Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Património do Estado

Últimas notícias sobre "Património do Estado" publicadas em idealista.pt/news

Revive: concurso aberto para a concessão do Mosteiro de Santo André de Rendufe

Está aberto o concurso para concessão do Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares, no âmbito do Programa Revive, por um período de 50 anos. Com uma área total de construção de 5.565 metros quadrados (m2), o investimento estimado para a recuperação e adaptação do imóvel à exploração turística é de 5,5 milhões de euros.

Notícia sobre:

Estado não sabe ao certo quantos imóveis tem, alerta Inspeção-Geral de Finanças

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) desconhece o número de imóveis do Estado que tem sob sua responsabilidade, revela a Inspeção-Geral de Finanças (IGF) numa auditoria à Gestão do Património Imobiliário do Estado. A IGF alerta ainda para insuficiências na gestão dos imóveis do Estado, existindo 4.596 desocupados no final de 2016, e conclui que em cerca de 72% dos mais de 12 mil imóveis registados não constava o Valor Patrimonial Tributário (VPT), entre os quais estão alguns dos maiores hospitais do país.

Notícia sobre:

Governo quer agilizar gestão do património devoluto do Estado pelas autarquias

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública revelou que vai centralizar no seu ministério a competência da gestão de património devoluto do Estado. Alexandra Leitão, que falava, em Castelo Branco, no final de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), no âmbito do Roteiro para a Descentralização, prometeu ainda agilizar os procedimentos.

Notícia sobre:

Quartel do Carmo nos Açores e Convento do Carmo no Alentejo convertidos em hotéis de luxo

Estão assinados os contratos de concessão para a transformação do Quartel do Carmo, na ilha do Faial, nos Açores, e o Convento do Carmo, em Moura, no Alentejo. Os imóveis darão lugar a hotéis 5 estrelas, num investimento estimado de 14 milhões.

Notícia sobre:

Televisão espanhola põe à venda 28 imóveis por 20 milhões no idealista

A Corporación (RTVE) tem à venda 28 imóveis no idealista, entre escritórios, armazéns e até apartamentos, por mais de 20 milhões de euros. São espaços que funcionam como estúdios da rádio e televisão públicas ou que estão arrendados.

Notícia sobre:

Estado tem 4.000 imóveis sem registo

O Estado e várias entidades públicas terão cerca de 4.000 imóveis por registar. Em causa estão, entre outros, prédios rústicos e urbanos que o Estado e outras entidades compraram ou expropriaram e não registaram. Este número não contempla os imóveis das autarquias, que terão também muitos problemas a este nível.

Notícia sobre:

Empresa portuguesa ganha concurso para transformar Convento de São Paulo em hotel

O Convento de São Paulo, em Elvas, que é um dos 30 edifícios históricos do Estado que integra o Programa Revive, vai ser transformado em hotel. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, confirmou ao idealista/news que o “concurso público já está fechado” e que foi decidida “a seleção de uma empresa de um grupo nacional”.

Notícia sobre:

Obras de remodelação: Palácio Nacional de Queluz vai deixar de ser cor-de-rosa e passará a ser azul

Depois de ter sido descoberto que a cor original do Palácio Nacional de Queluz era o azul e de, em agosto do ano passado, se ter avançado com a pintura das fachadas sobre os jardins superiores, iniciou-se agora a nova fase de intervenção nas fachadas viradas para o exterior, entre o Pavilhão D. Maria e o antigo Jardim dos Embrechados, pátios interiores e muros.

Notícia sobre:

Quadros da artista Vieira da Silva trocados por terrenos do Estado

Os herdeiros do colecionador Jorge de Brito, proprietários de seis quadros de Vieira da Silva que se encontram no museu da pintora em Lisboa, chegaram a acordo com o Estado, para trocar as obras por terrenos. Os quadros estão avaliados em 6,6 milhões de euros.

Notícia sobre:

Estado encaixa menos de um milhão de euros com Bolsa Nacional de Terras

O segundo concurso de terras do Estado que levou ao mercado 18 prédios rústicos, num total de 220 hectares, acaba de chegar ao fim. As listas com as propostas candidatas ao arrendamento das propriedades públicas, através da Bolsa Nacional de Terras (BNT) já foram publicadas e, nos próximos meses, serão contratualizadas as operações de cedência dos terrenos agrícolas.

Notícia sobre: