Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banca

Últimas notícias sobre "Banca" publicadas em idealista.pt/news

Taxas de juro no crédito à habitação sobem há seis meses

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou em maio pelo sexto mês consecutivo, passando dos 1,073% de abril para 1,080%, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Seis bancos têm à venda quase 24 mil imóveis por 4,3 mil milhões de euros

Os preços das casas dispararam nos últimos tempos, apesar de o mercado estar a dar sinais de abrandamento, e é preciso aumentar a oferta de imóveis. Seis dos maiores bancos portugueses têm ainda em carteira quase 24 mil imóveis para vender, na maioria casas.

Notícia sobre:

Estado recuperou 5,4 dos 23,8 milhões que injetou na banca desde 2007

Ao longo dos últimos 12 anos o Estado injetou 23,8 mil milhões de euros na banca nacional. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi quem deu mais prejuízo aos cofres portugueses: o banco público recebeu do Estado um total de 6.250 milhões de euros.

Notícia sobre:

Que bancos têm mais caixas multibanco e quanto ganham com elas?

O Santander Totta é o banco com mais caixas de ATM (1.441), sendo seguido por Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Crédito Agrícola, que têm 1.361 e 1.307, respetivamente. A encerrar o top 10 encontra-se o banco BIC, que tem apenas 179 caixas multibanco. 

Notícia sobre:

Há oito banqueiros portugueses a ganhar mais de um milhão

Houve 4.859 banqueiros na Europa a receber mais de 1 milhão de euros em 2017. Oito deles estão em Portugal, de acordo com Autoridade Bancária Europeia (EBA).

Notícia sobre:

Há 20 anos que não havia tão poucos balcões de bancos em Portugal

Em 2016 havia em Portugal 4.447 dependências bancárias de 21 instituições. É o valor mais baixo dos últimos 20 anos. A CGD é o banco de maior dispersão regional, estando presente em todos os concelhos do país.

Notícia sobre:

Guerra ao rubro no crédito à habitação: "Há margem para cortar ainda mais" nos spreads

Com o Bankinter a oferecer o spread mínimo mais baixo (1%) do mercado nacional de crédito à habitação, logo seguido pelo Banco CTT (1,10%), a guerra entre os bancos está cada vez mais renhida. Agora, o BPI veio anunciar a descida desta margem para 1,25%, igualando a oferta dos concorrentes BCP, Novo Banco e Santander Totta, e deixando para trás a CGD. Desde 2015, o spread médio nos empréstimos para a compra de casa já caiu mais de 34% e há margem para ofertas ainda mais competitivas, com preços mais baixos ao longo deste ano.

Notícia sobre:
Luca Dugaro/Unsplash

Avaliação bancária de casas em máximos de 2008: está nos 1.220 euros por m2

O valor médio de avaliação bancária em Portugal atingiu os 1.220 euros por metro quadrado (m2) em dezembro, mais cinco euros que no mês anterior e mais 70 euros (6,1%) que no período homólogo. Segundo o INE, o valor está a subir há 21 meses consecutivos – desde abril de 2017 – e encontra-se em máximos de 2008.

Notícia sobre:

Crédito para a compra de casa volta a acelerar

A concessão de crédito à habitação continua a acelerar. Em novembro do ano passado os bancos concederam 822 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal. Trata-se de uma subida de cinco milhões face a outubro e de mais de 30 milhões em relação a setembro.

Notícia sobre:

Avaliação bancária de casas está a subir há 20 meses consecutivos

O valor médio de avaliação bancária em Portugal atingiu os 1.215 euros por metro quadrado (m2) em novembro, mais três euros (0,2%) que no mês anterior e mais 71 euros (6,2%) que no período homólogo. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor está a subir há 20 meses seguidos – desde abril de 2017 – e encontra-se em máximos de 2008.

Notícia sobre: