Em fevereiro, o valor líquido global dos OII foi de 11 147,7 milhões de euros, mais que no período homólogo (10 119,7 milhões).
Comentários: 0
Valor líquido global dos fundos imobiliários aumenta 10,2% num ano
ECO

O valor líquido global da carteira dos fundos de investimento imobiliário – dos Organismos de Investimento Imobiliário (OII) – acumulou um crescimento de 10,2% nos últimos 12 meses, entre fevereiro de 2023 e o mesmo mês do ano passado. No mês em causa, os 205 fundos imobiliários associados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) tinham sob gestão 11,2 mil milhões de euros. 

“Em 28 de fevereiro de 2023, o valor do património imobiliário detido por OII, que inclui imóveis, participações em Sociedades Imobiliárias e Unidades de Participação de OII, ascendeu a 12 438,5 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 0,1% em relação a janeiro de 2023. Desde o final de 2022, verifica-se uma redução de 0,1% enquanto que, nos últimos 12 meses, se verificou uma subida de 17,6%”, lê-se no site da APFIPP.

Segundo a entidade, “na mesma data, o valor líquido global dos OII ascendeu a 11 147,7 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 0,3% em relação a janeiro de 2023”. “Desde o final de 2022, verifica-se um aumento de 0,2% enquanto que, nos últimos 12 meses, se verificou um crescimento de 10,2%”, acrescenta a associação. 

Valor gerido por fundos de investimento imobiliário aumenta num ano
APFIPP

A mesma fonte adianta ainda que foram constituídos, em fevereiro, dois novos OII: o Pestana Properties - SICAFI Especial e o JFRM Investimentos – SICAFI. “Neste período, verificou-se, ainda, a saída da amostra do fundo Marathon - FIIF, em resultado da transferência da gestão, ocorrida no mês, da Silvip para a Civilria Gestão de Ativos. Assim, o número de OII em atividade, incluídos nesta publicação, aumentou para 205, mais um que em janeiro de 2023”, explica. 

A APFIPP revela também que o fundo CA Imobiliário – FEIIA, que era gerido pela Square Asset Management, passou a ser gerido pela Crédito Agrícola Gest. Também a administração da SICAFI Krep Portugal – SICAFI mudou de mãos, tendo passado da Insula Capital para a LYNX Asset Managers.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta