Comentários: 0
Baixa de juros pelo BCE, uma "armadilha" para pequenos investidores?!
GTRES

O cenário de juros muito baixos, nomeadamente nos depósitos, pode criar nos pequenos investidores “desilusão com o rendimento dos produtos tradicionais" e levar "à tomada de riscos inconscientes”, de acordo com o departamento de aconselhamento financeiro da Deco - Associação de Consumidores de Portugal. As taxas de juro das remunerações próximas de zero, podem representar, assim, "uma verdadeira armadilha" para os investidores ao arriscar as poupanças em produtos complexos.

Segundo a informação hoje divulgada pela Proteste Investe, citada pela Lusa, o aconselhamento financeiro daquela associação de defesa do consumidor, o cenário de juros muito baixos, nomeadamente nos depósitos, pode criar nos pequenos investidores “desilusão com o rendimento dos produtos tradicionais" e levar "à tomada de riscos inconscientes”.

A Deco alerta os investidores para que não se deixem “iludir” por produtos mais complexos que ofereçam melhores remunerações, avisando que o “risco pode ser muito elevado e estar disfarçado pela complexidade do produto”, lembrando que “basta uma má decisão para pôr em risco todas as suas economias”.

Qualquer decisão que passe pela aposta em produtos mais complexos, como ações ou outros, frisa a associação, deverá ser tomada de forma consciente e avaliando os riscos.

O BCE anunciou na semana passada que decidiu cortar todas as suas taxas de juro, passando a taxa diretora para 0%, um novo mínimo histórico, e aumentando o valor que os bancos pagam para pôr dinheiro no banco central para 0,4%.

Este reforço da política monetária do BCE, tal como recorda a Lusa, tem como objetivo principal impulsionar a inflação (em níveis historicamente baixos) e também estimular o investimento e, logo, a economia, esperando o BCE que os bancos concedam mais crédito já que os juros que pagam para ter acesso a liquidez são tão baixos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta