
Oitante desfaz-se de imóveis herdados de créditos do antigo Banif
A Oitante, veículo que ficou com os ativos do Banif que o Santander não adquiriu em 2015, tem vindo a desfazer-se dos imóveis herdados e, no ano passado, arrecadou 16,9 milhões de euros. Trata-se de um valor que contribuiu para os lucros de 24 milhões de euros da sociedade e que poderá significar, nos próximos anos, dividendos para o acionista único, o Fundo de Resolução (FdR), que foi criado em 2012.

Imobiliário aumenta lucros do veículo que herdou ativos tóxicos do Banif
A Oitante - veículo criado em 2015, para ficar com os imóveis e créditos problemáticos que o Santander Portugal não quis quando comprou o negócio bancário do Banif por 150 milhões de euros - fechou o ano de 2019 com lucros de 34,5 milhões de euros, registando assim um aumento de 3,9%

Altamira está ativa em novos negócios como o co-living - porque há procura de fundos de investimento
O negócio da Altamira está a crescer em Portugal, tendo sob gestão 1,6 mil milhões. Sem levantar o véu sobre futuros negócios, Eduardo Cerqueira, CEO da empresa, revela que a Altamira vendeu recentemente “no Porto um ativo que vai ser transformado em co-living”.

Altamira a crescer em Portugal: “Temos cerca de 1,6 mil milhões sob gestão no país”
A Altamira entrou em Portugal no final de 2017, para fazer a gestão da carteira de crédito malparado e imóveis da Oitante, herdeira do Banif. Mudou entretanto de mãos, tendo sido comprada pela italiana doValue, e gere agora também carteiras de NPLs de outras entidades.

Imopredial segue com alienações e vendeu Guarda Retail Park - fundo do ex-Banif já dá lucro à Oitante
A estratégia de desinvestimento do Imopredial, um fundo imobiliário gerido pela Profile (ex-Banif Gestão Ativos), - que está a limpar a dívida com a alienação de ativos -, segue e soma, e já está a “dar dinheiro” à participada Oitante.

Altamira instala-se no Porto, no edifício Scala
A Altamira Asset Management, empresa que presta serviços de gestão de ativos imobiliários e de créditos, sendo considerado a maior servicer ibérico, vai instalar-se no Porto, no Edifício Scala, num escritório com 400 metros quadrados (m2).
Banif perde licença do BCE e entra em processo de liquidação
O grupo Banif, que foi alvo de uma resolução há cerca de dois anos e meio, tendo sido divido por três entidades – Santander Totta, Oitante e Banif –, perdeu a autorização para o exercício da atividade bancária, depois da sua licença de operação ter sido revogada pelo Banco Central Europeu (BCE). Segue-se o processo de liquidação.
Altamira pede luz ver à AdC para comprar negócio imobiliário do ex-Banif
É o passo final que falta dar para que se concretize a compra do negócio imobiliário do antigo Banif em Portugal pela Altamira: luz verde da operação pelos reguladores. E a Autoridade da Concorrência acaba de ser notificada pela Proteus - sociedade dependente do banco Santander e do fundo Apollo - da sua intenção em ficar com a Gestão de Créditos e Ativos Imobiliários da Oitante. Depois disso, falta o "sim" da CMVM e do Banco de Portugal.
Banif Imobiliária reduz capital de 100 milhões para 50.000 euros
A empresa da área imobiliária do Banif, que está no veículo Oitante, realizou uma redução da quase totalidade do seu capital, de forma a cobrir prejuízos. A redução de capital da Banif Imobiliária foi de 99,95 milhões de euros, segundo foi deliberado a 27 de outubro, de acordo com uma publicação no portal da Justiça. Depois desta redução, o capital da empresa fixou-se em 50.000 euros.

Fundo de investimento imobiliário do Banif Gestão de Ativos vende edifício Rock One
Um fundo de investimento imobiliário gerido pelo Banif Gestão de Ativos vendeu o edifício Rock One, no Parque das Nações (Lisboa), a um Investidor do Médio Oriente. O negócio foi concluído no final do ano passado.
Montepio exige 20 milhões de euros do fundo de investimento imobiliário Lusíadas
Três dias antes do anúncio da resolução do Banif, com a venda ao Santander Totta, a Caixa Económica Montepio Geral avançou com um processo judicial contra o banco, no âmbito do qual reclama o reembolso de 20,3 milhões de euros, relacionados com um fundo de investimento imobiliário.
Banif na mira do Ministério Público
O Ministério Público está a analisar "os elementos que têm vindo a público relacionados com a situação do Banif". O Governo e o Banco de Portugal optaram no domingo por vender o Banif ao Santander Totta, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco, cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação.

Santander Totta é o novo dono do Banif: que ganham e perdem clientes e contribuintes?
O Santander Totta é a partir de hoje o novo dono do Banif, tornando-se no segundo maior banco privado a operar em Portugal. A entidade pagou 150 milhões de euros pelos balcões do Banif e outros negócios bons, que o Estado português estava a tentar vender. A fatura da intervenção pública no banco totaliza, para já, 2.930 milhões para os contribuintes e o primeiro-ministro garante que não irá superar este valor.

Banif: guia para entenderes o que está em causa
O Governo e a administração do Banif estão a dar o tudo por tudo para conseguir, à pressa, uma solução que viabilize a instituição financeira. O objetivo é conseguir proteger os interesses dos depositantes e dos contribuintes ao mesmo tempo.
Banif negoceia venda de crédito imobiliário para pagar dívida de 125 milhões de euros ao Estado
O Banif está a tentar vender carteiras de crédito imobiliário e outros ativos para conseguir liquidar os 125 milhões de euros da última tranche dos 'CoCos', que já devia ter sido paga ao Estado no ano passado. Além disso, o Estado tem outros 700 milhões para recuperar no Banif, relativos às ações especiais detidas pelo Tesouro.

Crédito à habitação: Novo Banco, Banif e Popular aderem à moda de redução de spreads
Apenas quatro bancos, BPI, Montepio, BBVA e BIC (num total de 13), ainda não aderiram à nova vaga de redução de spreads registada desde o início do ano. Agora é a vez de o Novo Banco, Banif e Banco Popular alterarem o seu preçário no crédito à habitação. As alterações estão em vigor já este mês de abril.
BCE engorda poderes e passa a mandar mais nos bancos centrais nacionais
O "super Mario" não pára. Agora está a preparar-se para fazer do Banco Central Europeu (BCE) o único supervisor. Com mais poderes, o BCE vai, a partir do próximo dia 4 de novembro, poder passar a exigir aos bancos da zona euro que cortem nos dividendos, nos salários e usem os seus lucros para reforçarem as bases de capital, por exemplo.

Casas de bancos: para vender, instituições dão dinheiro para obras e decoração e pagam contas de água ou luz
Os bancos querem, a todo o custo e com rapidez, continuar a "limpar" as casas que têm no balanço, "herdadas" de clientes que não pagaram os empréstimos. Para isso, não apenas dão spreads mais baixos e isentam de comissões os créditos à habitação, como dão dinheiro para obras, decorar a casa ou até pagar despesas como água e luz.

O que é um aumento de capital?
O Millennium bcp anunciou ontem um aumento de capital de 2.250 milhões de euros. O BES fez o seu aumento de capital de 1.045 milhões de euros no início deste mês, o BES Investimento ambiciona vir a fazer o mesmo e o Banif realizou quatro aumentos de capital no segundo semestre de 2013.

Rumores do dia
Marcas jogam campeonato da visibilidade no Mundial: Cada golo é mais do que uma celebração de alegria. A cada vitória da equipa das Quinas as marcas patrocinadoras chegam mais longe na competição. E avançar até às meias-finais deverá render-lhes um valor recorde de 150 milhões de euros, só em espaço mediático pelo seu apoio à Seleção nacional de futebol. (Jornal de Negócios)

Bancos já cortaram mais de mil postos de trabalho
O processo de reestruturação do setor financeiro português provocou, no ano passado, o encerramento de mais de duas centenas de balcões e a eliminação de mais de mil postos de trabalho.De acordo com o site Dinheiro Vivo, só os cinco maiores bancos portugueses fecharam 235 agências e reduziram 1243 t

Banif arrecada 150 milhões com venda de imóveis
O Banif vendeu, no ano passado, 150 milhões de euros em carteira de imóveis, um processo que faz parte da estratégia do banco de redução da exposição ao setor imobiliário e consequente libertação de capital.Segundo o Diário Económico, esta estratégia foi definida pela gestão de Jorge Tomé como uma d

rumores
costa diz que ps ainda não é alternativa ao governo: antónio costa considera que o partido socialista não é uma alternativa imediata e clara ao actual governo.no programa quadratura do círculo da sic notícias, o autarca reeleito com votação reforçada, diz que esta ideia traduz-se em várias questões

programa revitalizar ajuda pme com 220 milhões de euros
o programa revitalizar vai disponibilizar, a partir de hoje (dia 27), 220 milhões de euros para ajudar à capitalização de pequenas e médias empresas (pme).

rumores
ajudas estatais custam 300 milhões aos bancos: os bancos portugueses viveram o pior primeiro semestre de sempre, com os prejuízos a superarem os mil milhões de euros e viram a factura com a ajuda estatal a pesar nas suas contas.