Comentários: 0
Há mais ofertas nos centros de emprego. Sabes para que áreas?

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) está a receber mais ofertas de emprego este ano que nos anos anteriores e o número de colocações tem também aumentado. Ainda assim, no final de abril estavam tecnicamente por preencher 20.849 ofertas. Comércio, turismo e restauração, e imobiliário e serviços de apoio são as atividades que mais procuram novos trabalhadores.

Entre janeiro e abril, as empresas colocaram nos centros de emprego 63.942 ofertas de trabalho, mais 11,8% (ou mais 6.768 ofertas) que no período homólogo. Por seu lado, foram colocadas 41.943 pessoas, mais 19,9% que no mesmo período do ano passado.

Segundo o Dinheiro Vivo, esta maior dinâmica é explicada em parte pela recuperação da atividade económica, mas também está bastante relacionada com o impacto das medidas ativas de emprego – permitem às empresas receber apoios que pagam parte da remuneração ou beneficiar de reduções da Taxa Social Única (TSU).

Francisco Madelino, ex-presidente do IEFP, alerta, no entanto, que o número de ofertas por preencher no final de abril (20.849) pode não traduzir exatamente a realidade, já que as regras em vigor obrigam as empresas candidatas a medidas ativas de emprego e a canalizarem as suas ofertas para o IEFP, mesmo que já tenham escolhido o candidato à vaga de trabalho que pretende criar.

Os dados do IEFP permitem concluir que abril foi o mês com o número de ofertas mais elevado (17.197) e que os setores do comércio, do alojamento e restauração e das atividades imobiliárias e serviços de apoio foram responsáveis por 41% deste total. No que diz respeito às colocações, as empresas recrutaram sobretudo pessoal administrativo e não qualificado, serviços de proteção pessoal e segurança e trabalhadores qualificados para a indústria e construção civil.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade