
O mercado de imóveis de luxo continua a crescer, debaixo da mira de investidores nacionais e estrangeiros. Segundo os dados do portal da Luxury Estate em 2017, a procura média para este setor fixou-se nos quase três milhões de euros, no primeiro semestre de 2018. Os portugueses são quem mais procura casas de luxo, seguidos dos brasileiros e franceses.
Dentro do período de tempo analisado, o povo português liderou a procura de imobiliário de luxo, estando disponível para gastar em média 1 milhão e 700 mil euros. Seguem-se os brasileiros, onde o capital disponível de investimento já sobe para 1 milhão e 850 mil euros.
Ainda no pódio encontram-se os franceses, com um capital disponível bastante semelhante ao capital nacional, fixado numa média de 1 milhão e 750 mil euros. Em quarto e quinto lugar, encontram-se os espanhóis e os italianos, com valores disponíveis de investimento de 2 milhões e 400 mil euros e 1 milhão e 350 mil euros, respetivamente.
Algarve, a região onde se gasta mais
O Algarve continua a assumir o papel de região nacional onde a procura é mais altura, e onde os investidores estão disponíveis para gastar mais dinheiro. O capital médio disponível para investir, nesta zona, é de 4 milhões e 700 mil euros.

Lisboa-Cascais é a segunda região mais procurada com um valor de procura fixado nos 2 milhões e 900 mil euros. O Porto arrecada a medalha de bronze, com um valor médio de 1 milhão e 100 mil euros, significativamente inferior às duas zonas mais procuradas.
E quem serão os futuros inquilinos do Algarve? Por ordem de interesse financeiro serão os franceses, portugueses e depois ingleses. Segundo a Luxury Estate os condomínios de luxo e as casas rurais foram as propriedades que mais geraram interesse no sul do país. “Entre penthouses em Lisboa ou palacetes em Cascais, logo atrás dos portugueses, são os franceses e os brasileiros quem mais aprecia estas opções”, refere ainda o portal.

“O clima, a gastronomia e a segurança são sem dúvida grandes atrativos para o aumento do turismo e, consequentemente, para a decisão de compra de uma propriedade de luxo. Do Porto a Faro são várias as possibilidades de escolha para quem procura um imóvel desta categoria e estamos confiantes que Portugal é e continuará a ser um mercado em crescimento no nosso portal”, frisa Silvio Pagliani, fundador da LuxuryEstate, citado em comunicado.
Olhando para a oferta de luxo em todo o portal – que contempla mais de 350.000 imóveis de luxo em 120 países – observa-se que a França tem sido, no último ano e meio, o principal investidor seguido pela Espanha, Alemanha, Itália e, por fim, Brasil.
Para poder comentar deves entrar na tua conta