Comentários: 0
Deco Alerta: quem vai fazer a contagem e cobrar a eletricidade quando mudar de fornecedor?

Os prazos e as consequências da mudança de comercializador de eletricidade são o 28º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

“Sei que todos os consumidores têm de mudar de comercializador de eletricidade em breve, mas continuo a ter dúvidas sobre o prazo estipulado para essa mudança e, ainda, sobre quem fará as leituras do contador da luz e a consequente faturação”.

Conhecemos bem as dificuldades dos consumidores! Perceber o mercado de energia pode ser difícil!

Na verdade, algumas faturas são pouco claras, há dúvidas sobre quem deve dar as leituras e, respondendo já à tua primeira pergunta, até janeiro de 2016, tens de transitar para o mercado liberalizado.

O responsável pela leitura presencial do contador a cada 3 meses é operador da rede de distribuição. Estas leituras também podem ser feitas por ti e comunicadas pelo telefone, ou através de meios eletrónicos (site, aplicações móveis ou SMS) ou também pelo teu comercializador.

Quando a leitura não é realizada, a faturação baseia-se numa estimativa do consumo, de acordo com a metodologia escolhida. Poderás optar entre o perfil de consumo baseado na média diária (por defeito) ou no consumo fixo (acordado com o seu comercializador). Para garantir que pagas a eletricidade que realmente gastas, o melhor é comunicar mensalmente a leitura ao comercializador, sendo até obrigatório por lei que os comercializadores disponibilizem uma linha de apoio ao cliente, que esclareça a melhor forma de transmitir as leituras.

Sempre que comunicares a leitura, tens de ter presente o número de cliente (está escrito na fatura), o NIF do titular do contrato e o CPE (Código do Ponto de Entrega, aplicável à eletricidade) e o CUI (Código Universal de Instalação CPE). Está atento à data limite para enviar a informação (algumas faturas indicam-na), de forma a garantir que a leitura real seja considerada na fatura do mês seguinte.

No contador, copia os números com o fundo de cor branca ou preta. Ignora as casas decimais. Nalguns contadores mais antigos, pode existir uma separação do número com uma vírgula ou em fundo vermelho. Ignore esses números também. Se tiveres uma tarifa bi-horária, faz as leituras dos períodos de vazio e fora de vazio.

Para a tarifa tri-horária, considera também a leitura das horas de ponta. Em caso de dúvida, contacta a linha de apoio ao cliente.

Consulta toda esta informação e mais esclarecimentos sobre as faturas da eletricidade em:

http://www.deco.proteste.pt/casa/eletricidade-gas/dossie/eletricidade-as-10-grandes-duvidas-dos-consumidores/2

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta