Evitar que o clima fique mais sujo é uma preocupação, tal como manter o lar impoluto. E há formas de conciliar as duas. Ensinamos como.
Comentários: 0
Segredos para limpar a casa sem fazer mal ao ambiente
GTRES

Limpar a casa é algo inevitável e o mais habitual é recorrer-se, para isso, a detergentes à venda no mercado. Mas os efeitos negativos que muitos destes produtos têm para o ambiente fazem com que, cada vez mais, os consumidores procurem alternativas ecológicas. E há soluções fáceis e baratas que podem ser preparadas em casa. Explicamos tudo no Deco Alerta de hoje.

Esta rubrica semanal é destinada a todos os consumidores em Portugal, sendo assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news. Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Limpar a casa e a loiça sem prejudicar o ambiente é, atualmente, uma ideia comum entre os consumidores. Preocupações com o bem-estar do planeta nas atividades de manutenção e limpeza do nosso lar já não é ficção científica.

Existem várias receitas caseiras, passadas entre amigos e familiares e a circular na internet, de produtos que podem substituir os chamados lava-tudo e os detergentes para a loiça.

Com ingredientes comprados nas drogarias ou nas secções de limpeza dos supermercados, é possível criar soluções ecológicas. Seja para a loiça ou outros fins, as soluções com vinagre, bicarbonato, percarbonato e carbonato de sódio são alternativas económicas e amigas do ambiente.

Nos testes realizados pela nossa equipa técnica, verificamos que poucos detergentes lava-tudo apresentam uma eficácia real contra toda a sujidade e não são amigos do ambiente.

Comparando estes produtos com o método clássico de limpeza, que consiste numa solução de vinagre ou de bicarbonato diluído em água, verificámos que as soluções tradicionais, apesar de válidas para a limpeza diária, incluindo de superfícies delicadas, são pouco eficazes em gorduras difíceis ou sujidade incrustada. Porém, os produtos caseiros têm menor impacto ambiental.

O detergente para loiça feito em casa também é mais ecológico, ao contrário dos produtos comprados nas lojas, que contêm poluentes como policarboxilatos, fosfonatos, acetato de zinco e sulfato de zinco, assim como limoneno.

Reserva sempre esponjas e panos específicos para a limpeza de zonas que entrem em contacto com produtos alimentares. Escolhe uma cor específica para os distinguir dos panos usados nas restantes divisões e ensine a família a respeitar o “código” de cores.

Sugestões para usar o bicarbonato

Polivalente e prático, encontrarás facilmente o produto em todos os supermercados.

  • Usa na limpeza do frigorífico ou arca congeladora: dissolve 15 g em 1 litro de água morna.
  • Como desentupidor de gorduras, junta 1 chávena de bicarbonato em pó e 1 chávena de sal grosso, deita no ralo do lava-loiça, despeja 1 litro de água a ferver e aguarde 30 minutos, no mínimo.
  • Para absorver cheiros: deixa um pouco de bicarbonato numa tigela pequena no frigorífico e na sapateira para eliminar odores. Com o mesmo propósito, pode ser polvilhado noutras superfícies (por exemplo, tapetes ou sofás) e aspirado passado algum tempo.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta