A água de cozer massa pode ser valiosa: podes reutilizá-la de várias formas. Dizemos-te quais.
Comentários: 0
restaurantes gourmet
Créditos: Pexels

No mundo de hoje, onde a seca é um problema real, cada gota de água conta, mesmo aquela que podemos ser tentados a deitar fora, como a água de cozedura da massa. Mas, para além de ser o ingrediente básico para criar o prato favorito dos italianos, representa um recurso precioso que pode ser reutilizado de muitas formas diferentes e alternativas: de molhos a massas, de uma base para pizza e até em tratamentos de beleza DIY ou para irrigação. Deixamos-te aqui algumas dicas para tirar o máximo partido de cada panela de massa.

O que contém a água de cozedura das massas

A água de cozedura da massa é rica em amido, libertado pela própria massa durante a preparação, e este amido atua como um agente espessante natural, tornando-a ideal para molhos cremosos e massas macias. Além disso, se tivermos adicionado sal (recomendado para dar sabor tanto à água como à massa), a água de cozedura pode também dar um sabor adicional a outras preparações. Então, porque não deitar a água da massa no lava-loiça? Deves saber que esta combinação de amido e sal não só melhora a textura e o sabor dos pratos, como também torna a água de cozedura da massa um recurso valioso para reduzir o desperdício de água em casa.

Vamos então descobrir o que podes fazer com a água da cozedura da massa.

culinária
Créditos: Unsplash

Utilização da água de cozedura em temperos, molhos e pestos

O amido e o sal da água da cozedura atuam como tempero, para além de serem um excelente aglutinante e espessante. Assim, após a cozedura da massa, podes adicionar um pouco de água da cozedura diretamente ao molho ou ao caldo, mexendo bem: dará um sabor ainda mais rico e, graças ao facto de atuar como espessante, evitará também que o molho ou o caldo escorregue da massa.

O mesmo se aplica ao pesto caseiro: a utilização de algumas colheres de sopa de água de cozedura no pesto ajudar-nos-á a obter um sabor mais denso e forte, mas também a ligar melhor o molho à massa.

Preparar uma pizza com uma massa estaladiça

Preparámos um prato de massa, mas e porque não preparar uma excelente pizza caseira? Na massa da pizza, tentamos substituir a água normal pela água de cozedura da massa: o amido aqui contido torná-la-á estaladiça.

Amaciar as leguminosas e torná-las mais digeríveis

As leguminosas podem ser difíceis de digerir, especialmente se não forem cozinhadas corretamente. Para as tornar mais macias e mais digeríveis, experimenta adicionar a água de cozedura da massa juntamente com algumas folhas de louro: ajudará a reduzir o tempo de demolha e fará com que tenham uma textura mais cremosa quando cozinhadas.

Utiliza-a para cozer legumes a vapor

Haverá melhor forma de poupar água e de tornar os nossos legumes cozidos a vapor ainda mais saborosos do que reutilizar a água de cozedura da massa? Neste caso, é aconselhável começar a cozer a vapor enquanto a água ainda está quente, ou podes mesmo considerar colocar o vaporizador diretamente por cima da panela de água enquanto esta está a ferver e cozinhar os dois pratos ao mesmo tempo.

Adicioná-la a sopas e caldos

A água de cozedura adiciona automaticamente sal e amido às nossas sopas e caldos caseiros. Se a utilizarmos para este efeito, o resultado será um prato ainda mais saboroso e uma sopa de consistência mais espessa. Provavelmente não haverá necessidade de adicionar sal extra na preparação, mas lembra-te de provar.

Fazer pão em casa

Queremos fazer pão fresco em casa? A água da cozedura pode ser um ótimo complemento para a massa de pão, porque o amido que contém ajuda a nutrir a levedura, o que, por sua vez, faz com que o pão cresça mais eficientemente. Para além disso, a água salgada dá algum sabor ao próprio pão.

gastronomia
Créditos: Pexels

Regar as plantas

A água de cozedura da massa pode ser utilizada para regar as plantas da casa, pois contém minerais que podem ser úteis para enriquecer o solo e nutrir as plantas. No entanto, certifica-te de que já está fria e, acima de tudo, não a utilizes se tiver sido adicionado sal, pois as plantas serão afetadas. Também pode ser utilizado no jardim exatamente pelas mesmas razões.

Utiliza  para um banho de pés 

Depois de um longo dia, mergulhar os pés num banho quente pode ser extremamente relaxante. Podemos experimentar utilizar a água de cozedura da massa para fazer um banho de pés. Os amidos presentes na água podem ajudar a hidratar e a suavizar a pele, tornando o banho de pés ainda mais benéfico. No entanto, antes de mergulhar os pés, certifica-te de que a água não é demasiado salgada e que está à temperatura correta.

Utiliza-a para lavar a loiça

O amido presente na água de cozedura da massa também pode ser utilizado como detergente natural para limpar até os tachos e panelas mais incrustados.

Preparar uma máscara capilar em casa

A água de cozedura da massa também pode ser utilizada para improvisar um pacote capilar: aplica-a antes da lavagem, massaja um pouco as raízes e deixa atuar durante dez minutos, depois enxagua e continua com o champô clássico. Este tratamento pode ser útil para acalmar o couro cabeludo se tiveres secura e irritação e para amaciar o cabelo, desembaraçá-lo e torná-lo brilhante.

A água de cozedura das massas pode ser bebida?

Embora a água de cozedura da massa contenha amido e sais minerais que podem dar sabor e textura aos pratos, geralmente não é considerada potável no sentido tradicional. Isto porque, durante a cozedura, a massa liberta amidos e outras substâncias que podem tornar a água imprópria para consumo direto. Por isso, é preferível reutilizá-la para fazer molhos, sopas, mas também para todas as formas invulgares que aqui sugerimos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta