A União Europeia não está dividida apenas em 20 estados-membros, estando também “partida” em três grandes áreas, tendo em conta o poder de compra dos seus habitantes: a zona este, centro e sul. A área ocupada pelos antigos satélites soviéticos, como Polónia e Roménia, é a que está na cauda da tabela. Já países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia estão um pouco melhor, mas ainda bem longe das grandes potências económicas: França, Alemanha, Reino Unido e países nórdicos.

Radiografia do dia: Onde vivem os portugueses com mais poder de compra?
O gráfico em cima indica quais são os dez concelhos onde moram as pessoas com mais poder de compra em Portugal. Segundo o Dinheiro Vivo, que se apoia em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de metade do poder de compra do País está nos concelhos da Grande Lisboa e do Grande Porto.
Radiografia do dia: Indicador per capita do poder de compra no País por município, em 2011
Este gráfico indica qual era, em 2011, o poder de compra per capita em Portugal nos vários municípios. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano em causa, dos 308 municípios existentes no país, 36 apresentavam “valores acima da média nacional”. “Os resultados permitem destacar valores mais elevados” de poder de compra por pessoa “nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e também em alguns municípios coincidentes com capitais de distrit
Mercado imobiliário comercial europeu com boas oportunidades de valor
O mercado imobiliário comercial regista oportunidades de valor atrativas em toda a Europa. Esta é a conclusão do recente relatório European Investment Atlas da Cushman & Wakefield (C&W).
Investimento em imobiliário comercial dispara 82% no 1º semestre
O primeiro semestre de 2025 foi o melhor dos últimos cinco anos no que respeita a investimento em imobiliário comercial no país. Durante estes primeiros seis meses foram investidos 1,22 milhões de euros no setor, incluindo ativos de retalho (49% do total), hotelaria (27%) escritórios (11%), industrial e logística (9%), living e alternativos (4%).
Rio Ave recebe luz verde para ampliar complexo desportivo
A Câmara Municipal de Vila do Conde, no distrito do Porto, aprovou no dia 24 de julho de 2025, em reunião do executivo, a doação de terrenos para a ampliação do complexo desportivo do Rio Ave, anunciou o clube da I Liga de futebol. Em causa está uma parcela com 17 mil metros quadrados (m2), contígua à parte norte do estádio, onde está projetada a construção de um campo de treinos com relva natural, de apoio às várias equipas, e um mini-estádio, também com relva natural.
Sporting compra espaço comercial Alvaláxia por 17 milhões de euros
O Sporting concluiu a aquisição do espaço comercial Alvaláxia, contíguo ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, anunciou esta quarta-feira (13 e agosto de 2025) o bicampeão nacional de futebol, numa operação avaliada em 17 milhões de euros.
Fundos de investimento imobiliário: mercado nacional bate recordes
A N2AM – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC) apresentou as conclusões do estudo anual “Organismos de Investimento Alternativo Imobiliário – Retrato da Atualidade em Portugal”, que revela a consolidação do forte crescimento do setor em 2025. O estudo, que assinala a sua segunda edição, analisa a dinâmica da indústria nacional de fundos de investimento imobiliário, abordando os seus principais indicadores económicos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta