
É evidente que uma pessoa introvertida não pode trabalhar diretamente com o público, uma pessoa sem visão especial não deveria ser arquiteto e alguém com uma personalidade forte deveria liderar equipas. Mas se houver um padrão que relaciona um tipo concreto de personalidade com o trabalho certo? Pois existe. Chama-se myers-briggs type indicator (MBTI) e é utilizado pela maioria das empresas norte-americanas.
1 – Pessoas realistas que tomam decisões rapidamente. Neste campo entram extrovertidos, sensatos, analistas e calculistas. É um tipo de personalidade idóneo para agentes de seguros, farmacêuticos, advogados, project-manager ou juiz.
2 – Pessoas que gostam de trabalhar duro e valorizam a responsabilidade e o compromisso: auditores, contabilistas e criadores de páginas web.
3 – Pessoas sociáveis que gostam de ajudar os colegas: comerciais, enfermeiros ou pessoal de hospital, assistente social, assessor de comunicação e banca.
4 – Modestos e despachados que gostam de trabalhar com pessoas: dentistas, professores, bibliotecários, donos de franchising ou serviços de atenção ao cliente.
5 – Pragmáticos e adoram sentir emoções fortes, desfrutando das crises: detetive, banqueiro, investidor, animador ou treinador desportivo.
6 – Pessoas que gostam de olhar sempre para a frente, honestos e que preferem ação à conversão: engenheiros civis, economistas, pilotos, analistas de dados e físicos especialistas em emergências.
7 – Alegres que valorizam o sentido comum: psicólogo infantil, educador, ator, desenhador de interiores ou cientista de meio ambiente.
8 – Carinhoso e sensível que gostam do contato físico: desenhador de moda, terapeuta, massagista, desenhador de jardins e pequeno comerciante.
9 – Líderes por natureza que são analíticos, sensatos e gostam de planificar: executivo, advogado, analista de mercado, consultor financeiro e empreendedor.
10 – Criativo, perfecionista e solitário: banqueiro de investimento, broker, engenheiro informático, economista e executivo.
11 – Sociáveis, com muita energia, eloquentes e diplomáticos: gestores de contas, relações públicas, especialistas em formação de empresas, chefes de vendas ou recursos humanos.
12 – Atentos, criativos e íntegros que se movem por princípios firmes: terapeuta, assistente social, recursos humanos, consultor e gestor de clientes.
13 – Empreendedores criativos que gostam de desafios novos: empresários, agentes imobiliários, diretor de arte em publicidade, diretor de marketing e consultor político.
14 – Independentes, criativos e especialistas em resolver problemas: programador informático, analista financeiro, arquiteto, professor universitário ou economista.
15 – Curiosos e seguros de si mesmos, capazes de ver possibilidades em qualquer situação: idóneo para jornalistas, publicitários, consultores, donos de um restaurante e organizador de eventos.
16 – Idealistas, sensíveis que se movem sobretudo pelos seus próprios valores: desenhadores gráficos, terapeutas ou psicólogos, editores, escritores ou recrutadores.
Se não encontraste o padrão que se ajusta à tua personalidade, há mais combinações. Aqui estão...
Para poder comentar deves entrar na tua conta