Comentários: 0

Os portugueses esperam gastar, em média, 315 euros este Natal, quase metade do que era habitual dispender antes da crise (perto dos 600 euros). Do total das despesas, 143 euros vão para presentes e 118 euros para alimentação ou bebidas, em termos médios, de acordo com um estudo da consultora Deloitte. E a maioria quer receber dinheiro, mas pensa oferecer livros e chocolates.

"Prudência" é a palavra de ordem da esmagadora maioria dos portugueses no planeamento dos gastos para o Natal de 2015, de acordo com o estudo da Deloitte, citado pela TSF.

O receio face ao futuro e a perda de poder de compra, explica a rádio, são as principais razões para diminuir os gastos no Natal e 41% dos portugueses esperam aproveitar as promoções.

Nuno Netto, sócio de consultora Deloitte, sublinha, porém, que no ano passado os portugueses previam gastar 270 euros, mas no final do Natal acabaram por despender 330 euros.

O que preferem os homens e as mulheres para os presentes de 2015

O estudo da Deloitte conclui ainda, continua a TSF, que há "significativas diferenças no top 10 dos presentes que homens e mulheres querem receber. Eles privilegiam a tecnologia (smartphones, laptops e tablets), enquanto elas optam por produtos relacionados com a moda (calçado, cosméticos e joalharia). Os portugueses mais velhos preferem livros e viagens.

À semelhança da média europeia perto de 57% dos portugueses têm como expetativa de presente receber dinheiro. Do outro lado, "apenas 16% dos portugueses, ligeiramente acima dos 13% de 2014, tem a intenção de oferecer dinheiro no Natal".

Nuno Netto, sócio de consultora Deloitte, sublinha que o trabalho de campo deste inquérito foi realizado entre 28 de setembro e 5 de outubro. E acrescenta que no ano passado os portugueses previam gastar 270 euros, mas no final do Natal acabaram por despender 330 euros, pelo que é provável que os orçamentos agora revelados para 2015 sejam 'furados' por muitas famílias portuguesas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade