Crédito malparado em Portugal

Crédito malparado em Portugal tem uma das maiores reduções da Europa

O crédito malparado na Europa caiu 1,3% entre o verão de 2023 e o mesmo período do ano anterior. E Portugal foi um dos países europeus com melhor desempenho na redução de crédito malparado último ano. O sistema financeiro nacional contabilizou 5.600 milhões de crédito em incumprimento no terceiro trimestre de 2023, menos 22% face aos 7.200 milhões registados registados no mesmo período do ano anterior, conclui um estudo da Prime Yield. Esta redução do volume de crédito malparado no sistema financeiro português explica também o facto de haver menos ativos deste tipo à venda. Mas o mercado deverá animar em 2024
Banca exposta ao imobiliário comercial

Banca europeia tem exposição “limitada” ao imobiliário comercial

Na Europa, assistiu-se a um arrefecimento do investimento em imobiliário comercial ao longo de 2023 muito por culpa do agravamento da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), bem como pela massificação do teletrabalho que impactou o mercado de escritórios. Mas, segundo Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, a banca europeia tem hoje uma exposição “limitada” ao imobiliário comercial, muito embora admita que há a necessidade de monitorizar a situação de perto.
Crédito a empresas de construção

Crédito a empresas de construção vai ser mais restrito em 2024

As empresas têm vindo a reduzir a procura por crédito, não só devido aos elevados juros, mas também por sentirem uma menor necessidade de financiamento. Mas se até agora os critérios de concessão de crédito para empresas não tiveram alterações, no futuro poderá ser diferente, já que o Banco de Portugal (BdP) alerta que os critérios de concessão de crédito para empresas da construção e imobiliário deverão ser mais restritivos, pelo menos, até junho de 2024.
Bancos mais rentáveis da Europa

Bancos portugueses no top 5 dos mais rentáveis da Europa

A rentabilidade dos capitais próprios (ROE, return on equity) foi, na última década, um dos calcanhares de Aquiles da banca portuguesa. Um cenário que mudou de figura em 2023, com a subida das taxas de juro a fazer disparar as receitas. Dados recentes do Banco Central Europeu (BCE), relativos ao segundo trimestre do ano, mostram que os bancos portugueses integram o top cinco dos mais rentáveis da Europa, com o ROE a atingir 14,99%, encontrando-se acima do valor de referência que o setor tem como base para o custo de capital (10%).
Pagamento de comissões bancárias

Bancos podem cobrar comissões em contas antigas e sem movimento?

O processo de abrir ou ter uma conta bancária começa muito cedo para muitas pessoas, nomeadamente na juventude. Acontece que os anos passam e a conta em causa fica por vezes “esquecida” e sem saldo, com os contribuintes a optarem inclusive por abrir conta noutras entidades que não a que escolheram há anos. Poderá o banco cobrar comissões de manutenção nestas contas que não têm movimento há anos? Explicamos tudo sobre este tema no artigo deste semana da Deco Alerta.