Transações de IDE no imobiliário aumentaram, no segundo trimestre, para 892,8 milhões de euros, mais 30% que no primeiro.
Comentários: 0
IDE no imobiliário
Freepik

Num contexto económico, social e político incerto, o setor imobiliário ficou em alerta e foi deixando alguns negócios cair ou em stand-by, depois de o anterior Governo socialista de António Costa ter decidido acabar com os vistos gold em Portugal. Os dados mostram que o número de transações estavam em quebra, traduzindo-se num abrandamento do valor total do investimento direto estrangeiro (IDE) no imobiliário. Mas este cenário começou a mudar desde que o Executivo da AD, liderado por Luís Montenegro, na campanha eleitoral anunciou a intenção de retomar o programa dos golden visa. E os últimos dados do Banco de Portugal, mostram que as operações retomaram força e atingiram mesmo um dos valores mais elevados de sempre, entre abril e junho.

Em concreto, as transações de IDE no imobiliário português aumentaram, no segundo trimestre, para 892,8 milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 30% face aos primeiros três meses do ano, segundo escreve o Negócios, com base nos dados do Banco de Portugal, atualizados na semana passada.

investimento estrangeiro no imobiliário
idealista/news

Este é o quarto valor mais elevado desde o início de 2008 (início histórico dos registos), depois de o valor das transferências de investidores estrangeiros no imobiliário ter atingido um recorde no terceiro trimestre de 2023, o último trimestre completo até ao fim do acesso a autorizações de residência por investimento – ou vistos gold – por via da aquisição de imóveis, acrescenta o mesmo meio.

O valor das transferências de investidores internacionais para o setor imobiliário entre abril e junho corresponde a cerca de 30% do total de investimento direto estrangeiro registado no mesmo período (3,1 mil milhões).

Com a nova subida no IDE no imobiliário, o “stock” acumulado no setor atingiu um novo máximo histórico, nos 32,9 mil milhões de euros. Já “stock” acumulado total de IDE em Portugal subiu para 183,9 mil milhões no segundo trimestre. Desse, 18% está em imobiliário.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta