Queres fazer Erasmus mas não sabes como ter a candidatura ideal? Nós explicamos o que não te pode faltar.
Comentários: 0
Estudar no estrangeiro
Anastasiya Gepp/Pexels

Estás na faculdade e não resistes à ideia de estudar no estrangeiro? Então o Programa Erasmus+ é o que tu procuras. Nele terás a oportunidade de usufruir de uma experiência única, que te irá certamente fazer crescer em várias vertentes.

E, para te ajudar, reunimos aqui o que não podes mesmo esquecer para te posicionares como o candidato ideal de Erasmus. Não é um bicho de sete cabeças, é só mesmo necesário ter atenção aos detalhes.

Programa Erasmus+: o que é?

Um programa europeu destinado a apoiar a educação, a formação, a juvenude e o desporto, o Programa Erasmus+ foi lançado em 2021 e estende-se até 2027. Os seus grandes objetivos, tendo em conta o que já foi estabelecido como estratégia da União Europeia para a Juventude, passam por:

  • Inclusão social
  • Transições ecológica e digital
  • Promoção da participação dos jovens na vida democrática

Atualmente, o programa Erasmus+ abrange 34 países: 28 da União Europeia mais a República da Macedónia do Norte, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega, a Sérvia e a Turquia.

A possibilidade de escolha é vasta mas toma nota que estará condicionada à tua faculdade e curso. Deves sempre verificar as listas das universidades estrangeiras parceiras da instituição de ensino que frequentas. 

 

Rapariga a segurar caderno vermelho
Andrea Piacquadio/Pexels

As vantagens de fazer o Programa Erasmus

Se calhar estás a pensar que a primeira grande vantagem de fazeres o Programa Erasmus+ passa por viver no estrangeiro e começar uma grande aventura para fora sem pais. Acertámos? Bem, seja essa a ideia ou não, tens de ter em mente que o Erasmus é muito mais que isso.

Conseguires a oportunidade de fazer Erasmus é dares um boost ao teu percurso académico mas também uma forma de cresceres individualmente e de ganhares novas experiências e habilidades que te serão certamente úteis na vida futura (seja ela pessoal ou profissional).

 

Estudantes a rir
Andy Barbour/pexels

Assim, algumas das maiores vantagens de fazer Erasmus passam por:

  • Aprenderes uma nova língua;
  • Conheceres novas cidades e culturas (o Erasmus é ideal para fazeres escapadinhas de fim-de-semana de comboio para países vizinhos, até mesmo via conceito de interrail);
  • Participares em atividades Erasmus (o local ideal para conheceres a cidade e estudantes de vários pontos do mundo)

Erasmus+: como conseguir a candidatura perfeita

Uma candidatura perfeita já não passa apenas pelas notas (mas ainda contam um bocadinho sim, não te desleixes). Quando te mostras disponível para entrares num Programa de Erasmus deves mostrar porque é que serás uma boa aposta por parte da instituição que te vai receber.

 

Rapariga a estudar
Kyle Gregory Devaras/Unsplash

Desse modo, quando fores criar a tua candidatura, tem em conta a inclusão destes pontos:

  • Como é que marcas a diferença – mais do que quereres ‘a experiência’, escreve na tua candidatura porque é que estudar no estrangeiro vai marcar, pela positiva, os teus percurso escolar. Refere como pode influenciar o teu crescimento e o que esperas realmente obter do curso e até o motivo pelo qual escolheste o país de destino;
  • Personaliza a escolha – não deixes o destino ao acaso e diz mesmo porque queres aquela universidade em particular;
  • Mostra a tua personalidade – através do teu percurso pessoal e académico, evidencia o que podes destacar que te faça ser uma boa aposta e mostra quem és através da tua apresentação;
  • Evidencia as tuas soft kills – hoje em dia quer-se pessoas ‘completas’ e que mostrem como podes ser uma mais valia por isso mostra pontos chave da tua pessoa no que diz respeito a pensamento crítico, criatividade, coordenação, inteligência emocional, gestão de pessoas, resolução de problemas complexos e, claro, capacidade de comunicação;
  • Não fujas totalmente das regras – inova no texto e na apresentação, mas não ignores as regras. Antes de submeteres a candidatura confere se cumpriste os requisitos da universidade à qual te candidatas e se respondeste a todas as perguntas obrigatórias.

Não te esqueças, só se causa uma boa primeira impressão uma vez.

Programa Erasmus: datas a anotar na agenda

 

Relógio + Calendário
Unsplash

A candidatura ao Programa Erasmus deve ser sempre feita junto dos serviços da instituição de ensino. Só quando recebes a resposta positiva de seleção é que tens de tratar da inscrição na Universidade de destino – e aqui está o importante: confere sempre todas as datas de ambos os locais. Cada universidade tem o seu próprio prazo de adesão e inscrição.

No entanto, é no site oficial do Erasmus+ que deverás manter-te atento para saberes quais  os prazos em vigor.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta