comprar casa

Casa usada: o que deves saber antes de comprar

Comprar casa é um dos momentos mais importantes das nossas vidas. Implica responsabilidade, ilusão e algum receio. No momento de visitar casas e decidires-te por alguma em especial, é importante que te prepares e definas algumas questões fundamentais.
Despesas com a casa

Habitação pesa 40% nas despesas das famílias – e tem vindo a subir

As despesas com a habitação estão a aumentar nos últimos anos. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que em 2022 e 2023 os encargos associados à habitação pesaram 39,1% nas despesas das famílias, totalizando 9.452 euros anuais. E este valor dos gastos com a casa subiu quase três mil euros face a 2015-2016, muito devido ao aumento das rendas, dos juros no crédito habitação e dos preços da energia. O que também salta à vista é que os agregados familiares com crianças gastam mais, sobretudo, em habitação e transportes. E ainda que as despesas com a casa pesam mais nos bolsos das famílias que vivem na Grande Lisboa.
Pagar menos eletricidade

Gastar menos eletricidade no outono? Dicas simples que baixam a fatura

Adeus verão, olá outono. E nesta altura de ano que muitos portugueses se deparam com um cenário: o aumento da fatura da eletricidade. É chegado o momento, então, de apertar um pouco o cinto das despesas domésticas, que já está bem justo, na verdade, devido à escalada da taxa de inflação e ao consequente aumento das taxas de juro. No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas simples de adotar em casa que podem ajudar a minimizar a subida da fatura da luz. 
Créditos consolidados

Juros a subir: consolidar os créditos, sim ou não?

A conjuntura atual, marcada por alta taxa de inflação e taxas de juro a subir, está a obrigar muitas pessoas a apertar o cinto, nomeadamente aquelas que pediram dinheiro emprestado ao banco para comprar casa, que viram as prestações a aumentar de forma constante nos últimos meses. Há, no entanto, uma solução que pode ajudar a minimizar os encargos com o banco: a consolidação de créditos. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre esta possibilidade, que permite juntar os empréstimos numa só prestação e num só banco.
Dificuldades em aquecer a casa

Quase 18% dos portugueses não conseguem aquecer a casa

Portugal registou, em 2022, a quarta maior taxa da União Europeia (UE) de pessoas que não conseguiram aquecer devidamente as suas casas: a percentagem de 17,5% ocorrida a nível nacional é bem superior à verificada na média da UE (9,3%). Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (11 de setembro de 2023) pelo Eurostat.