
Beber café é um hábito que faz parte do quotidiano de muitos portugueses. Esta bebida é muito estimada pelo nosso povo e com o surgimento das cápsulas tornou-se fácil preparar uma bebida de qualidade no conforto da nossa casa.
O mercado das cápsulas de café está em constante evolução e têm sido lançadas cápsulas que permitem uma compostagem simples. Esta novidade torna o momento de reciclar bastante simples.
Este é mais um sinal de que o desenvolvimento tecnológico respeita os valores dos consumidores mais exigentes. Ou seja, daqueles que se preocupam com a sustentabilidade a longo prazo e que tomam decisões conscientes no momento de comprar.
O “problema” das cápsulas descartáveis
Colocar uma cápsula na máquina de café faz parte do quotidiano de muitos portugueses. No seu ritual matinal, tem de existir esse gesto de colocar a cápsula na máquina e de ouvir o som característico do equipamento que liberta a bebida. O aroma do café sedutor surge logo nas primeiras gotas.
As máquinas de café integram as rotinas de boa parte da população, porque em casa é possível preparar um bom café com a ajuda das famosas cápsulas que asseguram um produto bem próximo da qualidade do produto que se compra fora de portas.
As cápsulas de café descartáveis são muito práticas e acessíveis, mas não são sustentáveis, nem amigas do planeta, infelizmente. Por isso, o hábito que temos de beber café pode contribuir para gerar vários danos no meio ambiente.
Consequências das cápsulas tradicionais
O facto de cada cápsula ser um item descartável representa um problema grave, porque há muitas cápsulas a serem colocadas no lixo diariamente. Se fizermos as contas aos números, anualmente, são muitas toneladas a serem colocadas no lixo por semana.
As cápsulas fazem parte dos resíduos do lixo. O número de cápsulas descartáveis presente em aterros revela-se um problema grave. Esta é uma triste realidade, que contribui para gerar mais poluição, além de agravar a situação da escassez de recursos que o planeta enfrenta. Logo, é fundamental minimizar os malefícios que os nossos resíduos geram na Natureza.
Por isso, colocar as cápsulas no lixo não é uma boa opção. E se colocasses as cápsulas para compostagem em vez de mandares as cápsulas usadas para o lixo comum? A nova visão deve ser essa, pois há muitas vantagens nessa opção.

O que são cápsulas compostáveis?
As cápsulas de café tradicionais são um produto que não se degrada na Natureza. Ora, essa realidade não é apreciada pelos defensores do ambiente. Quem tem preocupações ambientais, não deixa de consumir esta bebida maravilhosa, mas opta por café em grão ou moído.
Contudo, com o surgimento desta inovação, estes consumidores que procuram fazer escolhas mais conscientes podem recorrer às práticas cápsulas que permitem preparar um café saboroso e aromático numa questão de segundos.
Estas cápsulas são uma tendência que espelha o desejo das marcas em tornarem os hábitos dos seus consumidores mais sustentáveis. Têm sido lançadas para o mercado cápsulas de café compostáveis. Esta nova gama mantém variedade e qualidade. Os sabores que nos encantam nas intensidades que desejamos.
As cápsulas compostáveis têm diversas vantagens. Mas, primeiramente, convém compreender o que é a compostagem. Trata-se de um processo natural de decomposição de matéria orgânica, feito por microrganismos. Este processo resulta num fertilizante natural, o composto, como é designado.
No processo de compostagem, podem ser usados alguns dos resíduos orgânicos, nomeadamente:
- Folhas verdes e secas;
- Plantas;
- Restos de vegetais crus;
- Cascas de fruta;
- Cascas de batata;
- Saquetas de chá;
- Borras de café;
- Entre outras.
Vantagens destas cápsulas inovadoras
No processo de compostagem, assegura-se um composto que pode ter diferentes utilidades. O composta apresenta uma grande riqueza em nutrientes.
Devido às suas qualidades, pode ser colocado em vasos, hortas e jardins, promovendo o desenvolvimento natural de produtos mais saudáveis. Trata-se de uma visão verde, amiga do ambiente, em que nada se desperdiça.
Pessoas
Beber café feito com cápsulas destinadas à compostagem caseira revela-se um hábito ainda mais benéfico para a saúde. Esta bebida rica em cafeína está associada a diversos benefícios para o organismo.
O consumo de café tem diversos benefícios para a saúde, desde que seja consumido moderadamente (máximo de 3 chávenas por dia). O seu consumo:
- Aumenta os níveis de energia;
- Previne a insuficiência cardíaca;
- Ajuda a prevenir a diabetes e as doenças nos rins;
- Protege o cérebro de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Planeta
Estas cápsulas inovadoras asseguram um café rico, cremoso e saboroso e geram benefícios nas pessoas que consomem a bebida. Este é um produto amigo do planeta. Estas cápsulas inovadoras permitem uma economia circular.
Devido ao facto das cápsulas serem feitas de um material compostável, torna-se possível incluir todo o produto (café e cápsulas) no composto doméstico para as plantas lá de casa. Deste modo, não apenas se reduz a pegada ecológica, reduzindo o plástico usado, como se contribui para solucionar o problema da reciclagem das cápsulas de café.
A opção por este tipo de cápsulas inovadoras contribui para o desenvolvimento de uma economia mais circular e sustentável para todos. Por todas as razões aqui apresentadas (e outras não mencionadas), enquanto bebes café podes contribuir para a construção de um mundo melhor, mais verde, mais sustentável, mais belo. Saber isso faz com que saborear esta bebida maravilhosa e perfumada até saiba melhor.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta