
A Casa de Santo António do Buraquinho, construída em 1763 e localizada em Ponte da Barca (Viana do Castelo), vai reabrir ao público dia 7 de dezembro de 2021 como espaço de história, artes, cultura e literatura, após uma requalificação de quase 700 mil euros: o valor da empreitada ascendeu a 663.856,22 euros.
"A abertura do espaço, totalmente renovado e equipado, irá prestar ao público um serviço de qualidade e proximidade que era há muito almejado no município. A Casa de Santo António do Buraquinho é um edifício do município predestinado para tudo o que envolva a história, as artes, a cultura e a literatura”, disse o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, em declarações à Lusa.
Segundo o autarca, "o edifício foi objeto de uma intervenção profunda ao nível da construção civil e outras especialidades que o dotaram das melhores e mais recentes tecnologias e equipamentos de apoio às atividades que irá acolher".
O "auditório municipal, com capacidade para 101 pessoas, está equipado com palco, camarim e cinema”, acrescentou, salientando que as "salas de exposições permitem a realização de mostras de escultura, pintura, etnografia, sendo que a sala mais pequena permite a realização de ‘workshops’ e formação". O edifício foi ainda dotado de café/bar, para apoio a todas valências, sendo que no piso térreo está instalado o arquivo municipal.
O imóvel, situado em pelo centro histórico de Ponte da Barca, foi adquirido pela Câmara Municipal em 1979 e em meados dos anos 80 foi intervencionado com projeto da autoria do arquiteto José Lamas.
*Com Lusa
Para poder comentar deves entrar na tua conta