Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Atenção empresas: prazo para entregar IES termina hoje

Photo by NordWood Themes on Unsplash
Photo by NordWood Themes on Unsplash
Autor: Redação

O prazo de entrega da Informação Empresarial Simplificada (IES) das empresas e da declaração anual (IES/DA) de empresários em nome individual, entre outras entidades, termina esta quarta-feira (17 de julho de 2019).

A data limite era 15 de julho, mas na semana passada o Governo decidiu prolongar o prazo por mais dois dias. Em causa está a “transformação profunda” nos processos e procedimentos de registo contabilístico, induzidos pelo novo modelo de submissão da IES/DA que obrigou a um período de adaptação e formação das empresas e dos profissionais da contabilidade, escreve a Lusa.

Para lá do adiamento da IES, de 15 para para 17 de julho de 2019, e do ficheiro SAF-T, de 30 de abril para 31 de maio de 2020, o despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça, introduz ainda uma terceira alteração, permitindo a entrega pelo modelo antigo para as empresas que cessam a atividade este ano e às quais a lei obriga já ao envio do ficheiro SAF-T.

A Associação Nacional Contabilistas (Anaco) já veio dizer que o prazo suplementar dado pelo Governo foi curto. "Dois dias foram curtos demais e obrigaram a um esforço monumental", disse à Lusa o presidente da Anaco, Vítor Vicente, considerando que "teria sido muito aceitável" se o adiamento tivesses sido por uma semana, até dia 22.

Dados estatísticos disponibilizados no Portal das Finanças dão conta da submissão de menos declarações da IES e IES/DA este ano, face ao ano passado. Ainda assim, os números não são ainda definitivos, uma vez que há declarações que são posteriormente corrigidas e outras entregues fora do prazo.

A IES é uma declaração que agrega informação de natureza fiscal, contabilística e estatística, submetida por empresas e pessoas singulares com contabilidade organizada, por via eletrónica, através do Portal das Finanças.