Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banca

Últimas notícias sobre "Banca" publicadas em idealista.pt/news

Bancos continuam a abrir a torneira do crédito à habitação em plena pandemia

O 'stock' dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares para efeitos de crédito à habitação voltou a subir em outubro, em plena pandemia, para 94.237 milhões de euros. Trata-se do valor mais elevado desde fevereiro de 2017 e acima dos 93.998 milhões de euros de setembro e dos 93.309 milhões de euros de outubro de 2019. Os dados são do Banco de Portugal (BdP) e revelam que o conjunto total de financiamentos aos particulares aumentou para quase 120.042 milhões de euros, o valor mais elevado desde novembro de 2015.

Notícia sobre:

Portugueses vão menos ao banco em tempos de pandemia – e usam mais o telemóvel

O ‘mobile’ é o canal bancário que mais cresce em Portugal, com mais 7,3% que há 12 meses e mais 16,7% que há 24 meses. Em causa estão dados mensais do estudo Basef Banca da Marktest, que mostram que a ida ao banco em tempos de pandemia de Covid-19 está a perder “terreno”.

Notícia sobre:

Taxas de juro negativas nos empréstimos da casa até 2030 - por causa da Covid-19

As taxas Euribor – as mais usadas em Portugal para efeitos de concessão de crédito à habitação – continuam em queda e em terreno negativo, um cenário que se deverá prolongar por mais alguns anos, até 2030, devido à crise pandémica da Covid-19. Esta é, pelo menos, a previsão de alguns dos intervenientes do setor financeiro. E é uma boa notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa, já que a prestação continará a baixar – ou pelo menos não tenderá a aumentar.

Notícia sobre:

Portugal é o rei da Europa no peso das moratórias no crédito total concedido pelos bancos

Entre 27 de março e final de agosto, os bancos receberam pedidos para moratórias relativas a 787.807 contratos de crédito, tendo sido aplicada esta medida a 726.996 contratos – a maioria dos empréstimos abrangidos pelas moratórias (42,9%) são relativos a financiamentos para habitação própria permanente e outros créditos hipotecários. Números que fazem com que os bancos nacionais sejam, à escala europeia, os que têm a maior proporção de moratórias em relação ao crédito total: representam perto de 22% do crédito, mostra o relatório da DBRS.

Notícia sobre:

Há quase 727 mil créditos com moratória e maioria (42,9%) é relativa a empréstimos da casa

Entre 27 de março e final de agosto, os bancos receberam pedidos para moratórias relativas a 787.807 contratos de crédito, tendo sido aplicada esta medida a 726.996 contratos, divulgou o Banco de Portugal (BdP) na Sinopse de Supervisão Comportamental. De referir que a maioria dos contratos de crédito abrangidos pelas moratórias (42,9%) são relativos a empréstimos para habitação própria permanente e outros créditos hipotecários.

Notícia sobre:

"Guerra dos spreads" ao rubro: BPI e Crédito Agrícola entram na “corrida”

A guerra de spreads no crédito à habitação soma e segue – e tudo para tentar atrair clientes e dar mais empréstimos para a compra de casa em Portugal. Os mais recentes candidatos, que agora também se juntaram à “corrida”, são o BPI e o Crédito Agrícola: ambos decidiram rever em baixa as suas margens mínimas para 1,1% nos preçários de outubro, segundo a informação que consta nos sites dos respetivos bancos.

Notícia sobre:

Moratórias: é possível desistir mas banco tem de ser avisado com 30 dias de antecedência

O prazo para aderir às moratórias bancárias, que permitem suspender o pagamento das prestações dos créditos, nomeadamente à habitação, termina esta sexta-feira (30 de setembro de 2020), tendo o Governo decidido prolongar as respetivas moratórias por mais seis meses, até final de setembro de 2021. Sabe-se agora que os beneficiários podem deixar este regime a qualquer momento, desde que avisem os bancos com um mês de antecedência. 

Notícia sobre:

Taxas Euribor continuarão em mínimos mas impacto económico é insuficiente, dizem os analistas

As taxas de juro Euribor – as mais usadas em Portugal para efeitos de concessão de crédito à habitação – devem continuar ancoradas em valores perto de 0% nos próximos anos, segundo analistas contactados pela Lusa, mas o impacto económico é insuficiente e permanece o temor de “japonização” da economia europeia.

Notícia sobre:

BCP prepara venda de carteiras de ativos problemáticos no valor de 750 milhões

O banco Millennium bcp, liderado por Miguel Maya, está a preparar a venda de dois portfólios de ativos problemáticos com um valor global de cerca de 750 milhões de euros. Em causa estão duas carteiras de ativos tóxicos, uma de crédito malparado de 300 milhões e outra de dívida ‘corporate’ e imobiliário de 450 milhões. 

Notícia sobre:

Há 16 anos (desde 2004) que não havia tantos portugueses com conta jovem

Entre janeiro e junho de 2020, havia em Portugal 1.171 mil possuidores de conta jovem, um valor que corresponde a 14,7% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos que possuem conta bancária. É preciso recuar 16 anos, até 2004, para encontrar um número maior que o verificado no primeiro semestre deste ano.

Notícia sobre: