Comentários: 0

O Governo acaba de lançar um programa de educação para adultos que pretende garantir que, até 2020, metade da população ativa do país conclua o ensino secundário. Ou seja, cerca de 600 mil pessoas. Podem inscrever-se todos os adultos que não disponham de qualificação de nível básico, secundário e/ou profissional, bem como os jovens que tenham abandonado a escola e não se encontrem a trabalhar ou a estudar.

O Qualifica é apresentado pelo Executivo como a estratégia para recuperar a educação de adultos, na sequência da interrupção do programa Novas Oportunidades, criado durante a governação socialista de José Sócrates.

Este programa, segundo o Governo, distingue-se dos anteriores por colocar mais ênfase na qualificação “com obrigatoriedade de encaminhamento para formação certificada” ajustada às necessidades de cada formando. Uma fonte citada pela Lusa diz que “passa a existir uma lógica de complementaridade entre reconhecimento, validação e certificação de competências”.

Integrado no Programa Nacional de Reformas, o Qualifica é apontado como uma medida estratégica e tem como objetivos alcançar uma taxa de participação de adultos em atividades de aprendizagem ao longo da vida de 15%, alargada para 25% em 2025 é outro dos objetivos do programa.

Para isso, o programa deverá ser integrados em 300 centros no continente até ao final de 2017, sendo que atualmente, existem 261 centros, 30 dos quais criados no ano passado. Este ano, será aberto concurso para mais 42.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta