Comentários: 0
Portugueses estão a mudar cada vez mais de fornecedor de eletricidade

Os portugueses estão a mudar cada vez mais de fornecedor de eletricidade, tendo em março 2,5% dos clientes transitado de comercializador (2,4% em fevereiro), com o segmento de pequenos negócios a ser o mais ativo, de acordo com o relatório da ERSE, citado pela Lusa. Os consumidores podem mudar de comercializador de eletricidade o número de vezes que pretenderem, sendo um processo gratuito, que não implica qualquer alteração da instalação consumidora (por exemplo, o contador).

Em termos de consumo, a intensidade com que se efetuou a mudança também cresceu em março face à registada em no mês anterior (1,7%), com 2% do consumo global do mercado português a mudar de comercializador.

O segmento de pequenos negócios foi o mais ativo na mudança de fornecedor de eletricidade, liderando em número e consumo, seguido pelo segmento de clientes industriais, em número, e pelo segmento dos clientes domésticos, em consumo.

Em março, foram ainda registadas 12.980 mudanças de carteira entre comercializadores em mercado livre, o que reflete o aumento da concorrência: só os clientes domésticos podem optar por oito fornecedores diferentes, mais três do que há um ano.

Em março, o mercado livre de eletricidade ganhou mais 120 mil clientes, um acréscimo de 4,8% face a fevereiro, totalizando um número acumulado de cerca de 2.639 mil clientes.

Desde março de 2013, o número de consumidores no mercado livre aumentou cerca de 70%, a uma taxa média mensal de cerca de 4,5%, segundo o regulador do mercado.

Em março, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (cerca de 85% do total de clientes) e em consumos (cerca de 46% dos fornecimentos no ML).

Cerca de 3.430 mil consumidores ainda estavam em março no mercado regulado, sendo a maior parte (3.422 mil) clientes domésticos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade