mais de 42 mil milhões de euros em impostos em 2017

O Estado conseguiu arrecadar 42.180,4 milhões de euros em impostos em 2017, mais 1.937 milhões de euros (4,8%) que em 2016, segundo a Direção-Geral do Orçamento (DGO). Os impostos diretos (IRS, IRC e outros) totalizaram 18.331,6 milhões de euros, mais 583,9 milhões de euros (3,3%) que em 2016.

Notícia sobre:

Imposto sobre imóveis gera metade das receitas fiscais dos municípios do Norte

Nos últimos dois anos, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) foi responsável por cerca de metade das receitas fiscais angariadas pelos municípios da região Norte, segundo mostram os dados do 'Norte Estrutura', um novo separador do relatório trimestral publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Em 2015, o IMI pesou 49,6% dos 862 milhões de euros de receitas fiscais conseguidas pelos municípios nortenhos.

Notícia sobre:

IMT: imposto sobre compra de imóveis que ia acabar, afinal vai continuar

O mercado esperava que o Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) estivesse em vias de desaparecer, mas afinal isso não vai acontecer. Segunda principal fonte de receitas das autarquias (depois do IMI), este encargo fiscal para quem compra casa consta da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2016.

Notícia sobre:

OE 2016: Governo aumenta imposto sobre combustíveis e corta défice público

O Governo promete que, este ano de 2016, vai cortar nas despesas de funcionamento do Estado. Ao mesmo tempo, vai aumentar os impostos sobre combustíveis (num momento em que o preço do crude está em baixa). O objetivo é simples: reduzir o valor do défice público. Ainda assim, as metas orçamentais ficam aquém das regras europeias.

Notícia sobre:

Há 13,5 mil milhões de euros de impostos por cobrar

O total de receitas fiscais por cobrar no final do ano passado, entre impostos diretos e indiretos, ascendia a 13,5 mil milhões de euros. Mais de metade (56%) do que não foi cobrado diz respeito aos impostos diretos (IRS e IRC) – o valor representa cerca de um terço de toda a receita fiscal encaixada.

Notícia sobre:

Rendas: Fisco à caça dos arrendamentos clandestinos para duplicar receita fiscal

O objetivo é chegar aos 900 milhões de euros em receitas fiscais provenientes dos rendimentos prediais, como as rendas de casas. O Governo estima que, atualmente, entre 40% e 50% dos imóveis arrendados em Portugal não estejam a ser declarados ao Fisco e está determinado a mudar este cenário.

Notícia sobre: