Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Despesas com a casa

Últimas notícias sobre "Despesas com a casa" publicadas em idealista.pt/news

Custos com a habitação na UE (e em Portugal) são mais pesados para cidadãos estrangeiros

Em 2019, 25% dos cidadãos não pertencentes à UE que viviam na UE-27 enfrentavam um fardo significativo no seu rendimento disponível com despesas de habitação. Um número superior aos custos de habitação dos cidadãos de outros países da UE (19%) e dos nacionais (9%). No caso de Portugal, a tendência é semelhante, sendo que os cidadãos nacionais têm menos custos com a habitação quando comparados com os dos restantes países europeus (5,9%).

Notícia sobre:

Despesas das famílias portuguesas com habitação, água, luz e gás representam 17,6% do orçamento

Em 2019, numa era pré-Covid-19, as famílias da União Europeia (UE) gastaram mais de 1.700 mil milhões de euros (12,3% do PIB da região) em “habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis”, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A lista é liderada pela Finlândia, com 28,8% das despesas relacionadas com a casa e a sua gestão, enquanto Malta se encontra na cauda da tabela (12,3%). Em Portugal, estas despesas têm um peso de 17,6%, menos que na média da UE: 23,5%.

Notícia sobre:

Consumo de água em casa: dicas para ajudar a reduzir a fatura

São muitos os portugueses que, devido à pandemia da Covid-19, foram “forçados” a ficar em casa nos últimos tempos. O lar passou a ser, também, a escola e o escritório, entre muitas outras coisas, claro. O resultado, ou um dos resultados, está à vista: o consumo de água disparou. E a fatura também. Mas há estratégias a ter em conta para ajudar a diminuir o valor a pagar. Contamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Fatura da luz alta com equipamentos eficientes? Os comportamentos têm (também) de ser eficientes

Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’. Explicamos-te tudo sobre este assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Consumo de energia em casa: em que é que as famílias da UE mais gastam?

Na União Europeia (UE), é no aquecimento da casa que as famílias mais gastam energia (63,6% do consumo final de energia por tipo de uso no setor residencial), segundo um estudo publicado pelo Eurostat. A eletricidade usada para iluminação e para a maioria dos aparelhos elétricos representa 14,1% (excluindo o uso de eletricidade para alimentar os principais sistemas de aquecimento, arrefecimento ou de cozina), e a proporção usada para aquecimento de água representa 14,8%.

Notícia sobre:

Água, luz, gás, internet... despesas da casa a subir com a Covid-19

A pandemia do novo coronavírus vai deixando marcas em todos os setores de atividade a nível nacional e mundial. Depois de ter sido declarado estado de emergência, Portugal entrou em situação de calamidade, e a economia está, aos poucos, a começar a “abir portas”. Muitas pessoas continuam, no entanto, em teletrabalho, pelo que viram as despesas com a água, luz e gás, por exemplo, aumentar por estarem em confinamento. A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defende, em tempos de pandemia, mais apoios para as famílias. 

Notícia sobre:

Preço da luz cai 4,9% em Portugal no segundo semestre de 2019 – é a terceira maior descida da UE

No segundo semestre de 2019, o preço da luz desceu 4,9% em Portugal face ao período homólogo, tendo registado a terceira maior descida da União Europeia (UE), apenas atrás de Dinamarca (6,3%) e Grécia (-5,8%). Um valor que compara com um aumento de 1,3% em média da UE. 

Notícia sobre: