Comentários: 0
Novo leilão de energia DECO: inscrições até 27 de junho

O novo leilão de energia da DECO arrancou esta segunda-feira. Depois do sucesso da oferta de eletricidade em 2013, este ano, a Associação para a Defesa do Consumidor alargou os termos da iniciativa e faz uma proposta dual. Ou seja, integra gás e eletricidade na mesma fatura. Os consumidores podem inscrever-se até 27 de junho de 2014, no site www.paguemenosenergia.pt  e o leilão está agendado para o próximo dia 30 de junho.

O leilão da DECO para a energia em 2014 terá quatro modalidades, para não deixar de fora quem não está interessado num plano integrado: eletricidade simples; eletricidade com bi-horário; eletricidade e gás com tarifa simples e proposta dual com tarifa bi-horária, de acordo com a Lusa.

Nos termos da nova iniciativa, haverá um período de fidelização de 12 meses, mas será apenas "uma segurança para o consumidor", garante a DECO. Assim, não poderão ser aplicadas penalizações aos clientes que desistirem do contrato antes desses 12 meses".

Os consumidores que participaram no primeiro leilão da Deco em maio de 2013 poderão participar nesta nova edição. No ano passado, inscreveram-se quase 600 mil consumidores (o equivalente a 10% do mercado doméstico de eletricidade), que conseguiram uma poupança global de 8,4 milhões de euros.

O grupo Endesa saiu vencedor do leilão, mas logo depois a EDP ofereceu uma proposta ainda mais atrativa para o consumidor.

Segundo a associação, 50% dos consumidores de eletricidade ainda não estão no mercado liberalizado. Têm até ao final do próximo ano para o fazer.

Conheça as condições do leilão de energia 2014 da DECO, segundo explica o Dinheiro Vivo.

Como funciona o leilão?
Tal como no primeiro, o primeiro a fazer é uma inscrição no site Pague Menos Energia. Decorrem até 27 de junho e não é preciso pagar nem ser associado da Deco.

O que acontece depois?
A inscrição dá direito a receber o resultado do leilão e a poder aderir a essa oferta. Quem não quiser não é obrigado a aderir.

Quando decorre o leilão?
A oferta resulta de um leilão que decorre a 30 de junho e nele, empresas como a EDP, Galp, Iberdrola, Endesa ou GoldEnergy vão apresentar as suas propostas, ganhando a que tiver a tarifa mais baixa ou o maior desconto.

Quando é que a Deco envia a proposta aos inscritos?
O anúncio do vencedor é feito a 1 de julho e as propostas são enviadas nos 15 dias seguintes.

Que tipo de ofertas vai haver?
As empresas a leilão têm de apresentar quatro ofertas: uma tarifa só para eletricidade, uma para eletricidade com bi-horário, mais uma para eletricidade e gás na mesma conta e uma outra oferta de eletricidade bi-horária e gás. Não haverá uma tarifa só para gás.

Quem já estiver no mercado livre pode participar?
Todos os consumidores podem participar estejam no mercado regulado ou livre, disse a Deco ao Dinheiro Vivo. Também podem participar os que aderiram à oferta do primeiro leilão.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas