Comentários: 3
Chegou a hora do investimento americano? EUA aliciados pelo imobiliário em Portugal
WP diz aos americanos que Cascais é uma das cidades mais atrativos do mundo para viver GTRES

Há uma nova tendência de investimento estrangeiro no mercado imobiliário nacional que começa a ganhar força. Chega do outro lado do Atlântico, mais concretamente dos Estados Unidos da América (EUA). A melhoria da imagem e da notoriedade de Portugal atrai cada vez mais turistas e investidores. Os baixos preços dos imóveis e do custo vs qualidade de vida, face aos daquele país, são outros dos fatores que estão a aliciar os norte-americanos.

“O fluxo de turistas norte–americanos tem vindo a crescer muito e vai ser importante para a economia. Não tenho dúvidas de que a próxima grande onda de investimento em Portugal virá dos Estados Unidos, não só no imobiliário mas também nos negócios. Já percebemos o potencial que existe. A notoriedade que Portugal começa a ter lá é algo que não acontecia há dois anos. E isto não é um detalhe, vai ser mesmo importante”, antecipa, por exemplo, Miguel Poisson, CEO da imobiliária Sotheby’s em Portugal, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

A eleição de Trump como presidente dos EUA também tem feito com que muitos emigrantes estrangeiros nos EUA ou investidores internacionais naquele país "procurem alternativas seguras fora na hora de investir em imobiliário, como é o caso de Portugal" , segundo destaca o presidente da APEMIP, Luís Lima.

Portugal é barato e vive-se bem, diz o Washington Post

Por outro lado, o Washington Post publicou na semana passada um artigo em que anima os norte-americanos a investirem na compra de uma casa em Portugal. Neste caso, destacando Cascais. “Comprar uma casa fora do país não é só para os ricos. Em alguns casos, viver no estrangeiro é mais barato do que viver nos Estados Unidos”, escreve o jornal, destacando que “os preços do imobiliário em Portugal estão entre os mais baixos da Europa”. 

A seleção feita pelo Washington Post (no artigo "Dez cidades atrativas que provam que te podes mudar do país e viver confortavelmente”) não contempla, porém, as cidades mais baratas, mas sim as que “oferecem um bom valor”, ou, se quisermos, uma boa relação qualidade/preço, ou melhor, qualidade de vida/custo de vida. A pesquisa foi feita cruzando informações da International Living, a partir de estudo de visitas aos locais

Cascais é apresentada como sendo “cosmopolita mas relaxada”, e como tendo historicamente crescido de vila piscatória para local frequentado pela alta sociedade depois de D. Luis a ter escolhido como retiro de verão. A partir daí, começaram a ser construídas casas e mansões de luxo.

Entre melhores países do mundo para receber um expatriado

Muitos dos americanos que já decidiram trocar os EUA por Portugal, chegam em grande número, à procura do sol, da gastronomia, da hospitalidade e de uma oportunidade para recomeçar uma vida, contava o Público numa reportagem há umas semanas, relatando casos para fundamentar porque é que Portugal é o melhor país da Europa, e o quinto melhor país do mundo, para receber expatriados, segundo um inquérito da InterNations.

E o perfil de quem chega a Portugal com cidadania norte-americana - e procura casa para viver - é variado, abrindo várias oportunidades no mercado imobiliário português.

Além dos chamados vistos-gold - que conseguem autorização de residência a troco de um investimento mínimo de 500 mil euros em imobiliário - há quem venha para arrendar. Como por exemplo Karen Nipps, uma reformada americana que aos 61 anos decidiu deixar Boston e arrendar um apartamento no Porto, tal como partilhou com o diário português.

Ver comentários (3) / Comentar

3 Comentários:

photosilva
28 Maio 2018, 15:55

barato já não é,e quanto mais investimento estrangeiro haver na imobiliária,,,mais os preços dos negócios, rendas e seus trespasses vão subir, fazendo que a hotelaria suba de preço para rentabilizar as rendas, a decoração dos espaços de bares e restaurantes, os seus trespasses e manutenção de staff e tudo o resto. o staff vai querer ordenados mais altos devido ás suas rendas e á distancia em que vão ser obrigados a viver para terem rendas mais acessíveis,,,os portugueses estão a dar um tiro no seu próprio pé sem saber

silva.rebecca77
28 Maio 2018, 16:09

American have been moving to Portugal for years- Trump has nothing to do with it. Do you think the government here is an improvement over the Trump administration? Hilarious.

sorry rebecca, but mentioning the exit from loads of Americans because of trump seems like a valid point and a good choice, especially if you came across racism, homofobia, segregation, Islamophobia and xenofobia, since that was the big reason behind the trump election campaign. some Hollywood stars did actually leave the country because of him, some business companies did the same, and all this together with the brexit action did somehow helped another countries to place attractive measures for expats and international companies to live in south europe where the sunshine is bright and the beer and grilled fish is still cheap. still

Para poder comentar deves entrar na tua conta