"A reabilitação tem sido o motor de transformação dos centros urbanos"

“A reabilitação urbana tem sido, em todo o país, o motor da transformação dos centros urbanos, independentemente das consequências diversas que ocorreram”. A garantia é dada pela presidente da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP). Mas nem tudo são boas notícias, visto que “o objetivo de tornar a reabilitação urbana como um veículo para preservar o património e os centros antigos (…) tem encontrado obstáculos, nomeadamente ao nível da legislação”. “Continuamos sem ter uma definição correta na lei do termo ‘reabilitação’, que seja a mesma nos diferentes decretos lei”, lamenta Alice Tavares, em entrevista ao idealista/news. 
Antiga estação de comboios de Casével

Revive Natureza: concurso para 8 estações ferroviárias prolongado

O prazo de apresentação das candidaturas aos 8 concursos para atribuição de direitos de exploração turística sobre imóveis do domínio público ferroviário foi prolongado: terminava dia 12 de fevereiro de 2024 e foi prorrogado por dois meses, até dia 12 de abril. Em causa estão oito estações ferroviárias localizadas no Alentejo que podem vir a ganhar uma “nova vida”, no âmbito do Fundo Revive Natueza, quem tem como sociedade gestora a TF Turismo Fundos – SGOIC, S.A.. 

Histórico Palácio de Seteais passa a ser gerido pelo grupo Valverde

O Palácio de Seteais, em Sintra, passou a ser gerido, a partir do dia 1 de janeiro, pelo grupo Valverde, do qual fazem parte o Valverde Lisboa Hotel & Garden, na Avenida da Liberdade (Lisboa), o Valverde Santar Hotel & Spa, em Viseu, e o Condes de Azevedo Palace, no Porto. O palácio, recorde-se, estava a cargo da rede Tivoli, detida pelo grupo Minor/NH, desde 1955.

“Estado tem um enorme volume de imobiliário que não sabe quanto é”

Como aumentar a oferta de casas em Portugal, nomeadamente a preços que possam ser pagos pela classe média portuguesa? A resposta a esta pergunta não será fácil de dar, mas há caminhos a seguir que podem ajudar a encontrar soluções, sendo o elevado custo dos terrenos um dos problemas que existe no país, avisa Francisco Sottomayor. Segundo o CEO da Norfin, o Estado tem também uma palavra a dizer sobre este tema, tendo “um enorme volume de imobiliário que continua a não saber quanto é”. 
Forte de S. João da Cadaveira

Fortes de S. João e S. Pedro em Cascais vão dar lugar a restaurantes

Já é conhecido o “destino” dos fortes de S. João da Cadaveira e S.Pedro, localizados em Cascais. As construções fortificadas vão ser convertidas em restaurantes. Os concursos públicos de concessão destas construções, ao abrigo do programa Revive, foram lançados no final de 2021, com vista à realização de obras e posterior exploração para fins turísticos, e já são conhecidas as empresas vencedoras.
Receita de venda de imóveis do Estado abranda

Imóveis do Estado: Governo acelera rendas acessíveis e trava vendas

A receita proveniente de alienações de património imobiliário do Estado e de institutos públicos em 2022 foi de 420 mil euros, um valor que representa uma queda de 93% face ao ano anterior (6,1 milhões de euros). Uma diminuição que, segundo o Governo, de deve ao facto de “grande parte do património, disponível e em condições de ser alienado, estar a ser afeto à operacionalização de novos instrumentos vocacionados para a sua valorização e ao programa de arrendamento acessível”.
Património imobiliário do Estado passa para o IAPMEI

Estado transfere património imobiliário em Sines para o IAPMEI

A transferência de património imobiliário do Estado para o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, já aprovada pelo Governo, para implementar, em Sines (Setúbal), projetos de interesse estratégico para a economia nacional foi publicada sexta-feira (25 de novembro de 2022) em Diário República.
Governo quer aproveitar o património imobiliário do Estado

“Aproveitar o património devoluto do Estado é fundamental”

“Aproveitar o património devoluto do Estado é fundamental”, nomeadamente para reforçar a oferta do parque habitacional público. A garantia foi dada por Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, ao idealista/news, à margem da sua intervenção no V Congresso da Associação Portuguesa das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), que se realizou dia 11 de novembro no Tagus Park, em Oeiras.