A Câmara Municipal do Porto (CMP) vendeu esta terça-feira (dia 16) o Palacete Pinto Leite por 1,643 milhões de euros em hasta pública a uma empresa de António Oliveira, ex-futebolista e selecionador nacional, e António Moutinho Cardoso, colecionador de arte, que promete criar um “ex-líbris” cultural “aberto à cidade”.
O Palacete Pinto Leite está instalado num terreno de 6.510 m2 e acolheu, até 2008, o Conservatório de Música. Agora foi vendido em hasta pública à Títulos e Narrativas, Lda., depois de sete licitações, disputadas com Young Winds From Funchal, SA, escreve a Lusa.
“São duas pessoas que amam o Porto profundamente e que querem desenvolver um projeto muito digno, aberto à cidade e que a projete em termos culturais. Vamos, com certeza, fazer um ex-líbris que passará a integrar o roteiro cultural”, disse Moutinho Cardoso.
Segundo a Lusa, nem António Oliveira nem Moutinho Cardoso quiseram revelar detalhes sobre a ideia – com “alguns anos” – que vai ser posta em prática no Palacete Pinto Leite, levado a hasta pública por 1,55 milhões de euros.
O imóvel é composto por uma “área total coberta de 930 m2 e uma área total descoberta de 5.580 m2”, refere a autarquia, salientando que o edifício é “composto por uma casa de dois pavimentos com 385 m2 e logradouro com 83 m2" e por uma “casa de quatro pavimentos com 545 m2 e logradouro com 5.497 m2”.
Café “A Brasileira” será um hotel de cinco estrelas
De referir que António Oliveira detém, desde 2012, parte do Fundo Especial de Investimento Imobiliário criado pela CMP para demolir o bairro do Aleixo, no Porto. O ex-futebolista e selecionador nacional adquiriu também em 2013 o edifício do antigo café A Brasileira para ali instalar um hotel.
Segundo o Diário Imobiliário, o hotel A Brasileira, na Rua Sá da Bandeira, abrirá portas no final de 2017. O projeto do novo hotel, assinado pela APEL – Arquitetura, do arquiteto Ginestal Machado, não só preserva os elementos identitários e carismáticos do café A Brasileira como valoriza todo o conjunto do histórico imóvel.
O alojamento terá 90 quartos, um SPA, ginásio, terraço interior com jardim vertical, um “wine bar”, salas de conferências, restaurante com capacidade para 109 pessoas e, claro, o Café A Brasileira.
Para poder comentar deves entrar na tua conta