Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Desigualdades

Últimas notícias sobre "Desigualdades" publicadas em idealista.pt/news

Cimeira Social: líderes da UE querem aprofundar políticas sociais e melhorar qualidade do emprego

A Cimeira Social do Porto juntou os chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) na passada sexta-feira (dia 8 de maio de 2021) com um objetivo comum: definir a agenda social da Europa para a próxima década. E os compromissos assumidos no evento são claros: “Aprofundar a implementação” do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, até porque este é “elemento fundamental da recuperação” pós-crise pandémica. Proteger e criar empregos de melhor qualidade é também uma prioridade.

Notícia sobre:

Pandemia ameaça aumentar desigualdades entre mulheres e homens, alerta FMI

A pandemia de Covid-19 ameaça reverter ganhos relativos às oportunidades económicas das mulheres e aumentar desigualdades de género, que persistem após 30 anos de progresso. O alerta foi dada esta terça-feira (21 de julho de 2020) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), num 'post' do blogue da entidade, assinado pela diretora-geral Kristalina Georgieva e pelas economistas Stafania Fabrizio, Cheng Hoon Lim e Marina M. Tavares.

Notícia sobre:

Mulheres ganham menos que os homens em todas as profissões na Europa

As mulheres ganham menos que os homens em todas as profissões e em todos os países da Europa. Trata-se de uma desigualdade salarial que se prolonga ao longo da vida, com saídas precoces do mercado de trabalho, pensões baixas e maior risco de pobreza. 

Notícia sobre:

Mais de 80% da riqueza gerada no mundo está nas mãos de 1% da população

Os números não mentem. O fosso entre ricos e pobres é cada vez maior. O relatório da organização não governamental Oxfam revelou que 80% da riqueza gerada em 2017 foi parar às mãos de 1% da população. Segundo a Oxfam houve um aumento histórico no número de multimilionários no mundo. “Atualmente existem 2.043 multimilionários no mundo e nove em cada dez são homens".

Notícia sobre:

Apenas 8% das mulheres estão no top 100 das empresas mais inovadoras

Um estudo apresentado na Web Summit (WS), esta quarta-feira (8 de novembro), revelou que existem apenas 8% de mulheres no universo das 100 empresas que a Crunchbase considerou serem as "mais inovadoras do mundo". Durante a palestra, a chefe de marketing da empresa Crunchbase, Alexandra Mack, apresentou as conclusões do relatório de 2017, cujos resultados permitem avaliar o papel das mulheres no mundo dos negócios.

Notícia sobre:

Empresas obrigadas a explicar e corrigir diferenças salariais entre homens e mulheres

As empresas com mais de 100 trabalhadores vão passar a ser notificadas pela inspeção do trabalho quando forem detetadas desigualdades salariais. Se isso acontecer serão obrigadas a aplicar, em dois anos, um plano para justificar e corrigir as diferenças.

Notícia sobre:

Governo quer combater disparidade salarial entre homens e mulheres

O Governo está a preparar um programa de combate à disparidade salarial entre homens e mulheres. Trata-se de um plano que integra um conjunto mais vasto de medidas pela igualdade laboral que será levado em breve à concertação social e que inclui mais alterações nas medidas de apoio à parentalidade.

Notícia sobre:

Reformas de pensões em Portugal feitas à custa dos jovens e dos futuros pensionistas, diz OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) conclui que as reformas de pensões em Portugal foram feitas à custa dos jovens e dos futuros reformados e que os pensionistas atuais, sobretudo os do setor público, têm benefícios “significativamente mais generosos”.

Notícia sobre:

Portugal mantém nível de corrupção, afetando crescimento económico e social

Portugal desceu um lugar para a 29.ª posição do 'ranking' internacional de 2016 sobre os níveis de corrupção no setor público elaborado pela "Transparency International" (TI), ao obter uma pontuação de 62 pontos em 100 possíveis. A direção nacional do organismo considera que "uma variação de um ponto não é estatisticamente significativa", frisando que este resultado revela que "Portugal está estagnado no combate à corrupção".

Notícia sobre: