Garantia dada pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.
Comentários: 0
Açores: obras de requalificação do Porto de Pipas (Angra do Heroísmo) custam 14 milhões
Carlos Luis Cruz (talk) via Wikipedia
Lusa

O Porto de Pipas, em Angra do Heroísmo, vai ter obras de requalificação no valor de 14 milhões de euros, que irão representar uma “significativa melhoria das condições de operacionalidade”, disse o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro. 

O responsável falava na cerimónia do lançamento da primeira pedra da empreitada do porto, que prevê a construção da rampa para navios ‘ro-ro’ (‘roll-on – rol-off’, em que a carga é rodada ou carregada a bordo em veículos ou plataformas equipadas com rodas) e ferry, além do aumento do cais, escreve a Lusa.

Segundo Vasco Cordeiro, o aumento do cais irá permitir “fortalecer aquela que já é uma prática atual”, a utilização daquele porto como escala para cruzeiros temáticos. A construção de uma rampa ‘ro-ro’ vai dotar o porto de uma “nova funcionalidade”, uma vez que irá permitir a operação dos navios da Atlânticoline (empresa pública de transporte marítimo), podendo o transporte de passageiros e de viaturas ser realizado “em toda a sua plenitude”, explicou.

O presidente do Governo Regional dos Açores adiantou que “fortalecer as condições de afirmação” da ilha, “desde logo no transporte marítimo de passageiros e de viaturas”, é também uma “maneira de fortalecer a coesão entre todas as ilhas da região”. “Este investimento é, pois, um sinal e um sinal claro de melhoria da funcionalidade deste porto e da criação de novas áreas de afirmação”, afirmou.

Ao valor de 14 milhões de euros será somado um investimento de quatro milhões, destinado a aumentar as “condições de segurança” e a cobrir prejuízos provocados pela passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, em outubro de 2019, que provocou cerca de 330 milhões de euros de prejuízos, sendo 85% deste valor assumido pelo Governo nacional.

O presidente do Governo dos Açores destacou que, nos últimos quatro anos, entre obras concluídas, a decorrer ou lançadas, foram direcionados 28 milhões de euros para a requalificação de “infraestruturas portarias” na ilha Terceira.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta