Investimento em imobiliário comercial cresce e atrai mais portugueses
O ano de 2025 foi bastante positivo no que respeita a investimento imobiliário comercial de rendimento. Com mais investidores portugueses, o ano encerrou com um volume total de 2,82 mil milhões de euros, representando um crescimento de cerca de 22% em comparação com o ano anterior. Este crescimento consolida a recuperação já iniciada em 2024, quando chegou aos 2,3 milhões de euros.
Hoti Hotéis quer crescer em 2026 mas está preocupada com Lisboa e Porto
A Hoti Hotéis estima aumentar receitas em 2026, mas apesar da perspetiva positiva, o grupo mostra-se cauteloso, alertando para dificuldades estruturais em alguns dos principais destinos nacionais, como Lisboa e Porto.
Imobiliário comercial aumentou 10% com o capital estrangeiro a liderar
O investimento em imobiliário comercial em 2025 aumentou 10% em relação ao ano anterior, atingindo cerca de 2.670 milhões de euros, com o capital estrangeiro a representar 60% do total aplicado, segundo a consultora Cushman & Wakefield (C&W). Na distribuição por setores, o retalho manteve a liderança, captando 29% do investimento, seguido pelos escritórios (26%) e pela hotelaria (20%).
Hotéis, escritórios, retalho e logística: imobiliário não vive só de casas
O ano de 2025 foi “rico” em notícias que impactam diretamente o imobiliário comercial em Portugal, ou seja, não relacionadas com o segmento residencial. É caso para dizer que os investidores imobiliários, nacionais e estrangeiros, voltaram a estar atentos aos segmentos de retalho (centros comerciais e comércio de rua), logística, escritórios e hotelaria, bem como a negócios relacionados com residências de estudantes. O interesse pelo país e a sua atratividade enquanto destino de investimento e de férias foi notório ao longo do ano, apesar do contexto político e económico interno ter ficado marcado por alguma instabilidade.
Mercado imobiliário fecha ano em alta com 2.800 milhões investidos
O ano de 2025 foi muito positivo para o mercado imobiliário português, prevendo-se que o investimento comercial chegue aos 2.800 milhões de euros até final do ano, o que representa um crescimento de cerca de 25% relativamente ao ano anterior, superando a atividade média anual dos últimos anos.De aco
Paulo Sarmento nomeado diretor-geral da Cushman & Wakefield em Portugal
A partir de 1 de janeiro de 2026, Paulo Sarmento será o novo Head of Portugal da Cushman & Wakefield (C&W) em Portugal, sucedendo no cargo a Eric van Leuven, que continuará na empresa como Executive Partner. “Estou muito entusiasmado com as oportunidades que temos pela frente, para nós e para os nossos clientes”, disse, em comunicado, o novo diretor-geral da empresa.
Hotel Infante de Sagres (no Porto) muda de mãos
É mais uma notícia que demonstra que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários, nomeadamente no setor hoteleiro. Falamos da compra do hotel Infante de Sagres, no Porto, por parte do grupo Experimental, baseado em França, em parceria com o fundo de investimento também gaulês Extendam.
Imóveis logísticos na Maia procuram inquilinos para o início de 2026
O setor da logística em Portugal continua bem dinâmico. A procura de imóveis junto aos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto está bem forte, sobretudo, os que têm bons acessos rodoviários e capacidade de expansão.
Logística em Portugal: terceiro trimestre mostra resiliência e solidez
O terceiro trimestre de 2025 revelou uma evolução consistente dos preços de venda no mercado logístico português, impulsionado pela crescente procura por espaços modernos e bem localizados. Já no segmento de arrendamento registou-se uma estabilidade contínua. Estes são alguns dos resultados do Iberia Property Market Report Q3 2025, estudo trimestral da MVGM sobre as tendências do mercado logístico em Portugal.
Urbanos tem novo armazém em Castanheira do Ribatejo – são 10.000 m2
A Logicor, uma das principais empresas europeias a operar no setor da logística, como proprietária, promotora e gestora de ativos, arrendou um armazém ao operador logístico Urbanos. Trata-se de um ativo localizado em Castanheira do Ribatejo, Concelho de Vila Franca de Xira, com um total de 10.000 metros quadrados (m2) de área coberta.
Investimento imobiliário comercial no país deve superar volume de 2024
O mercado português continua a apresentar altos valores de atratividade no que respeita ao investimento imobiliário comercial. Só até ao final do terceiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 72% no volume de investimento, face a igual período do ano passado. Esta atratividade é sustentada pela estabilidade dos fundamentais económicos, pelo interesse de investidores internacionais e pela crescente sofisticação do produto nacional.
Hotel de luxo Le Monumental Palace comprado pelo grupo espanhol H10
Integrou o portefólio do Banco Espírito Santo (BES) e passou para as mãos do empresário Mário Ferreira em 2013. O empresário português vendeu-o, depois, ao grupo francês Paris Inn Group, detentor da marca hoteleira de luxo Maison Albar, por cerca de 38 milhões de euros. Falamos do Maison Albar - Le Monumental Palace, um hotel de luxo no Porto com 63 quartos e 13 suites que volta agora a ter novo dono, tendo sido vendido pelo grupo Centaurus (ex-Paris Inn Group) ao grupo espanhol H10.
Mercadona chega ao centro do Porto: terá loja no projeto HOP
A Mercadona, reconhecida cadeia de supermercados espanhola, assinou um contrato para a instalação de uma nova loja no projeto HOP – Heart of Porto, mas ainda sem data prevista de abertura. Será, de resto, a primeira loja da marca no centro da cidade Invicta. A sua chegada ao HOP representa um marco no desenvolvimento deste destino urbano integrado, um edifício que combina escritórios flexíveis e modernos com uma oferta diversificada de retalho.
Santander vende a maior Decathlon da Península Ibérica – em Matosinhos
A Santander Asset Management, gestora de ativos do banco espanhol, vendeu aquela que é a maior loja da Decathlon na Península Ibérica. Está localizada em Matosinhos e tem cerca de 8.000 metros quadrados (m2). O negócio foi assessorado pela equipa de Capital Markets da WORX Real Estate Consultants, mas o nome do comprador e o valor da transação não são divulgados.
Malveira Prime Logistics com 70.000 m2 será concluído em 2026
O Malveira Prime Logistics, uma plataforma logística de última geração com cerca de 70.000 metros quadrados (m2) de área bruta locável, vai ficar concluído no segundo trimestre de 2026, oferecendo ao mercado soluções flexíveis e sustentáveis para responder à crescente procura do setor. Localizado em Mafra, junto à A21 e a 25 minutos de Lisboa, o projeto promete reforçar a capacidade logística da região.
Aviludo terá novo centro logístico na Zona Industrial da Maia
A Aviludo terá um novo centro logístico na Zona Industrial da Maia, um projeto de 10.500 metros quadrados (m2) que pretende aumentar a capacidade de resposta da empresa no Norte e sustentar a sua estratégia de crescimento. A obra, a cargo da Garcia e Garcia, tem um prazo de execução estimado de 12 meses e será desenvolvida em modelo Design & Build.
Imobiliário comercial no país atraiu mais de 1.230 milhões de euros
O imobiliário comercial em Portugal continua a dar sinais de robustez, tendo atraído mais de 1.230 milhões de euros, no primeiro semestre do ano, o que corresponde a um aumento de 76% face ao mesmo período de 2024.
Setor industrial e logística a recuperar e com perspetivas de crescer
O setor industrial e logístico no país registou uma área de ocupação de 129.405 metros quadrados (m2) durante o segundo trimestre de 2025, o que representa um aumento de 68% face ao primeiro trimestre do ano e sinaliza uma recuperação no volume de ocupação após um início de ano moderado.Estas são as
Mercado imobiliário comercial europeu com boas oportunidades de valor
O mercado imobiliário comercial regista oportunidades de valor atrativas em toda a Europa. Esta é a conclusão do recente relatório European Investment Atlas da Cushman & Wakefield (C&W).
Investimento em imobiliário comercial dispara 82% no 1º semestre
O primeiro semestre de 2025 foi o melhor dos últimos cinco anos no que respeita a investimento em imobiliário comercial no país.
Parque industrial em Palmela com 26.000 m2 muda de mãos
É mais um negócio imobiliário que comprova que Portugal continua no radar dos investidores, nomeadamente no segmento comercial. Falamos da aquisição da Quinta da Marquesa, um parque industrial de 26.000 metros quadrados (m2) em Palmela, às portas de Lisboa, que foi comprado pela Patron Capital em parceria com a INBRIGHT. O valor da transação não é divulgado – sabe-se apenas que a transação foi financiada pelo BCP – e o vendedor é um fundo imobiliário português aberto, cujo nome não é divulgado.
Vai nascer um resort de luxo de 60 milhões de euros em Lagos
Vai nascer na Meia Praia, em Lagos (Algarve) – junto à praia –, um resort turístico de cinco estrelas com 158 unidades. A empreitada de construção foi adjudicada à MAP Engenharia e Construção, empresa do MAP Group, e o projeto é promovido pela Sonae Sierra em parceria com a PGIM Real Estate (detida pela seguradora norte-americana Prudential) e IHSP - Iberian Hospitality Solutions, representando um investimento de 60 milhões de euros.
Sustentabilidade é pilar primário no progresso logístico de Portugal
A procura de espaços logísticos em Portugal superou largamente a oferta existente durante o primeiro trimestre de 2025, sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta grande procura tem levado ao aumento dos preços e da concorrência, intensificando também a pressão sobre a disponibilização de infraestruturas modernas e bem localizadas.
Terminal do Porto Business Plaza acolhe maior self-storage do Norte
A cidade Invicta está prestes a receber o maior self-storage do Norte de Portugal, com a instalação da OrangeSpace no Terminal do Porto Business Plaza. O espaço que outrora foi o terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto tem atualmente 4.500 metros quadrados (m2), mas está a ser remodelado para expandir a sua área que, assim, ficará com 6.300 m2.
Logística: investimento no setor mantém-se, mas contexto é desafiante
O setor logístico em Portugal mantém-se resiliente e com intenções claras de investimento em 2025, apesar de estarmos perante um contexto económico e operacional mais desafiante. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Logistics Confidence Index Portugal, desenvolvido pela consultora CBRE. Segundo o mesmo, o índice de confiança dos operadores caiu ligeiramente para 51,7%, menos 2,5% que em 2024, mas o setor continua a demonstrar uma atitude proativa e orientada para o crescimento.