Investir em painéis solares continua a ser uma excelente opção para quem procura uma casa mais eficiente e sustentável, que permite diminuir a pegada ecológica, quanto reduzir as despesas com a fatura de eletricidade.
No entanto, faz mais sentido alugar ou comprar painéis solares? Atualmente são algumas as companhias de energia limpa que oferecem a oportunidade de subscrever painéis solares mensalmente, uma tendência que parece ter mesmo vindo para ficar.
Diferença entre alugar e comprar painéis solares
Existem algumas diferenças entre alugar e comprar painéis solares, mas primeiro deverás perceber quais são as necessidades energéticas do teu lar e qual o valor do investimento que estás disposto a fazer.
A decisão entre alugar ou comprar painéis fotovoltaicos resume-se por isso, aos seguintes fatores:
- Custo inicial a pagar pelo equipamento;
- Manutenção e limpeza dos painéis solares;
- Flexibilidade para ampliar, alterar ou até mesmo vender o sistema de painéis solares;
- Benefícios associados.
Painéis solares: custo inicial e benefícios
Um sistema de autoconsumo, do qual integram os painéis fotovoltaicos, o inversor DC/AC e a estrutura para o telhado / terreno / terraço, pode custar desde 500 euros (para uma potência de 500 W). No entanto, pode ser superior aos 1500 euros nos casos em que a potência seja mais elevada (por exemplo, para 1500 W de potência).
A longo prazo, com este investimento significativo estarás a poupar dinheiro com uma diferença significativa na conta de eletricidade. Ou seja, pagas apenas pela eletricidade consumida.
Além disso, também existem alguns incentivos fiscais e possibilidades de financiamento para quem decide comprar painéis fotovoltaicos.
Quem pretenda alugar painéis solares, o investimento inicial é menor, logo há uma poupança imediata no custo associado. É mais acessível e conseguirás uma redução de 50%, em média, nas tuas despesas. No entanto, a desvantagem será o facto do equipamento não ser teu, com limitações caso desejas modificá-lo.
Manutenção dos painéis fotovoltaicos
Se quiseres mesmo seguir com a compra de painéis solares, serás o proprietário deste equipamento e ficarás responsável pela sua manutenção. A garantia varia de 3 a 5 anos, mas há um aumento substancial do valor do imóvel no mercado. Isto pode ser uma mais valia, caso queiras colocar a tua casa à venda.
No caso do aluguer dos painéis solares, a responsabilidade da manutenção é da empresa contratada. Apesar de não teres retorno financeiro, não tens de te preocupar com as avarias do equipamento, sendo as reparações efetuadas pela empresa que instalou o equipamento. Só precisas mesmo de pagar a subscrição mensal.
Flexibilidade em alterar o sistema de autoconsumo
Obviamente o aluguer de painéis solares é mais limitado. Os contratos de aluguer de painéis solares têm uma duração habitual de 20 anos (com garantia incluída). Contudo, lembra-te que estarás sujeito às políticas de aluguer estabelecidas no contrato. Algumas vezes mudar os painéis ou aumentar o sistema pode trazer algumas dores de cabeça.
Se tiveres interessado em comprar um sistema de painéis solares, poderás personalizá-lo consoante as necessidades de consumo e podes ampliá-lo a qualquer momento - por exemplo quando a família aumenta. Mesmo assim, terás de assumir todos os riscos totais que estejam implicados a este procedimento.
Como posso alugar painéis fotovoltaicos?
Enquanto proprietário de um imóvel poderás colocar a tua casa à disposição para a instalação de painéis solares. Com recurso a um técnico certificado, a empresa procede à instalação de painéis solares, sendo que se responsabiliza pela manutenção do sistema.
De acordo com o consumo e com a tipologia do imóvel, o proprietário pagará um determinado valor pelo aluguer. Aquando da cessação do contrato, o cliente terá de comprar a instalação ou requerer a sua remoção. A opção mais simples é a de manter a instalação, sem quaisquer custos de aluguer e sem deixar de produzir eletricidade. E não te preocupes com o tempo de vida, porque os equipamentos de autoconsumo têm vida útil de até 30 anos.
Ou seja, mesmo que não sejas o proprietário do sistema de autoconsumo, terás uma série de vantagens em relação ao aluguer:
- Poupança na fatura da luz e um preço estável do kWh, que desde os tempos da pandemia tem vindo a sofrer alterações;
- Consumo de energia 100% limpa e renovável, permitindo que a transição energética seja rápida no teu imóvel e consigas combater as alterações climáticas;
- Garantias amplas em relação aos painéis, ao inversor fotovoltaico e também em relação à bateria.
- Compensação pela energia que não foi consumida, que será pago pela empresa de aluguer. Além disso, essa energia é injetada na rede elétrica.
- Financiamento para o aluguer de painéis solares é mais baixo e pode ser pago ao longo dos 20 anos.
Se estiveres interessado em alugar painéis fotovoltaicos a nossa sugestão é entrares em contacto com uma equipa de especialistas. Algumas fornecedoras de energia como a EDP, ou outras empresas privadas como a Otovo e a Leroy Merlin podem esclarecer na instalação de painéis solares e de kits de autoconsumo.
Caso conheças outras empresas na tua zona de residência, certifica-te que se trata de um instalador de painéis solares com certificação, que irá analisar qual as horas de produção e consumo do teu agregado familiar e apresentar a solução mais indicada.
Para poder comentar deves entrar na tua conta