Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banca

Últimas notícias sobre "Banca" publicadas em idealista.pt/news

Há oito banqueiros portugueses a ganhar mais de um milhão

Houve 4.859 banqueiros na Europa a receber mais de 1 milhão de euros em 2017. Oito deles estão em Portugal, de acordo com Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Notícia sobre:

Há 20 anos que não havia tão poucos balcões de bancos em Portugal

Em 2016 havia em Portugal 4.447 dependências bancárias de 21 instituições. É o valor mais baixo dos últimos 20 anos. A CGD é o banco de maior dispersão regional, estando presente em todos os concelhos do país.

Notícia sobre:

Guerra ao rubro no crédito à habitação: "Há margem para cortar ainda mais" nos spreads

Com o Bankinter a oferecer o spread mínimo mais baixo (1%) do mercado nacional de crédito à habitação, logo seguido pelo Banco CTT (1,10%), a guerra entre os bancos está cada vez mais renhida. Agora, o BPI veio anunciar a descida desta margem para 1,25%, igualando a oferta dos concorrentes BCP, Novo Banco e Santander Totta, e deixando para trás a CGD. Desde 2015, o spread médio nos empréstimos para a compra de casa já caiu mais de 34% e há margem para ofertas ainda mais competitivas, com preços mais baixos ao longo deste ano.

Notícia sobre:
Luca Dugaro/Unsplash

Avaliação bancária de casas em máximos de 2008: está nos 1.220 euros por m2

O valor médio de avaliação bancária em Portugal atingiu os 1.220 euros por metro quadrado (m2) em dezembro, mais cinco euros que no mês anterior e mais 70 euros (6,1%) que no período homólogo. Segundo o INE, o valor está a subir há 21 meses consecutivos – desde abril de 2017 – e encontra-se em máximos de 2008.

Notícia sobre:

Crédito para a compra de casa volta a acelerar

A concessão de crédito à habitação continua a acelerar. Em novembro do ano passado os bancos concederam 822 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal. Trata-se de uma subida de cinco milhões face a outubro e de mais de 30 milhões em relação a setembro.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas está a subir há 20 meses consecutivos

O valor médio de avaliação bancária em Portugal atingiu os 1.215 euros por metro quadrado (m2) em novembro, mais três euros (0,2%) que no mês anterior e mais 71 euros (6,2%) que no período homólogo. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor está a subir há 20 meses seguidos – desde abril de 2017 – e encontra-se em máximos de 2008.

Notícia sobre:

Torneira do crédito à habitação continua aberta

“Crédito à habitação: Um ano de euforia, mas calma para 2018…”. Foi assim, com este “recado”, que entramos em 2018. O ano que agora está prestes a terminar voltou a ser muito fértil em notícias relacionadas com empréstimos pedidos ao banco para efeitos de compra de casa, que atingiram máximos de 2010. E há novas regras “em jogo” que importa recordar, bem como uma nova Euribor a chegar, a ESTER.

Notícia sobre:

Quanto é que o Estado gasta com cada banco?

Ao longo da última década o Estado injetou quase 17 mil milhões de euros na banca nacional. A CGD foi quem deu mais prejuízo aos cofres portugueses: cerca de 5.535 milhões de euros. Mas a lista é longa. BES, BPN, Banif e BPP são outros dos exemplos que ajudaram a “engordar” a fatura que a banca passou aos contribuintes.

Notícia sobre:

Os riscos que assombram o imobiliário e a banca em Portugal

O imobiliário - e correlacionadamente, a banca - é um dos setores que mais tem beneficiado do investimento estrangeiro e da fama que Portugal goza hoje em dia no exterior. Mas isto tem riscos. E não são poucos.

Notícia sobre:

Crédito à habitação em queda: bancos “só” emprestaram 810 milhões em agosto

Os bancos concederam 810 milhões de euros para a compra de casa em agosto, menos que os 919 milhões emprestados no mês anterior – em julho também se registou um recuo face a junho –, mas mais 100 milhões que o valor financiado no período homólogo, segundo dados do Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre: