
O ano de 2015 continua a trazer boas notícias para o setor imobiliário em Portugal, em particular no ramo comercial. O primeiro semestre fechou com cerca de 1.000 milhões de euros de transações em ativos de retail, o que significa o valor mais elevado registado nos últimos 15 anos. Face ao mesmo período de 2014 corresponde a um aumento de 30% em termos de volume de negócios.
A consultora Cushman &Wakefield diz, no relatório de análise da primeira metade do ano, que o volume de investimento imobiliário registado "confirma a retoma que se vinha a sentir desde meados do ano passado" e representa "um máximo histórico em Portugal, já que nunca em mais de 15 anos de registo de transações foi atingido no primeiro semestre do ano um valor tão elevado em termos de operações de investimento imobiliário".
Do total de investimentos feitos em imobiliário comercial entre janeiro e junho deste ano, 90% corresponde a capitais estrangeiros, que ultrapassaram os 900 milhões de euros.
Os capitais americanos foram os mais representativos, canalizando para o imobiliário comercial nacional mais de 500 milhões de euros. Os investidores espanhóis asseguraram 18% do volume total investido e os tailandeses 12%.
Os capitais investidos por nacionais correspondem a 10% do total.
No documento da consultora são salientados, entre outros negócios do setor, a compra do Almada Fórum e do Fórum Montijo pela Blackstone, por 330 milhões de euros, e a dos hotéis Tivoli pelos tailandeses do Minor Internacional, por 118 milhões de euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta