Investir em equipamentos de aquecimento que sejam boas soluções térmicas e energeticamente eficientes é complicado, mas não é impossível.
Comentários: 0
Como escolher a caldeira certa para ter a casa confortável no inverno?
Photo by Jessica Lewis on Unsplash

Ter a temperatura ideal em casa, sem gastar muito e sem contaminar é um desafio. E agora com o inverno, cada vez mais perto, são muitos os portugueses que procuram melhorar o conforto térmico do lar, considerando investir em equipamentos com eficiência energética. Hoje, neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, analisamos o potencial de performance das caldeiras como solução de aquecimento doméstico.

Com o aproximar do inverno, queremos aquecer convenientemente a nossa casa e, para tal, planeamos comprar uma caldeira. Gostaríamos de conselhos para escolher bem este equipamento.

Não conhecemos o sistema de aquecimento que tens atualmente em casa, mas é certo que a caldeira que procuras deve ter capacidade para produzir o calor necessário para manter a temperatura desejada. No ACT4ECO, procurámos sistematizar esta informação, entre muitas outras questões relevantes para a eficiência energética da tua casa. Deixamos-te aqui alguns aspetos importantes sobre caldeiras.

É preciso ter em atenção que, quando se ajusta o termóstato a uma determinada temperatura para o ar interior, pede-se ao sistema de aquecimento que funcione apenas o necessário para atingir e manter esta temperatura.

No entanto, uma caldeira demasiado pequena para as vossas necessidades não será capaz de proporcionar conforto durante os dias mais frios do ano, por mais que funcione.

Mas, se o objetivo for melhorar o conforto e aumentar a eficiência energética, a flexibilidade é mais importante do que a capacidade deste equipamento.

Se optares por um sistema capaz de funcionar em apenas dois modos ON ou OFF, conhecido como sistema de aquecimento a uma fase, enfrentarás oscilações de temperatura. Por outras palavras, o sistema liga-se e funciona em plena capacidade até que o termostato atinja a temperatura pretendida, desligando-se de seguida. Daí as variações de calor e, consequentemente, de níveis de conforto.

Porém, se a escolha recair sobre um sistema de aquecimento de duas fases, terás um ciclo de aquecimento mais longo e lento, eliminando-se o rápido aquecimento que muitos consumidores consideram desconfortável. Com este sistema, poderás programar a caldeira para trabalhar a 60% e a 100% da sua capacidade.

Apresentamos-te ainda o sistema modulador que opera em níveis muito precisos. Alguns modelos podem funcionar a 40% da capacidade e aumentar em 0,5%, se o termóstato assim o exigir. Ao optar por este sistema, poderás gerir a temperatura com muita precisão, até porque, normalmente, trabalham continuamente a uma potência muito baixa. Este sistema pode atingir uma eficiência que pode ir até aos 98%, o que significa que 98% do combustível que entra no sistema regressa como calor.

Qual o senão deste sistema? É o mais dispendioso e como tal é uma questão de ponderar este investimento, tendo em conta as necessidades de aquecimento da casa. Informa-te com a DECO e o ACT4ECO.

Como escolher a caldeira certa para ter a casa confortável no inverno?
Deco

ACT4ECO é uma plataforma aprendizagem online sobre eficiência energética onde encontras informação que te ajudam a fazer as mudanças certas lá em casa.

Informa-te com a Deco e o ACT4ECO. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade