Comentários: 0

O ano que acaba de arrancar traz novos preços. Para que melhor possas gerir o teu orçamento familiar e não sejas surpreendido com despesas inesperadas, apresentamos-te uma lista dos serviços que vão ficar mais caros em 2016. 

Da eletricidade à água, passando pelas portagens e telecomunicações o Jornal de Negócios preparou uma lista das faturas que vão aumentar que aqui podes ver.

Rendas

Os proprietários de imóveis arrendados podem aumentar as rendas em 0,16%, uma variação praticamente nula. Em 2015 não houve alteração no valor das rendas. O aumento previsto para 2016 não se aplica aos contratos antigos, os quais têm sofrido grandes aumentos na sequência da nova Lei das Rendas.

Eletricidade

A fatura da luz vai aumentar em média 2,5% para as famílias portuguesas. Esta atualização das tarifas significa um aumento de 1,18 euros para uma conta mensal de 47,6 euros. Os novos preços vão abranger 1,9 milhões de clientes que ainda se encontram no mercado regulado, o que corresponde a 12% do consumo total.

Água

Desde 1 de janeiro que a conta da água está mais cara. O preço aumenta em média 33 cêntimos por mês para a maioria dos clientes da Epal.

Gás

As tarifas do gás natural vão manter-se inalteradas no arranque de 2016. As atualizações para os clientes no mercado regulado só são feitas a 1 de julho, não sendo por isso conhecidos os novos valores. As tarifas para o ano 2015/2016 recuaram em média 7,3%.

Telecomunicações

Em 2016 a fatura dos serviços de telecomunicações sobe em média 3%, um valor em linha com a atualização feita em 2015. Os preços na Meo aumentaram cerca de 2,5% desde 1 de janeiro. A Nos tem aumentos a rondar os 3%. Já os clientes da Vodafone irão ver os preços subir entre 2% e 3% a partir de 13 de janeiro.

Portagens

A maioria das taxas de portagem nas autoestradas nacionais ficou inalterada a 1 de janeiro de 2016, pelo terceiro ano consecutivo. Mas há aumentos de cinco cêntimos em 34 das 550 tarifas de portagens que lhe estão concessionadas à Infraestruturas de Portugal.
Já as portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, concessionadas à Lusoponte, sofreram atualizações a 1 de janeiro e 2016 que variam entre os 0,05 euros, para os veículos de classe 1 em ambas as travessias, e os 0,15 euros, na classe 4 na ponte Vasco da Gama.

Transportes

Nos transportes públicos também não houve alterações nos preços em 2016. Os títulos dos transportes da Carris, STCP, metros de Lisboa e Porto e Transtejo/Soflusa não sofrem qualquer atualização em função da taxa de inflação.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta