Comentários: 0
Na Apple apenas 3 em cada 10 trabalhadores são mulheres

Apple é conhecida como a empresa mais "cool" do mundo: desenhos minimalistas, quase perfeitos, produtos únicos e contas tão limpas e avultadas que assustam. Mas nem tudo são boas notícias. Dos seus 98 mil empregados apenas 30% são mulheres, número que baixa nos executivos, segundo dados publicados pela companhia norte-americana.

"Deixem-me dizer-vos que, como CEO, não estou satisfeito com estes dados. Não são novos para nós e estamos a trabalhar duro desde há algum tempo para melhorar-los", diz Tim Cook na página web da empresa.

O primeiro relatório de diversidade da Apple mostra que as diferenças no género são muito acentuadas. Na área de tecnologia é ainda mais brutal, com 80% de homens, enquanto nas restantes áreas há 65% de pessoas do sexo masculino.

Cook defende-se redefinindo o conceito de "diversidade", algo que para a empresa "vai mais longe do que as categorias tradicionais de raça, género e etnia. Isso inclui qualidades pessoais que habitualmente não se podem medir, como a orientação sexual, a idade e as deficientes", detalha no comunicado.

Mas as diferenças não são só de género. Nos EUA, onde está o maior número de empregados, cerca de 55% dos colaboradores são caucasianos (brancos), 15% asiáticos, 11% hispânicos e apenas 7% afro-americanos. E os números são ainda mais gritantes na equipa de gestão, em que 64% são brancos, 21% asiáticos, 6& hispânicos e 3% afro-americanos.

O lado positivo destes dados é que Apple, apesar das diferenças, continua a ser uma empresa transparente, que enfrenta os desafios com maturidade e que, sobretudo, mostra olhar para o futuro: "estamos a fazer progressos neste tema e estamos comprometidos em sermos inovadores nos avanços da diversidade, da mesma forma que no desenvolvimento de produtos". Um passo à frente para que Apple seja cada vez mais "iwoman", e comece a equilibrar a balança.

Na Apple apenas 3 em cada 10 trabalhadores são mulheres
autorizado
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas