Banca
Últimas notícias sobre "Banca" publicadas em idealista.pt/news
Moratórias privadas de crédito à habitação terminam em março – milhares de famílias afetadas
As moratórias privadas de crédito à habitação criadas pelos bancos vão terminar a 31 de março de 2021, ao contrário das moratórias públicas ou do Estado, que foram prolongadas até 30 de setembro. Com o prazo a apertar, as instituições bancárias estão a começar a contactar os clientes para renegociar pagamento dos empréstimos, sendo a reestruturação dos mesmos uma das soluções para quem não conseguir retomar os pagamentos.
Novo Banco vende mais de 1.700 milhões de euros em imóveis em quatro anos
O Novo Banco tinha uma carteira imobiliária no valor de 2.670 milhões de euros, em termos líquidos, em dezembro de 2016, mas libertou-se de cerca de 1.700 milhões de euros entretanto, ou seja, até final de 2020, período durante o qual implementou um plano de reestruturação, imposto pelas autoridades europeias.
‘Stock’ do crédito às famílias atinge máximo de cinco anos alavancado pelos empréstimos da casa
O 'stock' dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares/famílias ascendia no final de dezembro de 2020 a 120.751,4 milhões de euros, mais que em novembro (120.515,5 milhões de euros) e que no período homólogo (118.829,3 milhões de euros), sendo preciso recuar até julho de 2015 para encontrar um valor mais elevado. Um montante, de resto, alavancado pelo crédito à habitação, visto que o total de empréstimos concedidos a particulares para este efeito aumentou para 95.041 milhões de euros. Em causa estão dados do Banco de Portugal (BdP).
Caixa Geral de Depósitos está a mudar: terá menos 75% das participadas
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a mudar. Com Paulo Macedo na liderança, melhorou a sua rentabilidade e regressou aos dividendos, tendo “pelo meio” eliminado custos, reduzindo a sua estrutura. O banco estatal vai passar de ter cerca de 80 entidades consolidadas para pouco mais de 20 no final deste processo, o que significa um corte de 75%. Será uma poupança “de alguns milhões de euros”, segundo a entidade.
Bancos continuam a abrir a torneira do crédito à habitação em plena pandemia
O 'stock' dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares para efeitos de crédito à habitação voltou a subir em outubro, em plena pandemia, para 94.237 milhões de euros. Trata-se do valor mais elevado desde fevereiro de 2017 e acima dos 93.998 milhões de euros de setembro e dos 93.309 milhões de euros de outubro de 2019. Os dados são do Banco de Portugal (BdP) e revelam que o conjunto total de financiamentos aos particulares aumentou para quase 120.042 milhões de euros, o valor mais elevado desde novembro de 2015.
Portugueses vão menos ao banco em tempos de pandemia – e usam mais o telemóvel
O ‘mobile’ é o canal bancário que mais cresce em Portugal, com mais 7,3% que há 12 meses e mais 16,7% que há 24 meses. Em causa estão dados mensais do estudo Basef Banca da Marktest, que mostram que a ida ao banco em tempos de pandemia de Covid-19 está a perder “terreno”.
Taxas de juro negativas nos empréstimos da casa até 2030 - por causa da Covid-19
As taxas Euribor – as mais usadas em Portugal para efeitos de concessão de crédito à habitação – continuam em queda e em terreno negativo, um cenário que se deverá prolongar por mais alguns anos, até 2030, devido à crise pandémica da Covid-19. Esta é, pelo menos, a previsão de alguns dos intervenientes do setor financeiro. E é uma boa notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa, já que a prestação continará a baixar – ou pelo menos não tenderá a aumentar.