
O Estado português e os institutos públicos investiram 22,8 milhões de euros na aquisição de imóveis em 2024, quase 15 vezes mais do que no ano anterior. O aumento significativo deve-se, sobretudo, à compra de um edifício em Berlim por 11,8 milhões de euros, destinado à nova chancelaria da Embaixada de Portugal na capital alemã.
O imóvel, anteriormente ocupado pela produtora de cinema X Verleih AG, representou 70% do total investido pelo Estado, segundo avança o ECO, que cita dados da Estamo.
No total, foram adquiridos 13 imóveis: oito pelo Estado (16,9 milhões de euros), quatro pelos institutos públicos (5,7 milhões) e um direito de superfície (224 mil euros). Destaca-se ainda a aquisição de cinco prédios contíguos por 4,8 milhões de euros para expandir o Hospital de Lisboa Oriental e dois imóveis na ilha do Corvo comprados pela PSP.
Por outro lado, o Estado vendeu quatro imóveis, arrecadando 1,9 milhões de euros — um crescimento de 71% face a 2023. As transações incluíram um terreno em Leiria, prédios em Setúbal e Montalegre e uma casa florestal em Vila Nova de Cerveira.
Para 2025, o Governo prevê vender 19 imóveis, inseridos na reorganização de serviços para o Edifício Campus XXI. A receita estimada com estas vendas insere-se numa previsão global de 929,4 milhões de euros em alienações de bens de investimento.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta