sigilo

Sigilo profissional: como o manter e quando se pode quebrar?

O sigilo profissional faz parte do código de conduta de diversas profissões e é uma obrigação ética e legal que visa proteger a confidencialidade e privacidade das informações partilhadas entre clientes e profissionais.   O que é sigilo profissional? Quando se pode quebrar o sigilo profissiona
Semana de 4 dias a arrancar

Semana de 4 dias: projeto arranca dia 5 de junho com 46 empresas

A semana de 4 dias corre tinta há vários meses. E agora vai mesmo avançar. É no próximo dia 5 de junho que arranca o projeto-piloto da semana de 4 dias em Portugal, com 46 empresas. Juntas estas empresas agregam 20 mil trabalhadores, que vão passar agora a trabalhar 4 dias por semana.
Autocaravanas sem redução do ISV

Governo retira benefícios fiscais - autocaravanas vão pagar mais ISV

O Governo entregou uma proposta ao Parlamento no passado dia 4 de outubro, que vem eliminar benefícios fiscais "desadequados ou desnecessários". E uma das alterações vai afetar as autocaravanas e automóveis fabricados antes de 1970. O diploma propõe acabar com a taxa reduzida do Imposto Sobre Veículos (ISV) das autocaravanas, bem como revogar a isenção do mesmo imposto sobre carros antigos. Ambos os veículos deverão passar a ser tributados de acordo com a taxa normal a partir de 1 de janeiro de 2023.

Greve nacional: quais as queixas dos funcionários públicos agora?

Esta sexta-feira, estão fechados escolas, museus, serviços hospitalares e repartições das finanças um pouco por todo o país. Mas afinal o que motiva esta greve nacional dos funcionários públicos, convocada para o dia 26 de maio de 2017, pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS), afeta à CGTP? Mais do que protestar, o objetivo é pressionar o Governo para acelerar medidas que estão a ser negociadas.
Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens

Mulheres trabalham mais hora e meia por dia em casa que os homens

Os homens trabalham mais fora de casa (trabalho pago) que as mulheres – mais 27 minutos – e elas trabalham mais hora e meia que eles em casa (tarefas domésticas/trabalho não pago). Esta á uma das conclusões do estudo “Os Usos do Tempo de Homens e de Mulheres em Portugal”, desenvolvido pelo Centro de Estudos para a Intervenção Social, em parceria com a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Arquitetos portugueses lançam petição por melhores condições profissionais

Um grupo de arquitetos portugueses acaba de juntar-se para lutar por melhores condições profissionais da classe, lançando uma petição online com a frase "Fora da Ordem". O objetivo é chamar a atenção dos colegas para que sejam debatidos temas que, segundo eles, não têm sido o foco da Ordem dos Arquitetos, organização responsável pelo controlo e manutenção dos direitos e deveres dos arquitetos em Portugal.