Reunimos as melhores dicas para poupar energia e reduzir os consumos de eletricidade, água e gás durante as tarefas domésticas.
Comentários: 0
Poupar energia nas tarefas domésticas
Unsplash

Os preços da energia continuam a subir e nota-se cada vez mais na fatura? Nos últimos meses, a crise do mercado energético faz-nos refletir sobre as despesas com a eletricidade, o gás e mesmo com a água. Encontrar soluções eficazes que permitam uma maior poupança no teu orçamento familiar é, por isso, uma necessidade cada vez mais premente.

Desta forma e porque queremos ajudar-te a poupar algum dinheiro, mesmo que sejam apenas cêntimos, reunimos uma série de dicas para poupar electricidade, água e gás no decurso das tarefas domésticas. Temos a certeza que vais conseguir economizar e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente.

Conhecer o consumo dos eletrodomésticos

Além de apostares em eletrodomésticos mais eficientes recomendamos-te que conheças o consumo dos equipamentos que tantas vezes usas no dia a dia. Para isso podes utilizar a seguinte forma:

  • Consumo de eletricidade dos eletrodomésticos: (potência em Watts/1000) x (horas de utilização) é igual ao consumo em kWh.

Não precisas de fazer este cálculo sempre, mas quando considerares que estás a pagar demasiado. E como podes reduzir o consumo? Tenta diminuir o tempo de horas que utilizas um determinado eletrodoméstico, como por exemplo, o microondas. Nos dias mais quentes, não precisas de aquecer tanto a comida e estarás a poupar. 

É igualmente importante apostar em eletrodomésticos eficientes com uma classe energética mais alta, para que a poupança se possa sentir a longo prazo. Dá preferência aos equipamentos de classe energética A em vez da classe energética G. 

Consumir energia elétrica a partir de fontes de energia renovável

painéis fotovoltaicos
Unsplash
Nos dias que correm muitas são as pessoas preocupadas com as alterações climáticas e que pretendem ter em casa energia limpa e proveniente de fontes renováveis. Além da redução da tua pegada ecológica, instalar painéis fotovoltaicos em casa pode ajudar a poupar na fatura de eletricidade.

É importante mencionar que a existência de painéis fotovoltaicos vai fazer com que a tua casa valha mais dinheiro. Embora o investimento em painéis solares seja relativamente alto, sentirás a diferença no final do mês quando a fatura chega à tua casa.

Desligar os eletrodomésticos da cozinha da tomada elétrica

Assim que terminas de utilizar a torradeira, a máquina de café ou o microondas deverás desligá-los da tomada elétrica. Se trabalhas em casa evita manter o computador ligado à corrente elétrica o tempo todo. Enquanto fazes as limpezas, por exemplo, desconecta os equipamentos que não estás a utilizar, como a televisão, que deves desligar do modo stand-by. 

Quando ligados, estes eletrodomésticos gastam muita eletricidade e isso vai refletir-se nas tuas despesas elétricas. Desligar eletrodomésticos da tomada economiza energia e logo sentirás a diferença na conta da luz.

Deixa o frigorífico num local isolado

Sabias que o frigorífico deve ficar num sítio isolado? Se a tua cozinha recebe muita luz solar, faz de tudo para que esta não incida diretamente sobre o frigorífico, nem sobre o forno. Quando estes eletrodomésticos são expostos ao sol há um sobreaquecimento e acabam por gastar mais energia.

frigorífico aquecido
Unsplash
Para poupar energia também deves colocar o frigorífico a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, a fim de garantir uma boa circulação de ar.

Lavar a loiça de maneira ordenada ajuda a poupar

Sabias que lavar a loiça de maneira ordenada vai ajudar-te a poupar água? O ideal será começares com a limpeza dos talheres e depois com os pratos com uma esponja seca.

lavar loiça
Pexels
Quando começares a deitar a água sobre a loiça, as peças superiores deverão ser aquelas com menos gordura. Há medida que estás a limpar os pratos com menos gordura, as peças mais sujas vão ficar limpas aos poucos. Recomendamos-te a lavar a loiça com mais gordura com água morna e assim só precisarás de uma única lavagem.

Acumula roupa suja e depois mete tudo na máquina

Quando queres utilizar a máquina de lavar roupa é importante colocá-la a funcionar nas horas de vazio, as horas do dia em que a eletricidade é mais barata.

máquina de lavar roupa
Unsplash
Além disso, é fundamental utilizar este eletrodoméstico de uma só vez e colocar o máximo de roupa no seu interior. Pode ser igualmente útil utilizar a máquina de lavar a roupa num programa de baixa temperatura.

E, se deixas a máquina a lavar enquanto vais para outra divisão da casa, não te esqueças de apagar as luzes.

Não passes a roupa a ferro demasiadas vezes

Na realidade, nem toda a roupa precisa de ser passada a ferro. Após as lavagens, deverás sacudir as peças com toda a tua força e depois pendurá-las no estendal. Assim que estiverem secas já as poderás utilizar.

passar a ferro
Unsplash

Quando passas a ferro, tenta passar a maior quantidade possível de roupa. Tenta não ligar e desligar o ferro vezes sem conta. Quem te estiver a ligar para o telemóvel pode esperar mais alguns minutos.

Aposta em soluções de iluminação LED e inteligentes

Quantas vezes pensaste ter um sistema de iluminação em casa que fosse possível controlar remotamente desde o teu telemóvel? As soluções inteligentes de iluminação estão cada vez mais ao alcance de todos e vão ajudar-te a poupar.

Imagina que estás ocupado com limpezas e não consegues utilizar as mãos para carregar no interruptor? Graças aos sistemas de iluminação inteligentes compatíveis com Google Home ou Alexa podes usar a tua voz para ligar e desligar luzes de uma determinada divisão. Vais poupar energia, mas também vais divertir-te imenso!

Coloca a tampa na panela para a água ferver mais rápido

É muito fácil poupar eletricidade ou gás quando estás a cozinhar. Um dos conselhos é colocar a tampa na panela para que a água possa ferver mais rapidamente! É assim tão fácil e não só vais poder cozinhar sem perder muito tempo, como vais economizar nas tuas despesas de energia.

Um comportamento igualmente inteligente é garantir que o tamanho da panela é adequado ao disco da placa de indução. Se tiveres uma panela de pressão em casa podes também utilizá-la para poupar na conta de eletricidade.

Usa o microondas em vez do forno ou do fogão

Utilizar o forno elétrico pode ser viciante, mas nem sempre é a melhor solução para poupar na fatura. O microondas, por exemplo, é um eletrodoméstico muito bom, que te permite aquecer pratos rapidamente e consome muito menos energia que um forno. Algumas pizzas frescas também podem ser aquecidas no microondas em vez do forno.

Se quiseres aquecer leite para os cereais ou para preparar as papas do teu bebé recomendamos igualmente que utilizes o microondas em vez do fogão.

Seca a roupa ao ar livre

Em vez de utilizares uma máquina de secar roupa, porque não secar a roupa ao ar livre? Enquanto fazes isso poderás colocar os auriculares para ouvir a tua música ou o teu podcast preferido. O ambiente agradece e o teu bolso também.

secar a roupa ao ar livre
Unsplash
Temos a certeza que estas dicas para poupar energia nas tarefas domésticas vão traduzir-se em faturas de eletricidade, água e até gás com preços mais baixos. Começa a mudar a tua rotina, partilha os conselhos com os teus amigos para que todos possam finalmente sentir a diferença nas suas despesas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade