O Governo lançou o concurso público para grupos privados poderem concessionar o imóvel, em Ílhavo, para fins turísticos, ao abrigo do Revive.
Comentários: 0
Forte da Barra de Aveiro com “luz verde” para ser transformado em hotel
wikimedia_commons

Edificado no século XVII, e classificado como imóvel de interesse público, o Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo, que goza de uma localização privilegiada, será concessionado por 50 anos para exploração com fins turísticos, ao abrigo do programa Revive. O Governo lançou o concurso público no final de janeiro e está a receber propostas até 4 de maio de 2020.

O Forte será concessionado a privados por um período de 50 anos, para exploração com fins turísticos (estabelecimento hoteleiro, como cerca de 50 quartos, alojamento local ou outro projeto de vocação turística), com a renda mínima anual de 6.444 euros. É o 21º imóvel com concurso lançado no âmbito do programa Revive, destinado à recuperação e requalificação de património histórico do Estado sem uso.

O edifício foi contruído no período pós-Restauração. Em meados do século XIX, a fortaleza perdeu importância defensiva e estratégica, sendo desativada das suas funções militares. Ainda serviu de local de orientação para entrada de barcos na Barra de Aveiro, perdendo essa função com a construção do Farol da Barra, lê-se no site do Revive. 

Classificado como imóvel de interesse público, o Forte da Barra de Aveiro tem uma localização privilegiada, sobre a foz do rio Vouga, em pleno Porto de Aveiro, na ilha da Mó de Baixo, e uma área de 3.709 (m2).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta