Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Hora de limpar a casa a fundo: por onde começar e o que se deve ter em conta

Pixabay
Pixabay
Autor: Redação

A tua casa está em bom estado e fazes uma revisão mais ou menos todas as semanas, mas sabes que, de vez em quando, é necessária uma limpeza completa. Com a mudança das estações e a proximidade do calor, é hora de mudar o guarda-roupa e é uma boa altura para dar um brilho extra à tua casa e tê-la perfeita. Dá preguiça, é verdade, mas depois vai merecer a pena. Além do exercício físico que implica, limpar e organizar é também uma boa terapia, já para não falar das vantagens de ter uma casa com mais saúde.

Apresentamos-te agora, de forma resumida, algumas dicas sobre como fazer uma limpeza profunda em casa nesta primavera:

Abrir as janelas: começaremos com um simples gesto, ventilar e deixar as janelas abertas enquanto limpamos.

Existem muitos espaços e móveis em casa que se podem limpar com produtos naturais: por exemplo, o tambor da máquina de lavar e o forno ficam perfeitos com água quente e vinagre. Portanto, sempre que possível, escolhe esses tipos de produtos mais naturais, como vinagre, sal, limão, bicarbonato, etc. Deixa os produtos químicos para as manchas mais difíceis ou áreas mais sujas.

Planeamento: planifica a limpeza por áreas, começando pelas que não se limpam diariamente. Começa nas áreas mais altas: a parte superior dos armários, a parte superior das portas, candeeiros, a parte superior do ar condicionado, etc. Dessa forma, o pó acumulado cairá no chão e poderás apanhar.

As paredes, as grandes esquecidas: normalmente não as limpamos e vão acumulando pó e sujidade. Dilui sabão em água, começa pelo fundo e vá subindo: se caírem gotas é mais fácil retirá-las de uma superfície que já limpaste.

Também não te esqueças do teto e dos candeeiros: com os acessórios do aspirador ou com uma escova de cabo comprido onde anteriormente colocaste um pano limpo, é hora de começar com os tetos. Além disso, com os candeeiros: com um pano, remove o pó acumulado. E limpa as lâmpadas também.

Portas como novas: damos-lhes pouca atenção e tendem a manchar-se com facilidade, principalmente se tiveres crianças em casa. Se houver relevos, passa por cima com escova de dentes, depois enxgua com água e seca com pano.

Interruptores impecáveis: acabam por ficar sujos e, na verdade, devem limpar-se pelo menos uma vez cada 15 dias. Limpa-os primeiro com um pano húmido bem torcido. Se alguma mancha permanecer, remove-a com um cotonete embebido em álcool. Se houver sujidade no interior das bordas, será necessário retirar o embelezador e limpar bem (basta colocar na água da máquina de lavar louça). É melhor desligar a luz durante a limpeza, para evitar sustos.

Vidros que deixam entrar luz: não tens um limpa-vidros em casa? Não te preocupes, podes fazer um caseiro (lembra-te do que falámos antes sobre os produtos naturais) que vai deixar os teus vidros limpos como nunca. É fácil: mistura vinagre e água e aplica este líquido com um borrifador. Também podes optar por água, um pouco de lava-louças e algumas gotas de amoniaco, sem exagerar. De seguida, seca com jornal. Não te esqueças de repassar as persianas e os caixilhos das janelas, sim, porque eles também precisam ser limpos e acumulam muita porcaria, principalmente se tiverem um radiador por perto.

Cortinas: podes aproveitar para trocar as de inverno e colocar outras mais leves. As que vais retirar, lava com um programa antirrugas e pendura-as ainda húmidos, assim vais evitar o trabalho de passar a ferro.

Sofás: Por mais que limpes todas as semanas, precisam de uma limpeza completa. Aspira o sofá usando o acessório de estofos e insistindo nos apoios de braço e na zona da cabeceira. Se for fácil, remove os assentos para também aspirar a estrutura do sofá. Como se podem remover manchas secas? Experimenta amoníaco ou espuma seca.