
Salário médio de trabalhadores domésticos é inferior a 360 euros
O salário médio dos trabalhadores do serviço doméstico declarado à Segurança Social (SS) é inferior a 360 euros, abaixo do Salário Mínimo Nacional (SMN), segundo dados oficiais. De acordo com estatísticas enviadas à Lusa pelo Instituto da Segurança Social (ISS), em dezembro de 2024, um trabalhador recebia, em média, 358 euros. O Governo quer, de resto, acabar com a criminalização da não declaração do trabalho do serviço doméstico, sendo que a mudança não isenta os empregadores da obrigação de comunicar a contratação de uma empregada de limpeza à SS.

Revenda de imóveis: Estado poupou 148 milhões com alterações no IMT
As alterações recentes ao regime de isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para atividades de revenda de imóveis – introduzidas em 2023 com o pacote Mais Habitação, do ex-governo socialista – levaram a “uma redução da despesa fiscal de 229,9 milhões de euros em 2022 para 81,4 milhões de euros no ano passado”, tendo-se verificado “uma diminuição de 62,8% nas transações isentas”, ou seja, 148 milhões de euros.

Lucros da Parpública crescem para quase 200 milhões de euros
A Parpública, que gere participações do Estado em empresas, obteve um resultado líquido consolidado de 195,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 6,8% face ao mesmo período de 2023, anunciou a empresa na sexta-feira, dia 25 de julho.O valor compara o lucro de 182,9 milhões de euros de 2023.Em com

Excedente da Segurança Social sobe para máximos de 2010
Em 2024, a Segurança Social teve o maior excedente desde 2010, atingindo 5.595 milhões de euros, segundo dados que constam num relatório do Conselho das Finanças Públicas (CFP) divulgado esta quarta-feira (28 de maio de 2025). O documento recorda ainda, entre outras coisas, que pela primeira vez no último triénio, a taxa de crescimento da despesa superou a da receita.

Compra de imóveis: Estado gastou 15 vezes mais em 2024
O Estado português e os institutos públicos investiram 22,8 milhões de euros na aquisição de imóveis em 2024, quase 15 vezes mais do que no ano anterior. O aumento significativo deve-se, sobretudo, à compra de um edifício em Berlim por 11,8 milhões de euros.

PRR: Exército terá 31 milhões para recuperar edifícios e criar 427 casas
O Exército assinou esta terça-feira (25 de fevereiro de 2025) um acordo para receber cerca de 31 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para criar 427 habitações através da recuperação de 15 edifícios, que permitirão alojar cerca de 600 militares.

Certificados de aforro: estas são as principais alterações do Governo
Há um ano assistiu-se à corrida pelos certificados de aforro, numa altura em que este produto do Estado remunerava muitos mais as poupanças das famílias do que os depósitos bancários. Mas, de lá para cá, a remuneração dos certificados de aforro caiu, levando a uma redução acentuada de subscrições na nova série. Para dar um novo impulso à procura, o Governo da AD aprovou várias mudanças aos certificados de aforro no Conselho de Ministros realizado esta quinta-feira, (dia 26 de setembro), duplicando o montante máximo, bem como o prazo de prescrições do resgate. Neste guia preparado pelo idealista/news, explicamos ponto por ponto o que vai mudar nos produtos de poupança do Estado.

Estado tem 43 mil prédios rústicos e 17.500 urbanos inscritos na AT
O Estado português tem 42.990 prédios rústicos e 17.445 prédios urbanos inscritos na matriz da Autoridade Tributária (AT), a grande maioria afetos a habitação e serviços, segundo informação enviada pelo anterior Executivo ao Parlamento.

Recibos verdes no Estado: evolução de tarefas e avenças nos últimos anos
Foram 17 as entidades públicas que receberam da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) uma notificação para a regularização do vínculo de 188 trabalhadores independentes que lhes prestaram mais de 80% da sua atividade, segundo dados solicitados ao Ministério do Trabalho (MTSSS).

Estado com mais poder na TAP: passa a dominar 72,5% da companhia aérea por 55 milhões
Sem nacionalização, mas com mais poder. Depois de várias rondas de negociação, o Governo chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, com a aquisição da participação até agora detida pelo brasileiro David Neeleman por 55 milhões de euros. Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro, mantém-se com 22,5% ,e os trabalhadores ficam com 5% da transportadora. O presidente executivo Antonoaldo Neves também vai ser substituído.

Estado perdeu 435 milhões de euros em dívidas prescritas em 2017
O valor das dívidas fiscais prescritas no ano passado caiu 31,1% face ao ano anterior, atingindo os 434,7 milhões de euros, segundo a Conta Geral do Estado de 2017, divulgada pela Direção Geral do Orçamento. A maior parte das dívidas prescritas deve-se a IVA, a IRC e a IRS.

Empresa angolana de diamantes exige 6 mil milhões de dólares ao Estado português
A empresa nacional de diamantes angolana (Endiama) exige ao Estado português e a duas empresas públicas nacionais uma indemnização de seis mil milhões de dólares, no diferendo que opõe a concessionária angolana à portuguesa SPE.

portugal devolve mais de cinco mil milhões a credores
esta segunda-feira portugal atinge a data que ficou conhecida como a do "regresso aos mercados".

portugal volta a ser condenado com multa milionária por atrasos na justiça
é uma das maiores indemnizações a que o estado português foi condenado pelo tribunal europeu dos direitos do homem: 1.087 milhões de euros, um montante superior ao total de multas contra portugal decididas em 2012 pelos juízes de estrasburgo.
chineses querem comprar os 4,14% que o estado detém na edp
a china three gorges, que há um ano ganhou um concurso internacional para a compra de 21,35% da edp, tornando-se o maior accionista da eléctrica portuguesa, quer comprar a participação de 4,14% que o estado português ainda detém na empresa.
“golden share” que o estado tem na edp é ilegal
o tribunal de justiça da união europeia (ue) considerou que a "golden share" que o estado português tem na empresa edp é ilegal, já que é uma posição que lhe dá uma influência na empresa que "constitui uma restrição à livre circulação de capitais", refere o jornal de negóciosde acordo com a mesma pu
risco de portugal na compra de dívida atinge novo máximo
prémio exigido pelos investidores para comprar dívida pública nacional chegou hoje aos 414 porntos base.