Falhas nos painéis solares e sujidade acumulada são alguns dos problemas mais comuns na utilização dos painéis fotovoltaicos.
Comentários: 0
Instalar painéis solares em casa
Pexels

Há cada vez mais empresas e famílias a investir em painéis fotovoltaicos para produzirem a sua própria energia elétrica e, assim, reduzir na fatura da luz, que tem estado a aumentar dada a crise energética que a Europa atravessa. Mas ao investir em painéis solares, as famílias devem ter em conta que este sistema requer manutenção e que há alguns problemas que surgem durante a sua utilização, que muitas vezes passam despercebidos até a conta da energia disparar. É por isso que é importante estares atento no momento da instalação dos painéis solares em casa e teres bem presente todos os aspetos da sua manutenção de forma a maximizar a produção de energia em casa.

Problemas comuns nos painéis solares

Falhas e erros no inversor dos painéis fotovoltaicos

Por vezes, existem vários problemas no inversor fotovoltaico, que podem ocorrer no momento da instalação dos painéis solares. Mas o que é um inversor fotovoltaico? Trata-se de um equipamento indispensável no sistema, já que a sua principal função passa por converter a energia produzida pelos painéis solares (de corrente contínua e não compatível com os aparelhos lá de casa) para energia de corrente alternada que estará pronta a ser consumida.

Dada a importância do inversor fotovoltaico, quando este aparelho falha, todo o circuito é afetado e não produz energia. Há vários motivos que podem estar por detrás dos problemas nos inversores dos painéis solares, pelo que para identificar o problema e encontrar uma solução o melhor mesmo é chamares um especialista qualificado.

A boa notícia é que os inversores dos painéis fotovoltaicos têm, em geral, uma garantia de 5 a 10 anos. E, portanto, é possível reparar essas falhas do inversor de forma gratuita desde que o equipamento esteja dentro da garantia.

Pontos quentes nos painéis solares

Quando se trata de falhas nos painéis solares, um dos problemas mais comuns são mesmo os pontos quentes. Isto é, ao longo da superfície dos painéis fotovoltaicos podem surgir áreas que ficam mais quentes do que o normal devido à uma sobrecarga energética.

Há vários motivos que podem estar na origem deste problema, mas o mais comum é que haja erros no processo de fabricação dos painéis solares, desde zonas mal soldadas a defeitos nas células solares. Por exemplo, se uma zona estiver mal soldada, a resistência elétrica nessa área será menor, o que leva a um aumento de tensão e temperatura.

Poupar energia com painéis solares
Pexels

Microrroturas nos painéis fotovoltaicos

As microrroturas são uma forma de degradação das células solares e também um dos defeitos comuns dos painéis fotovoltaicos. Trata-se de pequenas fissuras nas células solares podem cobrir toda a superfície do painel, embora na maioria dos casos apareçam apenas em pequenas secções de uma célula. Essas fissuras podem afetar tanto a produção de energia quanto a vida útil dos painéis solares.

As microrroturas dos painéis solares ocorrem dentro das células e não podem ser reparadas sem que o módulo seja substituído. Além disso, deve-se ter cuidado para determinar se as fissuras estão a afetar seriamente o desempenho do sistema, pois não é económico substituir os módulos que funcionam bem.

Há vários fatores que podem causar microrroturas nos painéis solares como:

  • Ciclo térmico (variação de temperatura entre a noite e o dia);
  • Humidade e congelamento;
  • Cargas de pressão cíclicas (ou dinâmicas) e carga de vento;
  • Fortes nevões;
  • Granizo.

Degradação gradual do painel fotovoltaico

Embora os painéis solares tenham garantia e possam durar até 25 anos, a verdade é que estes sistemas foram projetados para durar muito mais. Mas há alguns problemas que devem ser identificados para não gerar consequências maiores. A sua maioria não é vista a olho nu e requer análises sofisticadas para identificar e diagnosticar as razões pelas quais os painéis fotovoltaicos estão a produzir menos energia do que deveriam. Alguns dos motivos incluem:

  • Degradação induzida pela potência;
  • Pontos quentes;
  • Laminação;
  • Rotura;
  • Alta resistência;
  • Derivação (por exemplo, entrada de humidade).
como instalar painéis fotovoltaicos
Unsplash

Posicionamento dos painéis: como captar a luz solar

A posição do painel solar também afeta a quantidade de energia que produz. Virar os painéis para leste ou oeste reduzirá a potência, embora essa possa ser uma boa decisão para maximizar a potência no início da manhã ou no final da tarde.

Além disso, a inclinação do painel solar também afetará a quantidade de energia que gera. A inclinação ideal depende de onde a instalação está localizada, sendo 30' um ângulo ideal.

Temperatura dos painéis fotovoltaicos

A quantidade de energia produzida por um painel solar é aproximadamente proporcional à quantidade de luz solar que apanha. Então, quando as casas se situam em zonas do país onde há mais sol durante o ano, o sistema terá capacidade para gerar mais energia.

Por outro lado, os painéis solares também produzem um pouco mais de energia em climas mais frios e um pouco menos em ambientes mais quentes. De notar que o impacto da temperatura ambiente é muito menos significativo do que a exposição à luz solar.

Produzir energia com painéis solares
Pexels

Sombra nos painéis solares

As famílias aproveitam os telhados das casas para colocar painéis solares. Isto porque, geralmente, é onde há mais exposição solar. Além disso, é um local que geralmente tem menos sombra.

Mas nem sempre é possível obter uma visão 100% clara da exposição solar que o equipamento terá, porque há árvores e outros edifícios que podem projetar sombras nos painéis fotovoltaicos em diferentes momentos do dia.

É por isso que as famílias deverão certificar-se que o painel solar é instalado num local onde há a menor sombra possível, especialmente durante os horários em que há maior exposição solar.

Outros problemas a ter em conta na instalação de painéis solares

Existem muitos outros fatores a ter em conta na hora de instalar painéis fotovoltaicos em casa e maximizar o investimento. Outros possíveis problemas na instalação de um painel solar a ter em conta são:

  • Perdas de energia devido à rutura de cabos elétricos;
  • Entrada de água nos painéis solares ou no inversor fotovoltaico;
  • Aumento da sujidade no painel solar;
  • Instalação incorreta do painel fotovoltaico.
Vantagens de ter painéis solares em casa
Pexels

Como detetar se os painéis solares estão a funcionar corretamente?

A monitorização inteligente de instalações fotovoltaicas permite o rastrear o desempenho dos painéis solares em tempo real. E ainda medir uma série de 'benchmarks', como dados climáticos locais, que ajudam a perceber o seu desempenho energético.

Quem decide instalar um painel fotovoltaico em casa pode analisar a quantidade de energia que o painel está a gerar num determinado dia e ainda como pode melhorar a sua produtividade. Além disso, também é possível medir o consumo de energia e aceder a recomendações sobre o melhor horário do dia para ligar a bomba da piscina ou desligar a água quente.

Outros indicadores que podem ser mostrar que os painéis fotovoltaicos estão a funcionar bem ​​são:

  • Desempenho dos painéis solares;
  • Consumo de energia;
  • Eletricidade neta comprada e vendida;
  • Dados sobre a quantidade de energia que deves gerar face à energia realmente gerada num determinado dia;
  • Alertas e diagnóstico de falhas nos painéis fotovoltaicos.

Em suma, a instalação dos painéis solares e a sua manutenção frequente podem ajudar a maximizar o desempenho do painel fotovoltaico e a sua vida útil, aumentando a produção de energia elétrica em casa e reduzindo a fatura da luz.

Investir em painéis fotovoltaicos
Pexels
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta