Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Despesas com a casa

Últimas notícias sobre "Despesas com a casa" publicadas em idealista.pt/news

Consumo de energia em casa: em que é que as famílias da UE mais gastam?

Na União Europeia (UE), é no aquecimento da casa que as famílias mais gastam energia (63,6% do consumo final de energia por tipo de uso no setor residencial), segundo um estudo publicado pelo Eurostat. A eletricidade usada para iluminação e para a maioria dos aparelhos elétricos representa 14,1% (excluindo o uso de eletricidade para alimentar os principais sistemas de aquecimento, arrefecimento ou de cozina), e a proporção usada para aquecimento de água representa 14,8%.

Notícia sobre:

Água, luz, gás, internet... despesas da casa a subir com a Covid-19

A pandemia do novo coronavírus vai deixando marcas em todos os setores de atividade a nível nacional e mundial. Depois de ter sido declarado estado de emergência, Portugal entrou em situação de calamidade, e a economia está, aos poucos, a começar a “abir portas”. Muitas pessoas continuam, no entanto, em teletrabalho, pelo que viram as despesas com a água, luz e gás, por exemplo, aumentar por estarem em confinamento. A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defende, em tempos de pandemia, mais apoios para as famílias. 

Notícia sobre:

Preço da luz cai 4,9% em Portugal no segundo semestre de 2019 – é a terceira maior descida da UE

No segundo semestre de 2019, o preço da luz desceu 4,9% em Portugal face ao período homólogo, tendo registado a terceira maior descida da União Europeia (UE), apenas atrás de Dinamarca (6,3%) e Grécia (-5,8%). Um valor que compara com um aumento de 1,3% em média da UE. 

Notícia sobre:

Casas sobrelotadas: 9,5% dos portugueses vivem em alojamentos com falta de espaço

No ano passado, 9,5% das pessoas viviam em alojamentos com sobrelotação, um valor ligeiramente inferior ao verificado no ano anterior (9,6%). No que diz respeito a despesas com a habitação, os portugueses gastaram 11% do seu rendimento com as mesmas em 2019, um peso inferior ao registado em 2018: 11,7%. Em causa estão dados que constam no Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, divulgado esta quinta-feira (7 de maio de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Fatura da luz mais barata em 2020: tudo o que é preciso saber sobre a descida de preços

A fatura da luz é um dos encargos mais “pesados” para os portugueses, mas o valor a pagar vai descer pelo terceiro ano consecutivo – a ERSE já avançou com a sua proposta para as tarifas em 2020, prevendo um corte de 0,4% nos preços a aplicar no mercado regulado.

Notícia sobre:

As despesas na compra de casa - desde impostos ao notário, e outros gastos

Ainda que muitos tenham de recorrer ao crédito à habitação para poder comprar casa, há quem consiga adquirir um imóvel em dinheiro vivo, com recurso a poupanças ou as mais-valias da venda de outra casa. Ainda assim, há custos a enfrentar nesta operação. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos a conhecer todas as despesas que haverá que ter em conta seja a nível contratual ou fiscal. 

Notícia sobre:
Gtres

Em vias de pedir um crédito à habitação? Conta com estas despesas

Tens na mira a casa que queres comprar e estás a fazer contas ao valor que podes pagar pelo imóvel? Atenção porque se, para isso, vais pedir um empréstimo ao banco, existem várias despesas extras associadas aos contratos de crédito à habitação que se somam ao custo do teu futuro lar. Ainda que variem de banco para banco, segundo a política de comissões de cada instituição, há gastos com que podes dar como certos de uma forma global. Dizemos-te quais.

Notícia sobre: