Desta vez, o fundo imobiliário gerido pela Profile (ex-Banif Gestão Ativos) fez negócio com a gestora de ativos europeia M7 Real Estate por 9 milhões de euros.
Comentários: 0
Imopredial segue com alienações e vendeu Guarda Retail Park - fundo do ex-Banif já dá lucro à Oitante
wikimedia_commons

O Imopredial, um fundo imobiliário gerido pela Profile (ex-Banif Gestão Ativos), vendeu o Guarda Retail Park à gestora de ativos europeia M7 Real Estate por 9 milhões de euros. A estratégia de desinvestimento do fundo - que está a limpar a dívida com a alienação de ativos -, segue e soma, e já está a “dar dinheiro” à participada Oitante.

O Retail Park da Guarda foi alienado em janeiro, de acordo com o relatório e contas de 2018 do Imopredial, citado pelo Negócios. A venda, diz a mesma publicação, contou para os resultados do fundo referentes ao ano passado, ajudando-o a reduzir a dívida para zero. O imóvel, que foi inaugurado em 2009, tem 11.700 metros quadrados (m2), 700 lugares de estacionamento e uma panóplia de lojas de moda, desporto, brinquedos, mobiliário, entre outros.

O relatório anual veio ainda confirmar a continuidade da estratégia de desinvestimento do Imopredial. "Ao longo do exercício de 2019, o Imopredial prosseguirá uma estratégia de desinvestimento em imóveis e sociedades imobiliárias", lê-se no documento, que sublinha a importância da estratégia ser implementada "de forma seletiva". Até dezembro do ano passado, o fundo imobiliário tinha vários ativos em carteira, de que são exemplo o Retail Park do Carregado, o edifício Malhoa, o Centro Empresarial de Alverca, ou o Arquiparque 7.

Oitante já ganha com vendas

A vendas destes imóveis já começam a dar dinheiro à Oitante, que herdou os ativos tóxicos do Banif. Na prática, e depois de ter conseguido limpar a dívida, o Imopredial entrega a totalidade do capital gerado pelos ativos vendidos a esta entidade e aos restantes participantes.

O dinheiro, por sua vez, será usado para amortizar o empréstimo obrigacionista, subscrito pelo Santander Totta e garantido pelo Fundo de Resolução. A Oitante ficou com os créditos problemáticos, imóveis e participações financeiras que pertenciam ao Banif e que o banco liderado à data por António Vieira Monteiro não quis, relembra o Negócios.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta