Não deites fora as rolhas de cortiça. Aprende a reutilizá-las de forma criativa, porque podem ser muito úteis.
Comentários: 0
Rolhas de cortiça
Freepik

Os portugueses têm a sorte de contar com bons vinhos. Há produtoras de vinho de qualidade inegável em Portugal. Os eventos internacionais que se realizam todos os anos nesta área ajudam a comprová-lo, uma vez que há sempre muitas medalhas conquistadas nesses concursos por parte das produtoras de vinho portuguesas. 

Temos bom vinho no nosso país, o que é ótimo para quem gosta daquele copinho à refeição, e a maioria das garrafas apresenta um elemento fundamental, a rolha de cortiça. Não deites fora as rolhas de cortiça. Aprende a reutilizar, porque se trata de um material que pode ser muito útil e versátil.

Rolhas de cortiça: como se podem reutilizar?

cortiça
Wikimedia commons

A cortiça é um material renovável e reciclável, leve, impermeável (a líquidos e a gases) e elástico que pode ser usado para diversos fins. 

As rolhas de cortiça são encontradas em diversos produtos. Além das garrafas de vinho, surgem também noutros recipientes de vidro. Devido ao facto das rolhas de cortiça consistirem num material suave que pode ser cortado e perfurado com facilidade, tornando-a assim, um mundo de possibilidades.

É frequente deitar as rolhas de cortiça fora, no entanto, se o fizeres podes estar a cometer um erro, porque é um desperdício de material que pode servir para muito mais do que fechar garrafas. 

Há muitas formas de reaproveitar as rolhas de cortiça que não contaminam o ambiente, sendo possível dar-lhes uma nova vida. Reunimos abaixo algumas sugestões para te facilitar a vida. 

Utilizar cortiça nos sapatos

A cortiça pode ser usada na criação de solas e saltos de calçado. Se fores alguém com algum engenho, poderás até remendar ou recuperar um certo calçado que já tinhas dado como perdido.

Jardinagem: uma aliada no cuidado das plantas

As rolhas de cortiça podem ajudar a cuidar das plantas, seja no jardim ou nos vasos de interior, ajudando no crescimento das plantas de forma sustentável. Caso se opte por despedaçar a cortiça e colocar no solo, podem atuar como um fertilizante natural.

Além disso, também podem ajudar as plantas a adaptarem-se à variação de temperatura, porque se trata de um material especial que promove uma espécie de microclima à volta das raízes da planta

Desta forma, elas ficam protegidas do excesso de calor ou de frio. Logo, há menos risco das plantas congelarem ou secarem. A cortiça permite ainda a passagem de ar pela base das plantas. O material enriquece o ambiente com oxigénio e trazendo bactérias e fungos benéficos.

As rolhas de cortiça são ótimas para regular e controlar a humidade do solo. Caso vivas numa zona muito chuvosa ou se tens tendência para regar as plantas em demasia, podes utilizar uma rolha, pois ela funciona como promotora da drenagem do solo.

Quanto à aração do solo, este material também pode ser uma ajuda, prevenindo o apodrecimento das raízes. As propriedades antimicrobianas das rolhas de cortiça impedem o desenvolvimento de bolores.

Outra finalidade para a qual a podes utilizar é como reservatórios de água. Por isso, caso perspetives estar fora sem possibilidades de regar as tuas plantas, podes recorrer a uma rolha como reservatório de água. 

O procedimento é simples. Primeiro, perfura uma rolha. Depois, coloca a rolha numa garrafa cheia de água e, em seguida, vira a garrafa para baixo e insere-a no solo, com a rolha enfiada na terra. Este sistema simples permite assegurar uma rega controlada que será realizada ao longo de vários dias, gota a gota.

Caso tenhas uma horta, podes usar rolhas para proteger o solo. O sistema é simples: apenas tens de esmagar as rolhas e colocar por cima do solo. A cortiça é um material com propriedades que permitem reduzir a evaporação da água, reter a humidade do solo e impedir o surgimento de ervas daninhas. Além disso, a cortiça irá decompor-se lentamente, com o tempo, nutrindo o solo de forma sustentável.

Repelente de mosquitos e insetos

As rolhas podem também servir como um repelente natural de mosquitos. Se queres impedir a presença destes insetos, basta colocá-las na base. Irá funcionar como uma barreira natural contra os insetos, impedindo que os mosquitos cheguem às raízes e folhas das plantas e se reproduzam no solo. Podes até colocar várias à volta da planta. 

Decoração e artesanato

Muitas pessoas colecionam rolhas de cortiça e colocam-nas num vaso para decorar a sala. É possível criar um tapete com rolhas de cortiça cortadas ao meio e coladas lado a lado sobre uma manta emborrachada. Este elemento irá tornar o ambiente mais charmoso.

Quando a cortiça é recolhida, torna-se imediatamente reciclável, podendo ser usada em diversos processos artesanais. Se colares estrategicamente as rolhas de cortiça, poderás criar fruteiras originais. 

Podes até furar as rolhas de cortiça para criar cortinas de exterior sensacionais. Também é possível criar diversos objetos, como centros de mesa, porta-cartas, molduras, bases para copos, porta-chaves, entre outros.

Como a cortiça é um material que pode ser colorido, com tintas especiais para não desaparecer a tonalidade, há infinitas possibilidades de criar peças deslumbrantes. A tua imaginação é o único limite…

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta